240 likes | 520 Views
A Luz. Físico-Química 8º Ano Professora Paula Melo Silva. Bravos cientistas! Estão a chegar ao final da vossa aventura no mundo das ondas. Vamos estudar agora mais profundamente as ondas luminosas .
E N D
A Luz Físico-Química 8º Ano Professora Paula Melo Silva
Bravos cientistas! Estão a chegar ao final da vossa aventura no mundo das ondas. Vamos estudar agora mais profundamente as ondas luminosas. Caro diabólico, luz para mim é a luz do sol ou aquilo que uso para ligar o secador ou televisão para ver as minhas novelas. Excelentíssima Vovó vejo que confunde eletricidade e luz! São duas manifestações energéticas diferentes! Pois, lembro-me de aprender nas aulas de Física que são diferentes mas que através de uma lâmpada, por exemplo, podemos transformar a energia elétrica em energia luminosa!
Vamos recordar o que já aprendemos sobre as ondas luminosas!
As ondas luminosas são mais conhecidas como radiação eletromagnética ou apenas radiação!
Falando de velocidade das ondas já agora podemos falar de aviões supersónicos e velocidades Mach? E nos filmes de ficção científica o que significa velocidade Warp? Excelentes desafios Joca! Mach está relacionado com a velocidade do som e Warp foi o nome que a ficção cientifica inventou para velocidade superiores à da luz. A velocidade da luz dá muito que falar na comunidade científica e na sétima arte! É tudo tão fascinante! Vamos Explorar! Eu já estou é perdida!!! Não estou a perceber nada! Mach só vejo nas giletes quando vou ao supermercado!
Já agora podem ajudar-me a resolver esse exercício que o meu professor de Física enviou para TPC? A velocidade Mach de um avião é a razão entre a sua velocidade e a velocidade do som a uma determinada altitude e temperatura. Na tabela encontram-se as designações das velocidades Mach e os valores correspondentes. Nas questões seguintes, considera a velocidade do som 340 m/s e apresenta sempre os cálculos que efetuares. EX.1 O avião comercial Boeing 747 atinge 0,85 de velocidade Mach. Qual é o tempo mínimo necessário para percorrer os 5 433 Km que separam Lisboa de Nova Iorque? Apresenta a resposta na forma hh:mm (horas e minutos). EX.2 O Concorde (Figura 1) voava a uma velocidade máxima de 2 497 km/h. Qual é a designação da velocidade Mach correspondente? Justifica a tua resposta.
A radiação eletromagnética também é representada graficamente por um gráfico sinusoidal e podemos calcular as mesmas características já estudadas com o som!
Também falamos de fenómenos ondulatórios! Vamos Explorar!
Vamos explorar agora um pouco mais as ondas luminosas.Será que o ser humano vê todas as ondas luminosas que existem? Como será o espetro eletromagnético? Vamos Explorar!
O espectro electromagnético é o conjunto de toda a luz visível e não visível. As ondas de rádio são as menos energéticas e os raios gama os mais energéticos! Reparem que o vermelho é a radiação visível menos energética! Assim quando mandarem cartões de S. Valentim com corações vermelhos estão mesmo a dizer que o vosso amor é pouco energético!!!! Ah AhAh! Vamos Explorar!
Isso do espetro eletromagnético é um assunto muito fixe Diabólico! Já agora explica as cores dos objetos e como o olho humano funciona! Os nossos olhos vêem os objectos porque estes emitem ou reflectem luz visível! Mas antes de avançarmos tenho que falar das cores primárias e secundárias! Agora é que estou mesmo toda confundida! Essas cores primárias são o contrário do que o meu professor de pintura ensinou! Afinal quem é que está certo?! E as cores quentes também não são iguais!!!
Estamos ambos certos cara Vovó pois estamos ambos a falar de coisas diferentes!
Vamos então explorar a nossa visão e as cores dos objetos! Quando um objeto opaco é iluminado parte da luz incidente é refletida e parte é absorvida. A luz visível refletida determina a cor do objeto.
E atenção! Todos os corpos emitem luz apesar de muitas vezes essa luz ser não visível. Por exemplo, o ser humano emite radiação infravermelho. Estamos todos a dar à luz! Ah AhAh
Será que um objeto amarelo é sempre amarelo? Vamos explorar!
E como já falamos a luz pode ser refletida, refratada e absorvida e assim os materiais podem ser transparentes ou opacos, conforme se deixam ou não atravessar pela luz.
A formação de sombra e de penumbra resulta da propagação retilínea da luz.