1 / 12

PROJETO RITU - Rede de Intercâmbio de conteúdos produzidos por TVs Universitárias

PROJETO RITU - Rede de Intercâmbio de conteúdos produzidos por TVs Universitárias Uma rede nacional de TV por Internet (IPTV) de alta velocidade integrando Universidades e Instituições de Ensino Superior Parceria RNP( MCT) – ABTU. ABTU

maura
Download Presentation

PROJETO RITU - Rede de Intercâmbio de conteúdos produzidos por TVs Universitárias

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROJETO RITU - Rede de Intercâmbio de conteúdos produzidos por TVs Universitárias Uma rede nacional de TV por Internet (IPTV) de alta velocidade integrando Universidades e Instituições de Ensino Superior • Parceria RNP( MCT) – ABTU

  2. ABTU • ABTU - 39 Instituições de Ensino Superior que produzem conteúdos educativos, científico, cultural, regional e distribuem através da TV a cabo, sinal aberto, Internet .

  3. RNP • A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) -Programa Prioritário de Informática da Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (Sepin/MCT).

  4. Sobre a RNP • Infra-estrutura que conecta todas as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) indicadas pela Secretaria de Educação Superior do MEC e os Institutos de Pesquisa do MCT, além das agências e órgãos dos dois Ministérios. • Conexão para outras instituições de ensino e pesquisa, museus, hospitais, organizações não-governamentais, instituições de fomento e assemelhadas, bibliotecas digitais, ensino e conferências a distância, entre outras.

  5. Objetivo da RITU • Desenvolver uma solução técnica para troca de conteúdos e programação, no formato de vídeos digitais, entre as instituições produtoras de audiovisual afiliadas à ABTU e as Universidades federais ligadas à RNP ou ainda viabilizar outros projetos de distribuição de conteúdo em vídeo.

  6. A RITU – Finalidades : • troca de programação entre TVs Universitárias através da rede RNP, possibilitando a criação de uma grade de programação única, ou um canal Universitário comum à todas Universidades; • otimizar o aproveitamento de conteúdo educacional, possibilitando uma maior qualidade na programação - as TVs compartilhariam parte de sua programação; • avaliar a performance da rede com grande tráfego de conteúdo audiovisual; • pesquisar as possibilidades de uso para EAD e desenvolvimento de novos formatos de conteúdo interativo;

  7. RITU – objetivos estratégicos • estimular a parceria, a cooperação e a integração entre as TV’s universitárias visando uma produção audiovisual de qualidade, a experimentação estética e o desenvolvimento tecnológico; • criar um espaço independente para a educação através do audiovisual e para a promoção da cultura regional em nível nacional, ampliando a noção de socialização dos bens culturais e do conhecimento; • promover as condições para a construção de um acervo nacional das produções audiovisuais de caráter educativo (Acervo Audiovisual Educativo Brasileiro) e para a ampliação dos canais de divulgação.

  8. RITU – Implantação • O projeto viabilizará o uso inovador do backbone “RNP2”, conhecida como “Internet 2”criando importantes demandas tecnológicas e sócio-econômicas. (Nos últimos dois anos, a RNP, através do seu programa de Grupos de Trabalho, financiou o desenvolvimento e teste de um serviço piloto - codificação escalável e transmissão ao vivo e vídeo sob demanda)

  9. Primeira Etapa: Contribuição e distribuição através da RNP • Cada emissora participante da RITU, digitaliza os programas escolhidos e envia o arquivo pela Internet através do serviço de transmissão de vídeo sob demanda da RNP até a TV UNISINOS. ( computador com uma placa de compressão e outra de descompressão em MPEG 2. Esta placa será responsável pela captura e compressão do material de áudio e vídeo produzidos). • toda a emissora de TV integrante da rede deverá possuir uma conexão com a RNP. • O serviço de vídeo sob demanda da RNP foi projetado de forma a desacoplar a taxa de codificação dos vídeos transmitidos da taxa de transmissão da conexão de rede utilizada.

  10. Up link

  11. Obrigado! akieling@unisinos.br

More Related