1 / 11

A cor e a luz

A cor e a luz. Prof. Daniel Almeida. O que é a cor. A  luz  é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo  dentro do qual o olho humano é a ela sensível.

mirari
Download Presentation

A cor e a luz

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A cor e a luz Prof. Daniel Almeida

  2. O que é a cor • A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. • A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.

  3. Como o objeto absorve uma cor • A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.

  4. Como o olho funciona • Os cones são distribuídos de forma desequilibrada sobre a retina. 94% são do tipo R (vermelhos e laranjas) e G (verdes e amarelos), enquanto apenas 6% são do tipo B (azuis e violetas. Esta aparente distorção é um equilíbrio inicialmente supremo, que regrediu com o tempo. A estrutura celular da retina (à direita, 1 cone e 9 bastonetes; ao centro, 2 células bipolares; à esquerda, 3 axónios de células ganglionares que pertencem ao nervo óptico).

  5. Cores primárias • O branco é a união de todas as cores. • O preto é ausência de cores. • Desde as experiências de Le Blond, em 1730,o azul, o vermelho e o verde vem sendo consideradas cores primárias. • Newton inventou um disco com as sete cores do espectro visível, violeta,índigo, vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, pintadas ou coladas. Girando o disco, as sete cores se superpõem aos nossos olhos, dando a sensação de luz branca.

  6. História da Teoria da Cor • Aristóteles concluiu que as cores eram uma propriedade dos objetos. Assim como peso, material, textura, eles tinham cores. O vermelho, o verde, azul, amarelo, branco e preto. • O poeta medieval Plínio certa vez teorizou que as três cores básicas seriam o vermelho vivo, o ametista e uma outra que chamou de conchífera.

  7. História da Teoria da Cor • Leon Battista Alberti, contemporâneode Leonardo da Vinci, disse que seriam quatro as mais importantes, o vermelho, verde, azul e o cinza.As cores em número de quatro estão relacionadas aos quatro elementos (Fogo-vermelho; Ar-Azul; Água-verde; Terra-Cinza). • Leonardo da Vinci reuniu anotações para dois livros distintos e seus escritos foram posteriormente reunidos em um só livro intitulado Tratado da pintura e da paisagem.

  8. Cor luz • Cor-luz, ou colorido, é a radiação luminosa visível que tem como síntese aditiva a luz branca.Ou seja, a cor é uma sensação provocada pela luz sobre o órgão da visão. A cor-luz pode ser observada através dos raios luminosos. Cor-luz é a própria luz, que pode se decompor em muitas cores, concluindo-se que a luz branca contém todas as cores.

  9. Sistemas de Luz • Também chamados de sistemas de Síntese Aditiva, os sistemas aditivos são utilizados principalmente em luminotécnica e em equipamentos de cine-foto e eletrônicos. O mais utilizado é o sistema RGB (vermelho, verde e azul). Pode-se destacar também os sistemas HSB (matiz, saturação e brilho), HLS e Lab.

  10. Medição e reprodução • Matiz – corresponde à intensidade espectral de cor (isto é, qual o comprimento de onda dominante); • Brilho – corresponde à intensidade luminosa (isto é, mais brilho, mais luz, mais "claridade"); • Saturação – corresponde à pureza espectral relativa da luz (alta saturação = cor bem definida dentro de estreita faixa espectral; baixa saturaçao = cor "indefinida" tendendo ao branco, ampla distribuição espectral).

  11. Cor pigmento • Cor-pigmento é a substância material que, conforme a sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela. É a qualidade da luz refletida que determinda a sua denominação.

More Related