150 likes | 433 Views
Frutos. Grupo: Vítor, Samuel e A nna. Frutos. Os frutos se originam a partir do desenvolvimento do ovário. O pericarpo é dividido em 3 partes: o epicarpo é a casca do fruto, o mesocarpo é a parte que na maioria das vezes é comestível e o endocarpo é a semente.
E N D
Frutos Grupo: Vítor, Samuel e Anna
Frutos Os frutos se originam a partir do desenvolvimento do ovário. O pericarpo é dividido em 3 partes: o epicarpo é a casca do fruto, o mesocarpo é a parte que na maioria das vezes é comestível e o endocarpo é a semente.
As sementes se originam de um óvulo fecundado, elas formam uma importante aquisição evolutiva dos angiospermas. São divididas em: tegumento,endosperma,albúmen e embrião. O embrião se desenvolve originando uma nova planta, nas angiospermas ainda encontramos cotilédones que são folhas modificadas que armazenam nutrientes para o desenvolvimento do embrião.
Há espécies com um cotilédone (monocotiledôneas) e com dois cotilédones (dicotiledôneas). Essa características das sementes é justamente o que dá origem ao nome das duas classes.
Dispersão das sementes As angiospermas se adaptam muito bem no ecossistema, pois contam com a ajuda de agentes dispersores como aves, mamíferos e o vento. Os frutos suculentos e saborosos atraem mamíferos e aves, depois a semente é eliminada por esses animais e se encontrar em condições ideais, dará origem a uma nova planta.
Tipos de frutos Frutos carnosos - apresentam pericarpo suculento. Contêm muitos nutrientes e as vezes são comestíveis. São classificadas em bagas e drupas. Bagas são frutos com uma ou mais sementes soltas. Exemplos:tomate,limão e berinjela. Drupas:apresentam endocarpo duro,onde se encontra a semente. Exemplos:azeitona,pêssego e abacate.
Os falsos frutos ou pseudofrutos, são aqueles que não se originam a partir do ovário. Os pseudofrutos originam-se do pedúnculo ou do receptáculo floral. Exemplo: maçã. As sementes que se dispersam pelo vento são chamadas de sementes aladas. Elas apresentam adaptações para esse tipo de agente, como por exemplo, serem leves e plumosas ou terem prolongamentos que facilitam o transporte.
Semente do feijão, planta dicotiledônea (dois cotilédones)