1 / 40

PERÍODO SOCRÁTICO

PERÍODO SOCRÁTICO. >Os sofistas inauguram o período socrático. Sofista : qualquer um que pratique uma forma de sophia . Atendem a necessidade de uma nova educação. Os Sofistas. Contexto histórico. Época de lutas políticas e intenso conflito de opiniões.

lotta
Download Presentation

PERÍODO SOCRÁTICO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PERÍODO SOCRÁTICO >Os sofistas inauguram o período socrático. Sofista: qualquer um que pratique uma forma de sophia. Atendem a necessidade de uma nova educação.

  2. Os Sofistas

  3. Contexto histórico • Época de lutas políticas e intenso conflito de opiniões. • Atenas vence os Persas, assumindo a hegemonia.

  4. Educação >educação racionalista e democrática >destinada a formação do cidadão >substitui a educação tradicional, religiosa, conservadora e aristocrática.

  5. Areté • A partir disso, a areté (virtude política) seria praticada livremente e igualmente por todos. • A democracia é dialogal e dialética. O lógos (palavra), assume papel preponderante.

  6. Areté praticada por todos

  7. Sofistas >Críticos aos mitos tradicionais >Se opunham aos pré-socráticos >Substituíram a natureza o principal objeto de reflexão pela arte da persuasão.

  8. >Sofistas: Professores ambulantes, cobravam pelos ensinamentos. >Atraiam a juventude ansiosa para participar da vida pública. > Interessavam-se pelo homem e pelo seu lugar na sociedade.

  9. >Os sofistas proferiam e ensinavam seus discípulos a utilizar a arte da fala que permitia provar o pró e o contra, a tese e a tese contrária. > Foi essa indiferença pela conteúdo que o pecado atribuído pelos sofistas.

  10. Protágoras de Abderacerca de 487- 420 a.C.) "O homem é a medida de todas as coisas“. >Seu propósito era formarcidadãos, cuja vida em sua plenitude, é a vida pública.

  11. Primeiros sofistas conhecidos eram Protágoras, Górgias e Isócratres. • Hípias, Pródico, Crítias, Antifonte e Trasímaco

  12. QUESTÃO Via de regra, os sofistas eram homens que tinham feito longas viagens e, por isso mesmo, tinham conhecido diferentes sistemas de governo. Usos, costumes e leis das cidades-Estados podiam variar enormemente. Sob esse pano de fundo, os sofistas iniciaram em Atenas uma discussão sobre o que seria natural e o que seria criado pela sociedade. (GAARDER, J. O Mundo de Sofia

  13. Sobre os sofistas, é INCORRETO afirmar que A) eles tiveram papel fundamental nas transformações culturais de Atenas. B) eles se dedicaram à questão do homem e de seu lugar na sociedade. C) eles eram mercenários e só visavam ao lucro na arte de ensinar. D) eles foram os primeiros a compreender que o “homem é medida de todas as coisas”.

  14. Principais filósofos da Antiguidade Sócrates, Platão e Aristóteles >Sócrates representauma linha de separação do ponto de vista cronológico e geográfico

  15. Sócrates

  16. Nascido em Atenas, Sócrates (470-399 a.C.), não deixou nada escrito. >Aconselhava às pessoas a buscar o auto-conhecimento.

  17. “Conhece a ti mesmo.” :mensagem escrita na entrada do templo de Apolo, e proferida por Sócrates. • “Sei que nada sei”!

  18. >Perguntador incansável, irritante, dialogava com todos sobre variados assuntos. >Interrogava as pessoas sobre as coisas que hipoteticamente deveriam saber e verificava que não sabiam.

  19. Diálogo >parecia querer ele mesmo aprender com o seu interlocutor. • Diálogo possui duas fases:

  20. Ironia (do grego “interrogação”) • Sócrates interrogava as pessoas e depois atacava suas respostas • procurava evidenciar as contradições afirmadas, os novos problemas que surgiam

  21. Seu objetivo inicial era demolir, o orgulho, a arrogância e a presunção do saber. • “Sei que nada sei”

  22. Maiêutica • > Novamente, Sócrates lhes propunha uma série de questões. • com a continuidade do diálogo, Sócrates ajudava as pessoas a lembrar do que já sabiam, (pensava que a sabedoria estavadentro de nós -inata).

  23. >No entanto, foi condenado à morte devido à sua atividade filosófica. >Acusado de subversão, por não reconhecer os deuses do Estado, >E de corrupção da juventude.

  24. Questões 1(UNIMONTES-2011)-Lembremos a figura de Sócrates. Dizem que era um homem feio, mas, quando falava, exercia estranho fascínio. Podemos atribuir a Sócrates duas maneiras de se chegar ao conhecimento. Essas duas maneiras são denominadas de : A) doxa e ironia. B) ironia e maiêutica. C) maiêutica e doxa. D) maiêutica e episteme.

  25. 2- (UFU 2/1998) Sócrates é tradicionalmente considerado como um marco divisório da filosofia grega. Os filósofos que o antecederam são chamados pré-socráticos. Seu método, que parte do pressuposto "só sei que nada sei", é a maiêutica que tem como objetivo: I- "dar luz a idéias novas, buscando o conceito". II- partir da ironia, reconhecendo a ignorância até chegar ao conhecimento. III- encontrar as contradições das idéias para chegar ao conhecimento. IV- "trazer as idéias do céu à terra".

  26. Assinale A) se apenas I e II estiverem corretas. B) se apenas I e III estiverem corretas. C) se apenas II, III e IV estiverem corretas. D) se apenas III e IV estiveren corretas. E) se apenas I e IV estiverem corretas.

