220 likes | 355 Views
A diversidade de enfoque das Relações Públicas. Bruna Forgiarini Karina Freitas Marcos Panciera Thais Lima. A diversidade de enfoques sobre a atividade de relações públicas é apontada por diversos autores. É o que veremos a seguir:. SIMÕES :.
E N D
A diversidade de enfoque das Relações Públicas Bruna Forgiarini Karina Freitas Marcos Panciera Thais Lima
A diversidade de enfoques sobre a atividade de relações públicas é apontada por diversos autores. É o que veremos a seguir:
SIMÕES: Relações públicas é responsável pela gerência do programa; Gestão da função organizacional política a fim de obter a cooperação dos públicos, para a consecução organizacional; Para o autor é uma disciplina científica.
POYARES: A atividade de relações públicas é o exercício da democracia; Formação da imagem; Ferramenta de marketing influenciando na opinião pública.
LESLY: Aponta que a queda dos regimes autoritários fortaleceu a atividade de relações públicas, pois possibilitou a abertura política e econômica; Comunicação de massa: não vê o uso desses meios como forma de manipulação, e sim como forma de influência; Atribui relações públicas como uma função ordeira e conciliadora.
KUNSCH: Queda dos governos autoritários par a ascensão da atividade do relações públicas; Para as relações públicas serem eficazes atua-se em parceria com outras subáreas da comunicação; Divisão de tarefas; Homogeneidade da língua; Comunicação integrada.
CALFIELD: Almeja o bem-estar através da administração dos interesses dos públicos; Promove uma maior harmonia na convivência; Responsabilidade social.
SENAC E HERMÁNDEZ: Transformação social buscando a confiabilidade; Credibilidade e honestidade para a legitimação da atividade do relações públicas.
PERUZZO: Profissionais de relações públicas trabalham para dominantes e dominados.
COQUEIRO: Função de contato com o público; Informação; Prestígio da instituição.
PARODI: Escola norte-americana; Escola europeia; Escola latino americana.
PENTEADO: Profissionais brasileiros diferenciam-se dos americanos pela humildade; Relações publicas é uma técnica de aceitação social.
BASKIN, ARONOFF E LATTIMORE: Trabalham com a ideia de adaptação ao invés de aceitação.
Baseado na obra de Sylla Chaves “Aspectos de relações públicas”; • Relações públicas: “função administrativa por meio da qual uma organização, ora informando e guiando a opinião pública, ora pesquisando-a e deixando-se por ela guiar, busca identificar o seu interesse privado com o interesse público, desincumbindo-se de suas obrigações para com a sociedade e conseguindo e mantendo a compreensão, a aquiescência e o apoio desta”.
Boas relações públicas x Más relações públicas; • Objetivos: Harmonia e eficiência • Informar; • Orientar; • Pesquisar.
Princípios gerais de Relações Públicas: 1. Bilateralidade; 2. Onipresença; 3. Continuidade; 4. Flexibilidade; 5. Especificidade; 6. Autoridade.
O profissional de Relações Públicas: • Atuam sobre três instâncias: 1. A organização; 2. A opinião pública; 3. Comunicações recíprocas.
A função do profissional: • “Apresentar à autoridade máxima da organização o ponto de vista da opinião pública, estando presentes em todas as reuniões importantes”; • “É necessário que este profissional atue de diferentes maneiras sobre os diferentes públicos da organização”.
Relações públicas x Relações com o público • Todo funcionário é responsável pelas relações públicas da organização; • Relações com o público são parte das Relações públicas.
Relações com a imprensa: • Deve-se fornecer à imprensa fatos que sejam verídicos, atuais, originais e interessantes.
Gestão de crises: • Imagem da empresa; • Admitir erros;