1 / 30

Wladmary Azevedo Fundação de Vigilância em Saúde –FVS/AM

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE PQA - VS. Wladmary Azevedo Fundação de Vigilância em Saúde –FVS/AM. Objetivo Induzir o aperfeiçoamento das ações de vigilância em saúde no âmbito municipal e estadual.

love
Download Presentation

Wladmary Azevedo Fundação de Vigilância em Saúde –FVS/AM

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE PQA - VS Wladmary Azevedo Fundação de Vigilância em Saúde –FVS/AM

  2. Objetivo Induzir o aperfeiçoamento das ações de vigilância em saúde no âmbito municipal e estadual Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS)

  3. Piso Variável de Vigilância em Saúde Incentivo Financeiro no valor anual correspondente a 20% PFVS – transferência fundo a fundo Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS)

  4. Compromisso no alcance de metas estabelecidas para indicadores selecionados Duas fases: Fase de Adesão Fase de Avaliação Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS)

  5. Fase de Adesão: Formalização da adesão pelo Estado, Distrito Federal (DF) e Município por intermédio do preenchimento de formulário específico assumindo os compromissos definidos no PQA-VS Termo de Adesão do Município deve ser encaminhado à CIR, com posterior homologação na CIB A CIB encaminhará à SVS/MS Resolução com a relação dos municípios que aderiram ao PQA-VS e Termo de Adesão do Estado Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS)

  6. Fase de Adesão: Adesão da SES - quando pelo menos 60% dos municípios do estado já tiverem aderido ao PQA-VS Os municípios, o Distrito Federal e os estados receberão, no momento da adesão ao PQA-VS, o valor correspondente a 50% do valor integral do incentivo financeiro do PQA-VS O munícipio, Distrito Federal e estado poderão aderir ao PQA-VS até o mês de agosto de 2013 Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS)

  7. Fase de Avaliação: Pagamento do Incentivo Financeiro do PQA-VS a partir dos resultados da avaliação realizada no segundo trimestre do ano subsequente ao da adesão, a partir dos resultados observados nos sistemas de informação de base nacional. transferência de recursos aos municípios, DF e SES se dará no terceiro trimestre, do valor correspondente ao resultado alcançado Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS)

  8. Processo de avaliação – PQA-VS ESTRATIFICAÇÃO POR PORTE POPULACIONAL Indicadores considerados para o recebimento de 100% do valor do incentivo Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS)

  9. I - Municípios e Distrito Federal < 5.000 habitantes O Ente que alcançar a meta em 1 indicador receberá 10% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 2 indicadores receberá 30% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 3 indicadores receberá 50% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 4 indicadores receberá 70% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 5 indicadores receberá 90% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em pelo menos 6 indicadores receberá 100% do valor do incentivo Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS)

  10. De 5.001 a 10.000 habitantes O Ente que alcançar a meta em 1 indicador receberá 10% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 2 indicadores receberá 25% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 3 indicadores receberá 40% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 4 indicadores receberá 55% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 5 indicadores receberá 75% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 6 indicadores receberá 90% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em pelo menos 7 indicadores receberá 100% do valor do incentivo Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS)

  11. De 10.001 a 20.000 habitantes O Ente que alcançar a meta em 1 indicador receberá 10% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 2 indicadores receberá 25% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 3 indicadores receberá 40% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 4 indicadores receberá 50% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 5 indicadores receberá 65% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 6 indicadores receberá 80% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 7 indicadores receberá 90% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em pelo menos 8 indicadores receberá 100% do valor do incentivo Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS)

  12. De 20.001 a 50.000 habitantes O Ente que alcançar a meta em 1 indicador receberá 10% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 2 indicadores receberá 20% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 3 indicadores receberá 30% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 4 indicadores receberá 40% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 5 indicadores receberá 50% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 6 indicadores receberá 60% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 7 indicadores receberá 70% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em 8 indicadores receberá 90% do valor do incentivo O Ente que alcançar a meta em pelo menos 9 indicadores receberá 100% do valor do incentivo Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS)

