280 likes | 875 Views
Título. ÓPTICA - INTRODUÇÃO Aula 1. Professor. Edson Osni Ramos (Cebola). Disciplina. Física B. LUZ, MATÉRIA OU ENERGIA. “Que é a luz? Mistério insondável ...
E N D
Título ÓPTICA - INTRODUÇÃO Aula 1 Professor Edson Osni Ramos (Cebola) Disciplina Física B
LUZ, MATÉRIA OU ENERGIA “Que é a luz? Mistério insondável ... Os homens de ciência oscilaram entre uma e outra teoria, cada vez abandonando a anterior, até chegarem à paradoxal situação atual, em que têm de aceitar duas teorias simultaneamente. Onda ou corpúsculo?, interroga o homem de ciência. Onda e corpúsculo!, responde a luz.” - Jorge Sabato -
ÓPTICA É a parte da Física que estuda a propagação e o comportamento da luz, bem como os fenômenos relacionados com a visão. Pode ser física, geométrica ou fisiológica.
ÓPTICA FÍSICA: estuda os fenômenos luminosos considerando seu caráter ondulatório, ou seja, preocupando-se com a natureza do agente físico luz. ÓPTICA GEOMÉTRICA: estuda os fenômenos luminosos sem se preocupar com a natureza do agente físico luz. ÓPTICA FISIOLÓGICA: estuda os fenômenos relacionados com a visão.
De acordo com a Teoria Eletromagnética da Luz: LUZ ONDA ELETROMAGNÉTICA TRIDIMENSIONAL TRANSVERSAL
LUZ: é todo agente físico capaz de sensibilizar a retina humana. RAIO DE LUZ: é uma linha imaginária, sem dimensão física, que representa a propagação da luz. FEIXE LUMINOSO: é um conjunto de raios luminosos. Possui dimensão física e pode ser convergente, divergente ou cilíndrico (ou paralelo).
FONTE LUMINOSA é qualquer objeto visível. FONTE PRIMÁRIA: emite luz própria. Exemplos: FONTE SECUNDÁRIA: não emite luz própria. Exemplos:
Uma fonte luminosa pode, ainda ser classificada como: PUNTIFORME (PONTUAL) ou EXTENSA Quando às DIMENSÕES MONOCROMÁTICA ou POLICROMÁTICA Quando ao TIPO DE LUZ
MEIOS LUMINOSOS TRANSPARENTE: permite a passagem total da luz. TRANSLÚCIDO: permite a passagem parcial da luz. OPACO: não permite a passagem da luz.
FENÔMENOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA REFLEXÃO ou REFLEXÃO ESPECULAR DIFUSÃO ou REFLEXÃO DIFUSA REFRAÇÃO ABSORÇÃO
PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA • Princípio da PROPAGAÇÃO RETILÍNEA DA LUZ. • Princípio da INDEPENDÊNCIA DOS RAIOS DE LUZ. - Princípio da REVERSIBILIDADE DOS RAIOS DE LUZ.
APLICAÇÕES DO 1º PRINCÍPIO FASES DA LUA
ECLIPSE SOLAR ECLIPSE LUNAR
www.energia.com.br www.professor-cebola.blogspot.com