1 / 22

Gestão da Manutenção

Gestão da Manutenção. FIABILIDADE. “A fiabilidade é a característica de um dispositivo expressa pela probabilidade que esse dispositivo tem de cumprir uma função requerida em condi-ções de utilização e por um período de tempo determinado” (AFNOR).

lydie
Download Presentation

Gestão da Manutenção

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Gestão da Manutenção FIABILIDADE “A fiabilidade é a característica de um dispositivo expressa pela probabilidade que esse dispositivo tem de cumprir uma função requerida em condi-ções de utilização e por um período de tempo determinado” (AFNOR) f(t) – função densidade de probabilidades de avarias F(t) – função de prob. acumulada de avarias R(t) – função de fiabilidade A fiabilidade é a função complementar deF(t) R(t) + F(t) = 1

  2. Gestão da Manutenção FIABILIDADE f(t) 0 t F(t) 0 t R(t) 0 t

  3. Gestão da Manutenção FIABILIDADE Fiabilidade e Qualidade • A qualidade de conformidadecorrespon-de à satisfação de especificações após fabrico (t=0) e fiabilidade à capacidade para mantê-la durante a vida: • Não há boa fiabilidade sem qualidade inicial; • A fiabilidade é uma extensão da qualida-de no tempo.

  4. Gestão da Manutenção FIABILIDADE q. Intrínseca do sistema q. concepção q. montagem q. fiabilid.antecipada q. - qualidade q. componentes comprados q. pré-selecção q. auditoria q. procedimento q. controlo q. testes FIABILIDADE OPERACIONAL do sistema q. matérias q. máquinas q. Elementos fabricados q. componentes q. da manutenção Diagrama de Ishikawa Fonte: Monchy, p 108

  5. Gestão da Manutenção FIABILIDADE Padrões de distribuição Estatística das falhas • Distribuição normal A distribuição das falhas é centrada em torno do valor médio. • Distribuição exponencial A taxa de falhas é constante e as falhas surgem segundo o modelo de Poisson. • R(t) = e ^ (- λt) • Modelo de Weibull A taxa de falhas assume valores variáveis ao longo da vida do elemento.

  6. Função Exponencial Taxa de falha constante: com t ≥ 0 e λ > 0 A fiabilidade será: E a função distribuição acumulada: A Função densidade:

  7. Função exponencial

  8. Função exponencial A Função exponencial é uma das distribuições da fiabilidade mais importantes: é simples e pode ser aplicada em muitos casos. É dominante no período de vida útil ou de uso do equipamento. É uma das funções mais simples para análise estatística. CFR (Constant Failure Rate) Quanto maior o MTBF, maior é a dispersão. i. é, a probabilidade de chegar ao tempo de MTBF e de quase 1/3 ou ≤ 50% A fiabilidade de 50% terá um tmed:

  9. Função exponencial Exercício: Calcule os vários parâmetros da fiabilidade do transmissor de ondas que exibe a seguinte taxa de avarias: λ(t)=0.0003 avaria/hora Calcule a Fiabilidade para um tempo de funcionamento correspondente a 30 dias em trabalho contínuo. Calcule o tempo de vida para uma Fiabilidade de 95%.

  10. Função normal A sua função densidade: A função fiabilidade:

  11. Função Normal Resolução do Integral Começamos por fazer a seguinte transformação A função densidade de z fica: E a função distribuição acumulada fica:

  12. Função Normal A partir daqui, temos uma tabela estatística que nos dá o valor da função distribuição acumulada, só temos de saber normalizar a nossa v. a. A fiabilidade fica:

  13. Função Normal Exercício: Um equipamento industrial, tem as suas avarias, com um comportamento aproximado á distribuição normal, com um desvio padrão de 14 horas e uma média de 120h. Sabendo que o equipamento trabalha 12 horas por dia. Quantos dias trabalhará para uma fiabilidade de 95%. Solução: Usando a tabela da normal:

  14. Função Normal Exercício: Num tipo de pneus, detectou-se que 5% avariam antes dos 25.000km, e que só outros 5% excedem os 35.000km. Determine a fiabilidade do pneu aos 24.000km, sabendo que a avaria segue uma distribuição normal.

  15. Função de Weibull A sua taxa de avaria é caracterizada por: λ(t) = atb, em que a e b podem tomar os valores: para λ(t) crescente: a>0 e b>0; para λ(t) decrescente: a>0 e b<0. Por conveniência matemática escreve-se da seguinte forma: com θ>0, β>0 e t≥0 β – Parâmetro ou factor de forma θ- Parâmetro ou factor de escala

  16. Função de Weibull A fiabilidade será: E a função densidade:

  17. Função de Weibull Variação do factor de forma

  18. Função de Weibull Variação do factor de escala

  19. Gestão da Manutenção FIABILIDADE Equipamentos em série R1 R2 λt = λ1 + λ2 + λn R(t) = R1(t) x R2(t) ... x Rn(t)

  20. Gestão da Manutenção FIABILIDADE Equipamentos em paralelo (redundantes) R1 R2 F(t) = F1(t) x F2(t) ... x Fn(t) 1- R(t) = (1- R1(t)) x (1- R2(t)) ... x (1-Rn(t))

  21. FIABILIDADE Exercício 1: Calcule a fiabilidade do seguinte sistema: Solução: R3(t) = 0.66

  22. FIABILIDADE Exercício 2: Calcule a fiabilidade do seguinte sistema: Solução: R3(t) = 0.98

More Related