  27. 3-(UFU 2/1999) O método argumentativo de Sócrates (469-399 a.C.) consistia em dois momentos distintos: a ironia e a maiêutica. Sobre a ironia socrática, pode-se afirmar que: I- tornava o interlocutor um mestre na argumentação sofística. II- levava o interlocutor à consciência de que seu saber era baseado em reflexões, cujo conteúdo era repleto de conceitos vagos e imprecisos. III- tinha um caráter purificador, à medida que levava o interlocutor a confessar suas próprias contradições e ignorâncias. IV- tinha um sentido depreciativo e sarcástico da posição do interlocutor.

  28. Assinale: A) se apenas a afirmação III é correta. B) se as afirmações I e IV são corretas. C) se apenas a afirmação IV é correta. D) se as afirmações II e III são corretas.

  29. (UFU – 2002-1)“(…) enquanto tiver ânimo e puder fazê-lo, jamais deixarei de filosofar, de vos advertir, de ensinar em toda ocasião àquele de vós que eu encontrar, dizendo-lhe o que costumo: ‘Meu caro, tu, um ateniense, da cidade mais importante e mais reputada por sua sabedoria, não te envergonhas de cuidares de adquirir o máximo de riquezas, fama e honrarias, e de não te importares nem pensares na razão, na verdade e em melhorar tua alma?’ E se algum de vós responder que se importa, não irei embora, mas hei de o interrogar, examinar e refutar e, se me parecer que afirma ter adquirido a virtude sem a ter, hei de repreendê-lo por estimar menos o que vale mais e mais o que vale menos (…).”

  30. PLATÃO. Apologia de Sócrates, 29 A partir do trecho acima de Platão, é correto afirmar que para Sócrates I - a Filosofia é um saber que se transmite como lições morais, visto ele conheça a verdade. II - o filosofar é uma atividade que busca a verdade e a melhora da alma pela refutação de falsos saberes. III - o questionamento ao interlocutor só ocorre se este espontaneamente se dispuser a responder às questões formuladas por Sócrates. IV - a posse de bens materiais é para ele um valor inquestionável. Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.

  31. A) Apenas II e III. B) Apenas I e II. C) Apenas I e IV. D) Apenas III e IV.

  32. 4- Heráclito de Éfeso viveu entre os séculos VI e V a. C. e sua doutrina, apesar de criticada pela filosofia clássica, foi resgatada por Hegel, que recuperou sua importante contribuição para a Dialética. Os dois fragmentos a seguir nos apresentam este pensamento. • “Este mundo, igual para todos, nenhum dos deuses e nenhum dos homens o fez; sempre foi, é e será um fogo eternamente vivo, acendendo-se e apagando-se conforme a medida.” (fragmento 30). • “Para as almas, morrer é transformar-se em água; para a água, morrer é transformar- se em terra. Da terra, contudo, forma-se a água, e da água a alma.” (fragmento 36).

  33. De acordo com o pensamento de Heráclito, marque a alternativa INCORRETA. A) As doutrinas de Heráclito e de Parmênides estão em perfeito acordo sobre a imutabilidade do ser. B) Para Heráclito, a idéia de que “tudo flui” significa que nada permanece fixo e imóvel. C) Heráclito desenvolve a idéia da harmonia dos contrários, isto é, a permanente conciliação dos opostos. D) A expressão “devir” é adequada para compreendermos a doutrina de Heráclito.

  34. 5-Marque V ou f. a)O mito é uma primeira fala sobre o mundo, uma primeira atribuição de sentido ao mundo, sobre a qual a afetividade e a imaginação exercem grande papel. b)A palavra mito vem de mýthos que significa mito, palavra proferida, discurso; e de mythéomai que significa dizer, conversar, contar. c)O mito é sempre dogmático, isto é, apresenta-se como verdade que não necessita de provas e que não admite contestação.

  35. d)A cosmogonia é a explicação racional sobre a origem e ordem do mundo natural ou natureza, sobre as causas das transformações, geração e perecimento de todos os seres. a) V, V, F, F b) V, F, V, F c) V, V, V, V d) V, V, V, F

  36. 6- Hesíodo, poeta, produz uma obra com particularidades que tendem a superar a poesia impessoal e coletiva das epopéias. Mesmo assim sua obra Teogonia reflete ainda o interesse pela crença em mitos. Sobre esta obra, marque a o falso. a)A Teogonia relata o mito da origem do mundo e dos deuses, em que forças emergentes da natureza vão transformando-se nas próprias divindades. b)Na Teogonia, Gaia (Terra), surge do Caos (substância informe, infinita e desprovida de qualquer estrutura) inicial e, depois, sozinha gera Urano (Céu).

  37. c)No mito, da união de Gaia e Urano, inicia-se as gerações divinas. Esses seres primitivos não são apenas seres da natureza, mas divindades. d)Gaia e Urano tiveram doze filhos apenas, os chamados titãs, que mais tarde destronaram o próprio pai,

  38. 7-Sobre Filosofia, podemos afirmar: I-A filosofia é um modo de pensar e exprimir os pensamentos que surgiu especificamente com os gregos e que, por razões históricas e políticas, tornou-se, depois, o modo de pensar e de se exprimir predominante na chamada cultura européia ocidental. II - Filosofia indica a disposição interior de quem estima o saber, ou estado de espírito da pessoa que deseja o conhecimento, procura-o e respeita-o. III - Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos a invenção da palavra “filosofia”. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.

  39. A alternativa CORRETA é • A) II, apenas. • B) II e III, apenas. • C) I e III, apenas. • D) I, II e III.

  40. Respostas • 1-b; 2-a; 3-d; 4-a • 4-a; 5-d; 6-d; 7-d

More Related