150 likes | 580 Views
Exemplo de comunicação entre CLP Twido e Relé Inteligente Tesys T utilizando rede de comunicação Canopen. Comunicação Twido e Tesys T.
E N D
Exemplo de comunicação entre CLP Twido e Relé Inteligente Tesys T utilizando rede de comunicação Canopen. Comunicação Twido e Tesys T
Comunicação realizada entre CLP Twido (TWDLCAE40DRF) e Relé inteligente Tesys T (LTMR08CFM), onde o CLP Twido foi definido como mestre, gerenciando a comunicação, e o relé inteligenteTesys T foi definido como escravo. A programação do CLP foi realizada utilizando o software de programação Twido Suite e a do relé inteligente utilizando o software Power Suite. Este exemplo foi constituído por 4 etapas: Montagem da arquitetura, configuração do CLP Twido, configuração dos parâmetros de rede do relé Tesys T e por fim a execução do programa.
1 – Montagem da Arquitetura. Produtos utilizados para esta aplicação: 1 CLP Twido TWDLCAE40DRF; 1 Módulo de comunicação Canopen para CLP Twido TWDNCO1M; 1 Relé Inteligente Tesys T LTMR08CFM; 3 Conectores Canopen DB9 Fêmea TSXCANKCDF90T; 1 Tap Canopen TSXCANTDM4; 1 Cabo TSXCANCB50; 1 Cabo de programação do CLP TSXPCX1031; 1 Cabo de programação do Relé TCSMCNAM3M002P. Associados conforme imagem ao lado.
2 – Configuração do CLP. Utilizando o software Twido Suite em seu modo de programação, cria-se um novo projeto. Na guia “Describe” declara-se a arquitetura, começando pelo mestre da rede, indicando o modelo do CLP utilizado e o módulo de comunicação Canopen.
Emseguida declara-se os escravos da rede, como neste exemplo trata-se do relé inteligente Tesys T, será necessário carregar os seus arquivos de rede Canopen, denominados EDS (Disponíveis para download através do link http://www.global-download.schneider-electric.com/852577A4005D7372/All/4507820672BC779A8525780A00651232?Opendocument). Para importar este arquivo EDS deverá selecionar no catálogo Network Elements > CANOpen Elements > “Clicar com botão direito do mouse” > Import, em seguida selecionar a pasta de origem dos arquivos EDS.
Selecionar então o arquivo correspondente ao desejado para a aplicação, conforme abaixo: TE_TESYST_MMC_L_0201E.eds – Motor Management Control ; (L) Permite configuração somente local (IHM / Power Suite / So Move); TE_TESYST_MMC_L_EV40_0201E.eds - Motor Management Control ; (L) Permite configuração somente local (IHM / Power Suite / So Move); EV40: Com módulo de expansão; TE_TESYST_MMC_R_0201E.eds - Motor Management Control ; (R) Permite configuração local e remoto (Exceto primeira configuração); TE_TESYST_MMC_R_EV40_0201E.eds - Motor Management Control ; (R) Permite configuração local e remoto (Exceto primeira configuração); EV40: Com módulo de expansão. Em seguida uma linha com o nome da EDS selecionada aparecerá, esta então deverá ser arrastada para a área de projeção da arquitetura.
Com a projeção da arquitetura pronta, os pontos de comunicação deverão ser configurados. - Configuração do Módulo de Comunicação Canopen: Clicando duas vezes no módulo de comunicação Canopen será exibido seus parâmetros de configuração.Nesta área seleciona-se as PDO’s (Registros de leitura e escritas pré definidos para o relé Tesys T) que irá utilizar para leitura e escrita (1). - Configuração do Escravo na Rede (Tesys T): Clicando com o botão direito em cima do escravo selecionar “Configuration...” (2) e então dar o endereço desejado ao escravo e/ou renomeá-lo se necessário (3). 1 3 Alternar de Leitura p/ Escrita 2
3 – Configuração do Relé Inteligente Tesys T. Utilizando o software Power Suite + LTMR CONF (Software contido no Power Suite) conecta-se o computaor ao relé para parametrizá-lo, utilizando o seu devido cabo de parametrização. Para configurar os parâmetros de rede do relé será necessário acessar o menu Settings > Communication and HMI > Address, e escolher então o endereço correspondente declarado no Twido Suite. Os parâmetros default de baudrate são os mesmos do Twido Suite, dependendo das configurações particulares de cada rede Canopen não se faz necessário alterar este parâmetro.
4 – Execução do Programa. Retornando ao Twido Suite ao dar um duplo clique sobre o módulo Canopen, pode-se verificar as entradas e saídas pré-definidas pela EDS. Essas variáveis podem ser utilizadas diretamente no programa e serem verificadas na tabela animada do Twido Suite.
Caso queira utilizar algum registro que não esteja na EDS, é preciso utilizar a função CAN_CMD, seguindo a estrutura conforme abaixo:
Onde: %S6: Clock de 1s para scan; %MW0: Define leitura (valor = 3) ou escrita (valor = 4); %MW1: Define em qual nó está o relé (endereço); %MW2: Define index do relé (informação contida no manual do relé Tesys T. Verificar página 13 da nota de aplicação.) %MW3: Define o sub-index (informação contida no manual do Tesys) e o número de Bytes enviado (no exemplo, 2 Bytes). %MW4: Define o valor que será escrito no relé Tesys T. Caso utilize a função leitura, será nessa word que aparecerá o valor lido. Can_CMD1%MW0:6: Mostra qual é a primeira e quantas words serão enviadas. No exemplo ele começa na %MW0 e enviará no total 6 “words”.
A tabela abaixo mostra as funções dos comandos descritos acima:
A tabela abaixo mostra a word utilizada nesta aplicação. Obs.: A tabela completa com todos os registros disponíveis do relé Tesys T está disponível em seu manual.