  13. Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) • De 50.001 a 100.000 habitantes • O Ente que alcançar a meta em 1 indicador receberá 10% do valor do incentivo • O Ente que alcançar a meta em 2 indicadores receberá 20% do valor do incentivo • O Ente que alcançar a meta em 3 indicadores receberá 30% do valor do incentivo • O Ente que alcançar a meta em 4 indicadores receberá 40% do valor do incentivo • O Ente que alcançar a meta em 5 indicadores receberá 50% do valor do incentivo • O Ente que alcançar a meta em 6 indicadores receberá 60% do valor do incentivo • O Ente que alcançar a meta em 7 indicadores receberá 70% do valor do incentivo • O Ente que alcançar a meta em 8 indicadores receberá 80% do valor do incentivo • O Ente que alcançar a meta em 9 indicadores receberá 90% do valor do incentivo • O Ente que alcançar a meta em 10 indicadores receberá 100% do valor do incentivo

  14. Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) • Acima de 100.000 habitantes • O Ente que alcançar a meta em 1 indicador receberá 10% do valor do incentivo • O Ente que alcançar a meta em 2 indicadores receberá 20% do valor do incentivo • O Ente que alcançar a meta em 3 indicadores receberá 30% do valor do incentivo • O Ente que alcançar a meta em 4 indicadores receberá 40% do valor do incentivo • O Ente que alcançar a meta em 5 indicadores receberá 50% do valor do incentivo • O Ente que alcançar a meta em 6 indicadores receberá 60% do valor do incentivo • O Ente que alcançar a meta em 7 indicadores receberá 70% do valor do incentivo • O Ente que alcançar a meta em 8 indicadores receberá 80% do valor do incentivo • O Ente que alcançar a meta em 9 indicadores receberá 90% do valor do incentivo • O Ente que alcançar a meta em 10 indicadores receberá 95% do valor do incentivo • O Ente que alcançar a meta em pelo menos 11 indicadores receberá 100% do valor do incentivo

  15. II- Secretarias Estaduais de Saúde O Estado receberá 25% do valor do incentivo quando 90% dos municípios que aderiramalcançarem a meta em pelo menos 30% dos indicadores necessários em seu porte populacional para receber o total do incentivo. O Estado receberá 50% do valor do incentivo quando 90% dos municípios que aderiram alcançarem a meta em pelo menos 50% dos indicadores necessários em seu porte populacional para receber o total do incentivo. O Estado receberá 75% do valor do incentivo quando 90% dos municípios que aderiram alcançarem a meta em pelo menos 70% dos indicadores necessários em seu porte populacional para receber o total do incentivo. O Estado receberá 100% do valor do incentivo quando 80% dos municípios que aderiram tenham alcançado a meta em pelo menos 90% dos indicadores necessários em seu porte populacional para receber o total do incentivo. Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS)

  16. Indicadores 1 - Proporção de registros de óbitos alimentados no SIM em até 60 dias do final do mês de ocorrência. Meta - 90% de registros de óbitos alimentados no SIM até 60 dias do final do mês de ocorrência. 2 - Proporção de registros de nascidos vivos alimentados no SINASC em até 60 dias do final do mês de ocorrência Meta - Alimentar 90% de registros de nascidos vivos no SINASC até 60 dias do final do mês de ocorrência. 3 - Proporção de salas de vacina do município alimentando mensalmente o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) Meta – Pelo menos, 80% das salas de vacina do município com SI-PNI implantado alimentando mensalmente o Sistema. Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS)

  17. Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) Indicadores 4 - Proporção de vacinas do Calendário Básico de Vacinação da Criança com coberturas vacinais alcançadas Meta – Apresentar cobertura vacinal preconizada em todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança 5 - Proporção de análises realizadas para o parâmetro Coliformes Totais em água para consumo humano Meta – Realizar, pelo menos, 90% do número de análises obrigatórias para o parâmetro coliformes totais 6 - Proporção de lotes do SINAN enviados semanalmente Meta - Enviar semanalmente lotes do SINAN totalizando, pelo menos, 48 lotes enviados no ano

