1 / 18

O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. Comportamento Organizacional.

marly
Download Presentation

O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

  2. Comportamento Organizacional “Um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações , com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional” (Robbins,2002) Comportamento Organizacional

  3. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL • Refere-se ao estudo sistemático das ações e das atitudes das pessoas dentro das organizações.

  4. OBJETIVOS DO CO • Ajudar os administradores a: • Explicar; • Prever; e • Controlar o comportamento humano.

  5. Comportamento Organizacional Funções dos Executivos: Relacionamento interpessoal, Informação e Decisão Habilidades dos Executivos: Técnicas - a capacidade de aplicação de conhecimentos ou especialidades específicas; Humanas - a capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto individualmente como em grupos; Conceituais - a capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas.

  6. Uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua, com o intuito de atingir um objetivo comum. • (Robbins, 2002)

  7. O QUE É ORGANIZAÇÃO • Do ponto de vista de MORGAN (1996, p. 53) ‘’as organizações são sistemas abertos que necessitam de cuidadosa administração para satisfazer e equilibrar as necessidades internas, assim como se adaptar a circunstâncias ambientais’’. • A organização é uma coletividade formada por pessoas que tem a função de produzir bens e prestar serviços à sociedade, bem como atender às necessidades de seus participantes. • Nesse contexto Bernardes (2003) nos ensina que a organização possui uma estrutura formada por indivíduos que se relacionam, colaborando e dividindo o trabalho para transformar insumos em bens e serviços.

  8. Percebe-se que as empresas neste novo século apresentam as seguintes características: • •Orientação para lucro, • •Aceitação do risco; • •Filosofia de negócios; • •Avaliação sob o ponto de vista contábil; • •Reconhecimento como negócio; • •Propriedade privada.

  9. A CADEIA DO PROCESSO DO ATO HUMANO AÇÃO DECISÃO REFLEXÃO SENTIMENTO EMOÇÃO INSTINTO IMPULSO

  10. FATOR HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES PSICOLÓGICO combinação entre a educação e a experiência pessoal de vida. Em outras palavras, é o entendimento particular que cada pessoa consegue ter dos fatos com que se depara no em seu dia-a-dia. Esse entendimento particular é irá gerar suas reações. SOCIOCULTURAL ambiente onde a pessoa nasce e cresce, seu costume, as preferências, o poder aquisitivo, os valores dos da família, dos amigos e da comunidade na qual o está inserida GENETICO características herdadas das gerações anteriores que podem ou não ser evidenciadas na geração atual

  11. CARACTERÍSTICAS DOS SERES HUMANOS NA EMPRESA MODERNA

  12. Facilitador , Características dos Seres Humanos na empresa moderna Negociador Ético Disseminador de valores Valoriza seus colaboradores, como INDIVÍDUOS Realizador Prestador de serviços

  13. Criatividade é o processo por meio do qual as idéias são geradas, desenvolvidas e transformadas em valor. Implica descobrir maneiras novas e efetivas de lidar com o mundo, resolver problemas e ampliar o círculo de influências

  14. os. BLOQUEADORES DA CRIATIVIDADE MEDO EXPOR, ERRAR, OUSAR,CRÍTICA,TRANSGREDIR PSICOLÓGICO O simples fato de sair da rotina faz com que as pessoas se sintam bloqueadas e inibam sua ação espontânea A dependência da autoridade, reflexo de uma cultura autocrática, interfere na ação espontânea e na iniciativa para enfrentar desafios. SOCIOEDUCATIVO AA presença de líderes carismáticos, chefes centralizadores e pouco tolerantes reflete-se no comportamento dos grupos GRUPAIS ORGANIZACIONAI O sistema hierárquico rígido A inflexibilidade e o pouco espaço para a tomada de decisões SOCIOCULTURAIS Presença da cultura paternalista apoiada em decisões centralizadas

  15. Fatores limitadores passíveis de serem observados no comportamento das pessoas Polarização - Adoção de posições extrema, causada geralmente por falhas na percepção. Rigidez - Inflexibilidade para mudar enfoques e pontos de vista. Egocentrismo - Visão de túnel, centrada em si mesma. Parcialismo - Visão de parte de uma situação, geralmente por insuficiência de percepção. Distorções de Valores - Dificuldades para perceber e lidar com variáveis de contextos. sustentar ou defender seus pontos de vista. Arrogância e Presunção - Postura de superioridade e auto-suficiência.

  16. Certamente, dentre todos os problemas com que as organizações se deparam, entre 80 % e 90% poderiam ser resolvidos desde que as pessoas se relacionassem abertas e transparentes umas com as outras, e isto é de sua responsabilidade gestor !!!

  17. Gerenciar • não é mais a direção da coisa, mas o aperfeiçoamento das pessoas’’. Alvim Toffler

  18. Até breve! Fátima

More Related