1 / 33

O Renascimento

O Renascimento. 1 – Grande movimento intelectual e artístico que despontou em meados do século XVI, em algumas cidades italianas como Florença, Veneza e Roma.

miliani
Download Presentation

O Renascimento

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Renascimento 1 – Grande movimento intelectual e artístico que despontou em meados do século XVI, em algumas cidades italianas como Florença, Veneza e Roma. 2 – Este se caracterizava principalmente pela afirmação dos valores humanistas nas artes e na vida cotidiana. O ser humano é colocado como fonte de objeto e saber. 3 –O Teocentrismo Medieval foi substituído pelo Antropocentrismo da Idade Moderna. Características Gerais

  2. Teocentrismo – Visão de mundo que considera Deus como centro do Universo. Antropocentrismo – Visão de mundo que considera o Homem como centro do Universo. 4 – Humanismo • Valorização do Homem sem perder a importância de Deus. Este está no fundo da alma de cada ser humano. • A História da humanidade alterna períodos obscuros e iluminados, de ignorância e esclarecimentos. • Responsáveis pela divisão pela divisão tradicional da História ( Idades Antiga, Média e Moderna) 5 – Valorização da cultura Greco- Romana.

  3. O Renascimento Italiano • Surge nas cidades de Florença, Roma e Veneza. • A Itália era o berço da Cultura Clássica. • Florescimento econômico em função da expansão do comércio pelo Mediterrâneo. • Surgimento do Mecenato – financiamento do movimento artístico por burgueses, nobres e papas. • Surgimento da técnica da perspectiva, que representava no desenho e na pintura as diversas distâncias e proporções entre os objetos.

  4. Principais Nomes do Renascimento Italiano • Nicolau Maquiavel – maior pensador político de sua época. Escreveu O Príncipe – Reflexões sobre o poder do Estado, atacando as tradições medievais e separando a moral da religião. “ Os Fins Justificam os Meios” – Tudo o que garante o poder é valido. • Leonardo da Vinci – arquiteto, matemático, físico, inventor, pintor, estudante de anatomia. Suas principais obras são: Monalisa, Gioconda e a Última Ceia • Michelangelo Buonaroti – arquiteto, escultor e pintor. Ajudou a projetar a cúpula da Basílica de São Pedro. Principais obras: Pietá, Davi, Moisés.

  5. Rafael Sanzio – autor de várias Madonas , representações da Virgem, e de retratos. Sandro Boticelli - pintava Madonas e quadros de inspiração religiosa e pagã. Galilei Galileu –matemático, físico, astrônomo. Utilizava o método experimental para estudar a natureza. Criador da primeira Luneta Astronômica. Confirmou a Teoria Heliocêntrica de Copérnico.

  6. MONA LISA

  7. DAVID

  8. PIETÁ

  9. TUMBA DE MIGUEL ANGELO

  10. A TUMBA DE LOURENÇO DE MÉDICIS

  11. O Renascimento Fora da Itália O renascimento espalhou-se para vários países da Europa, são eles: • Países Baixos – destaca-se Erasmo de Roterdã, com Ensaios da Loucura, onde criticou a sociedade da época. • França – destacou-se François de Rebelais, que satirizou a Monarquia e o Cristianismo. • Inglaterra – o principal representante do renascimento Inglês foi Willian Shakespeare. • Espanha – na pintura destacou-se El Greco e na literatura Miguel de Cervantes com a obra literária D.Quixote de La Mancha.

  12. Mentalidade Medieval Idéias ligadas ao domínio cultural da Igreja Católica Apenas alguns padres e monges sabem ler e escrever livros, que são feitos a mão. A cultura não é escrita. Teocentrismo – “Deus é o centro de tudo” A verdade deve ser encontrada nas tradições da sociedade medieval, no que estava escrito na Bíblia, na autoridade da Igreja e dos autores antigos e consagrados (Aristóteles, São Tómas de Aquino) O ser humano é visto com certo desprezo porque é um pecador. Merecemos sofrer porque somos pecadores. Mentalidade Renascentista Muitos intelectuais não fazem parte da Igreja. Suas obras estão ligadas a vida ativa e variada das cidades. A invenção da imprensa torna os livros mais baratos e populares. Cresce o número de pessoas alfabetizadas. Antropocentrismo – “ O ser humano no centro das atenções”. A verdade sobre a natureza deve ser obtida por meio da experiência da observação, guiadas pelo uso da razão ( do raciocínio) O homem é a mais perfeita das criaturas de Deus (“feito à sua imagem e semelhança”), capaz de fazer coisas maravilhosas: máquinas, prédios, pinturas...

  13. A vida material é pouco importante. O que é precioso é a salvação da alma. Tudo o que acontece na natureza deve ser explicado pela vontade direta de “Deus”. As pessoas devem se conformar com o mundo tal como ele é , porque foi “Deus” que o fez assim. A única grande mudança será o Apocalipse. Devemos conhecer o mundo para admirar a obra de “Deus” e louvá-lo. A natureza é fonte do pecado. Devemos ficar afastados dela para fugir das tentações. A razão deve estar subordinada a fé. Os fenômenos da natureza devem ser explicados pela própria natureza. O homem pode e deve ser o criador, o aventureiro, o sonhador, o dominador da natureza. Conhecer a natureza para melhor dominá-la. O Homem faz parte da natureza. Conhecer a natureza é também conhecer o próprio homem. O renascimento continua cristão. Mas considera que a vida material terrena também é muito importante. Separação entre a fé e a razão. A fé deve prevalecer no sentimento religioso, mas a razão deve ter prioridade sobre a fé quando o assunto é o estudo da natureza.

More Related