170 likes | 274 Views
PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE O USO E A PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ. CCH / LEEA / SEUR - 2006. INTRODUÇÃO.
E N D
PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE O USO E A PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ CCH / LEEA / SEUR - 2006
INTRODUÇÃO Em 27 de dezembro de 2005a UENF e a AGEVAP firmaram um convênio de colaboração, para um programa de sensibilização da população de Campos dos Goytacazes sobre o uso e a preservação dos recursos hídricos locais, com ênfase na gestão do Rio Paraíba do Sul Este projeto foi composto de duas partes, integradas e seqüenciais: na primeira etapa foi feita uma ampla pesquisa de opinião pública, ouvindo a população local sobre a sua percepção sobre os recursos hídricos e sobre a gestão dos mesmos; e na segunda etapa, devidamente municiado pelas informações coletadas, foi oferecido um curso de educação ambiental para professores do ensino básico do município, os melhores multiplicadores de informações.
METODOLOGIA A primeira preocupação metodológica foi a de definir a distribuição espacial da pesquisa, de forma a refletir, da melhor maneira possível, a realidade sócio-econômica da população local. Neste sentido a tarefa foi facilitada, aproveitando a experiência acumulada de outras amostragens já realizadas por pesquisadores da UENF e do CEFET/CAMPOS, que dividem o espaço geográfico campista em 04 (quatro) sub-áreas, determinadas pelo cruzamento de dois grandes eixos: a BR-101 e o Rio Paraíba do Sul.
SITUAÇÃO ATUAL DO RIO PARAÍBA DO SUL NA LOCALIDADE DE MATADOURO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Fonte: CCH/LEEA/SEUR
CONCLUSÃO – PRIMEIRA FASE A principal conclusão que a pesquisa forneceu é de que temos muito a fazer em termos de despertar uma verdadeira consciência ambiental na população campista à respeito do uso e da sustentabilidade do seus recursos hídricos, em especial do Rio Paraíba do Sul. O nível de conhecimento sobre a gestão dos recursos hídricos, sobre a responsabilização desta gestão e sobre as melhores práticas é baixo. Naturalmente as causa por esta situação são várias, indo da falta de informação à respeito do tema, até umaausência de interação entre os órgãos responsáveis e a população civil.
CONSIDERAÇÕES FINAIS Tivemos como objetivo oferecer suporte para o curso de Educação Ambiental – visando criar uma cultura local de participação e de responsabilidade com a gestão dos recursos hídricos. Com informações básicas e principalmente numa linguagem acessível, acreditamos que este é um excelente caminho para a sensibilização ambiental: informação, comunicação e participação. Certificando que a escola é um ótimo lugar para envolver os diferentes atores e gestores de hoje e de amanhã.