170 likes | 374 Views
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE SUB - PROJETO: PEDAGOGIA (EDUCAÇÃO INFANTIL);. Criando espaços e materiais para a Educação Infantil. Nome: Mara Regina Gularte Villalba Coordenadora: Cintia Metzner de Sousa.
E N D
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBIDCENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBESUB - PROJETO: PEDAGOGIA (EDUCAÇÃO INFANTIL); Criando espaços e materiais para a Educação Infantil Nome: Mara Regina Gularte Villalba Coordenadora: Cintia Metzner de Sousa
JUSTIFICATIVA: O ambiente destinado a Educação Infantil necessita de materiais que estimulem o desenvolvimento integral da criança. Para isso é necessário materiais que estimulem todos os sentidos da criança como: tato, olfato, audição e paladar, desse maneira faz-se necessário espaços apropriados, com diversidade e quantidade de brinquedos.
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: • Quais as dificuldades encontradas pelos professores, se tratando de materiais e espaços na educação infantil? • Quais os principais objetivos propostos pelos professor nas atividades da educação infantil?
OBJETIVO: Criar a partir da necessidade apresentada pelo CEI Emilia Froriani, materiais para a educação infantil, que estimulem todos os sentidos das crianças na faixa etária de 0 a 3 anos de idade, em que foi observado um déficit muito grande de materiais.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, em que a partir das necessidades de materiais (brinquedos) que estimulem a faixa etária de 0 a 3 anos, vez necessário a confecção de brinquedos.
Criando materiais pedagógicos: • Túnel: Objetivo: explorar diferentes tipos de texturas, estimulando dessa forma o desenvolvimento do tato. Material utilizado: Caixa de papelão, tela de naylon, tecido de pelúcia, encapado com papel contact (pode ser usado outros objetos que estimulem o tato ou olfato).
Cortina: Objetivo: criar “cantos” dentro da sala de aula separados por cortinas. Material necessário: caixas de leite, tesoura e barbante.
Tapete das sensações: Objetivo: o tapete desperta sensações e estimula os bebês a engatinhar, deitar, rolar e caminhar por toda a sua extensão, para sentir cada textura. As superfícies são lisas, grossas, ásperas, finas, duras, macias, dependendo os materiais usados na confecção de cada ficha. Material necessário: 4 metros de tecido, quadrados de papelão de 40 x 40 cm com texturas variadas (lixa, bolas de gude, areia, algodão, EVA, cordão, papel celofane etc.), velcro e cola quente
Confecção: • 1. Costure o tecido fazendo o acabamento. 2. Recorte as fichas de papelão. 3. Cole as texturas no papelão. 4. Cole um pedaço de velcro em cada ficha e no tecido para ir trocando as texturas
Calça para posicionamento de bebês: Objetivo: possibilitar as crianças um posicionamento ideal para a realização das atividades e para o desenvolvimento de uma posturas adequada, sendo também indicado para crianças com disfunção motora e ou sensorial. Material necessário: Calça jeans, estopas ou pedaços de espuma e linha e agulha para costurar as aberturas.
Na confecção deste material pode ser colocado materiais de cheiro costurados na calça, materiais que façam sons, tecidos com diferentes texturas, entre outras para a estimulação da criança.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Estes materiais serão confeccionados para atender a necessidade do CEI Emilia Floriani, pois, a partir de observações realizadas, foi possível detectar a falta de materiais pedagógicos para as crianças de 0 a 3 anos de idade.
REFERÊNCIAS: http://paraalmdocuidareducaoinfantil.blogspot.com.br/2009/05/confeccao-de-material.html http://jucimarsidney167.blogspot.com.br/2011/10/calca-para-posicionamento-de-bebes-e.html http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/87/artigo181527-3.asp