110 likes | 314 Views
QUEM ERAM OS SENHORES DO JAGUAR NA AMÉRICA?. Região entre o centro sul do México e o norte da América Central. Mesoamérica : a cultura olmeca. Olmecas. Eram assim chamados por viverem em uma região de seringueiras. Olmeca, na língua indígena, significa “povo da borracha”.
E N D
Região entre o centro sul do México e o norte da América Central Mesoamérica: a cultura olmeca
Olmecas Eram assim chamados por viverem em uma região de seringueiras. Olmeca, na língua indígena, significa “povo da borracha”. Os olmecas são reconhecidos por historiadores como a cultura mãe dos povos mesoamericanos, é a mais antiga civilização que os arqueologistas conseguiram encontrar vestígios históricos. Origem: 1.200 a.C
Olmecas Viviam em uma região úmida, floresta tropical, de solo fértil. Cultivavam: milho, mandioca, feijão, cabaceira e pimenta. Caçavam: tartarugas, porcos do mato, iguanas, tatu, veados, peixes e mariscos.
Olmecas Os olmecas foram grandes escultores e de acordo com as pesquisas, estes buscavam as rochas para a fabricação de suas esculturas longe de seus territórios. Utilizavam as esculturas para: decoração, chegavam a ter 2 metros de altura. Muito provavelmente esculpiam os rostos de seus governantes.
Olmecas Se destacaram: astronomia, calendário, matemática e escrita hieroglífica. Sociedade hierarquizada, isto significa que existiam grupos sociais que possuíam direitos e deveres de acordo com a sua classe. Não se sabe como a sociedade olmeca foi extinta.
CHAVIN Cordilheira dos Andes
CHAVIN A América Andina possui 6.4 mil km de extensão, entre a Venezuela e a Argentina. Região montanhosa. Região de terremotos, vulcões ativos. Floresta Tropical Fauna: jaguar.
CHAVIN CHAVIN DE HUANTAR: o mais antigo centro cerimonial da América do Sul. Os templos foram construídos de pedras. Arquitetura diferenciada: passagens subterrâneas, labirintos, escadas e rampas.
CHAVIN DE HUANTAR: Através dos estudos das esculturas que faziam parte do templo Chavin de Huantar, pesquisadores acreditam que o templo foi administrado por sacerdotes que cultuavam um deus-felino. O templo chegou a ter aproximadamente 3 mil moradores que vinham de toda América Andina para agradecer, pedir ou deixar oferendas.