70 likes | 160 Views
O MÉTODO CIENTÍFICO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS.
E N D
O MÉTODO CIENTÍFICO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS Observação Não é preciso ser um cientista para ter este hábito: o de observar, todos nós fazemos isso o tempo inteiro. Uma observação pode ser feita a olho nu (simples) ou pode exigir a utilização de instrumentos mais avançados. Hipótese É uma possível explicação para um fenômeno e também deve ser testada por um grande número de experimentos. Primeiramente, o pesquisador deve propor ideias lógicas ou suposições para explicar certos fenômenos e observações, e então desenvolver experimentos que testem essas hipóteses.
LEI Depois de constatado um fenômeno você poderá descrevê-lo em forma de enunciado, mas uma lei só pode ser formulada após certa quantidade de observações semelhantes. Uma lei tem a característica de descrever eventos que se manifestam de maneira invariável e uniforme. TEORIA Depois que a hipótese é testada por vários experimentos, ela pode dar origem a uma teoria ou modelo. Ex: Modelo atômico de Dalton, Teoria de Lavoisier. A teoria deve responder não só às questões iniciais e as que surgirem durante seu fundamento, mas deve permitir previsões sobre futuros experimentos que podem vir a modificá-la. Sendo assim, a teoria pode ser definida como sendo um modelo científico criado por meio de experimentos.
CONCEITO DE POLÍTICAS PÚBLICAS • Apesar da multiplicidade de significados das políticas públicas, elas são analisadas na ciência política e na Administração como instrumentos utilizados Pelo Estado para implementação de determinados objetivos.Essas políticas tem como embasamento a constituição federal de 1988, mas também são regidas pelas leis estaduais e municipais, com por exemplo, as leis orgânicas. As 3 esferas de governo podem legislar sobre elementos mais específicos desde que não se oponham a lei máxima (inconstitucionalidade).
Os sistemas escolhidos, pertencentes a minha área de conhecimento, foram os sistemas políticos de meio ambiente. Os sistemas de meio ambiente constituem uma tentativa de estabelecimento de uma rede intersetorial que pretende agregar órgãos e institutos no desenvolvimento de estratégias para disseminar a educação ambiental pelo país, nos estados e municípios da mesma forma que projetos e ações para recuperação, manutenção e criação de espaços naturais preservados. Segundo Souza (2001, p. 46) “Um sistema pode ser definido como um conjunto de entidades interdependentes – ou que interagem entre si – formando um todo integrado”. sistemaS POLÍTICOS
CARCATERÍSTICAS SIMILARES A maioria dos sistemas compartilha algumas características comuns, tais como: i) estrutura; ii) comportamento; iii) inter-conectividade; iv) funções ou grupo de funções; v) os sistemas estão imersos em um ambiente (48).
Observação: A observaçãopara o modelo de sistemaescolhido tem grandeimportânciaparaidentificarosseusfundamentos, dinâmica,conexões e tambémtodososatoresenvolvidos. Podemosrealizar a observação dos sistemaspolíticos de meioambientenasações e projetoscriados e executadosnosbairros, municípios e nasgrandesdiscussõesrealizadaspelosgovernosestadual e federal. Hipótese: Após a criaçãoda CF de 1988 iniciou-se um processo de descentralização das decisõespol’ticas e maiorautonomiaparaosentesfederadosresolveremseusprobemas. A própria CF incentivoutambém a articulação entre todososorgãos e instituiçõespúblicas e privadasatuantesnasquestõesambientaisparadesenvolveremprojetosparasuaslocalidades. Lei: Nessecaso a Lei seria a Constituição Federal de 1988 comosendo o modelo a ser seguidoparanorteartodas as outrasações. Teoria: Após as inúmerasexperiências e constataçõescientíficasfoipossívelestabelecer um conjunto de teoriasemsubáreasespecíficasquesãoconstantementeaprofundadasdentro das políticaspúblicasambientais. CaracterizaçãodOSsistemaspolíticosdentro do métodocientífico