50 likes | 168 Views
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Minas Gerais - ABES / MG . www.abes-mg.org.br Rua São Paulo, 824 - 14º BH/MG - (31) 3224-8248.
E N D
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Minas Gerais - ABES / MG www.abes-mg.org.br Rua São Paulo, 824 - 14º BH/MG - (31) 3224-8248
A ABES é uma organização não governamental, fundada em 1966, com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Meio Ambiente, e fomentar a consciência social e as ações que atendam às demandas de conservação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira. A mais antiga e atuante entidade do setor de saneamento ambiental brasileiro nasceu como ideia no início da década de 1960, quando um grupo de engenheiros sanitaristas do Estado do Rio de Janeiro, aliados principalmente a colegas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia, iniciou a mobilização a partir de um congresso da Aidis realizado em Bogotá, na Colômbia. A sua ação abrange a realização de seminários, simpósios, palestras, debates, cursos e, a cada dois anos, em diferentes cidades de todo o País, congressos nacionais especializados em engenharia sanitária e ambiental.
Missão Desenvolver um amplo leque de atividades, estruturadas sobre os alicerces da engenharia sanitária e das ciências ambientais, e uma série de ações que objetivam o aperfeiçoamento profissional e acadêmicos dos associados. Descrição Organização não governamental de caráter nacional, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal contribuir, através do conhecimento dos seus associados, para a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira.
COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO MATEUS – SM1 (6sao_mateus.pdf Paulo Célio Figueiredo e outros) Municípios (125,5 mil hab,)
CARACTERÍSTICAS POSITIVAS DA REGIÃO • Privilegiada em cobertura vegetal, relevo e geomorfologia. • Múltiplas, empresas de pequeno e médio porte, geradoras de produtos básicos industriais e de consumo. • Manutenção do homem no campo, com produção rural, gente simples, povo hospitaleiro, potencial turístico. • PRINCIPAIS PROBLEMAS: Poluição ambiental, desarticulação de entidades fiscalizadoras, falta de estudos, desmatamento,degradação. AÇÕESNECESSÁRIAS – DESTAQUES • Conhecimento integrado sobre a Bacia / Elaboração do PDRH • Elaboração de projetos técnicos de saneamento / Educação Ambiental • Monitoramento de recursos hídricos / Criação de Codemas. • Recomposição de sistemas florestais/ Controle de Queimadas • Proposta técnica-orçamentária para a Gestão dos Recursos Hídricos Marcos Nogueira da Gama Representante da ABES no CBH São Mateus marcos@nogueiradagama.com.br (31) 8861-9464