  18. Indicadores 7 - Proporção de casos de doenças de notificação compulsória imediata (DNCI) encerradas em até 60 dias após notificação Meta - Encerrar 80% ou mais das doenças compulsórias imediatas registradas no Sinan, em até 60 dias a partir da data de notificação 8 - Proporção de casos de malária que iniciaram tratamento adequado até 48h a partir do início dos sintomas Meta - Iniciar em 70% dos casos de malária, tratamento adequado até 48h a partir do início dos sintomas 9 - Proporção de imóveis visitados em, pelo menos, 4 ciclos de visitas domiciliares para controle da dengue Meta - Realizar pelo menos 4 ciclos de visitas domiciliares com no mínimo 80% de cobertura em cada ciclo 10 - Proporção de contatos intradomiciliares de casos novos de hanseníase examinados Meta – Realizar exame em pelo menos 80% de contatos intradomiciliares dos casos novos de hanseníase Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS)

  19. Indicadores 11 - Proporção de contatos de casos novos de tuberculose pulmonar bacilíferos positivos examinados Meta – Pelo menos 80% dos contatos de casos novos de tuberculose pulmonar bacilíferos positivos examinados 12 - Número de testes de sífilis por gestante  Meta – Realizar pelo menos 2 testes de sífilis por gestante 13 - Número de testes de HIV realizados Meta – Aumentar em 15% o número de testes de HIV realizados 14 - Proporção de preenchimento do campo “ocupação” nas notificações de agravos e doenças relacionados ao trabalho Meta – Preencher o campo “ocupação” em pelo menos 90% das notificações de agravos e doenças relacionados ao trabalho Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS)

  20. Obrigado! Wladmary Azevedo fialhomeire@gmail.com Tel- 92 -3182-8529

  21. SISPACTOIndicadores e Metas da FVS-AM Maria Emília Dias de Almeida Assessoria de Planejamento –ASPLAN/FVS

  22. SISPACTO Processso de Pactuação dos Indicadores e Metas do SISPACTO – Amazonas Período: 2013 - 2015

  23. SISPACTO Com o objetivo de fortalecimento do planejamento do SUS e implementação do COAP, a Comissão Intergestores Tripartite, em 1ª Reunião Ordinária - 2013, pactuou premissas que nortearam a seleção das Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores do SISPACTOpara o período 2013-2015.

  24. SISPACTO Metas As metas expressam um compromisso para alcançar objetivos. Indicadores Os indicadores são essenciais nos processos de monitoramento e avaliação, pois permitem acompanhar o alcance das metas e servem para: embasar a análise crítica dos resultados obtidos e auxiliar no processo de tomada de decisão; contribuir para a melhoria contínua dos processos organizacionais; analisar comparativamente o desempenho.

  25. SISPACTO Para o Período 2013 – 2015: Foram definidos uma rol de 67 indicadores, sendo 33 universais e 34 específicos. 33 Universais 34 Específicos 67 Indicadores • Indicadores universais - Expressam o acesso e a qualidade da organização em redes, além de considerar os indicadores epidemiológicos de abrangência nacional e desempenho do sistema (IDSUS), sendo de pactuação comum e obrigatória nacionalmente. • Indicadores Específicos - Expressam as características epidemiológicas locais e de organização do sistema e do índice de desempenho do sistema (IDSUS), sendo de pactuação obrigatória quando forem observadas as especificidades no território.

  26. SISPACTOIndicadores e Metas da FVS-AM

  27. SISPACTOIndicadores e Metas da FVS-AM

  28. SISPACTOIndicadores e Metas da FVS-AM

  29. SISPACTOIndicadores e Metas da FVS-AM

  30. OBRIGADO! Maria Helena Afonso Trovisco helena.trovisco@gmail.com Maria Emília Dias de Almeida emiliadias27@hotmail.com Assessoria de Planejamento –ASPLAN/FVS Telefone: 3182-8522

More Related