80 likes | 314 Views
Introdu çã o à Microeconomia. Considera çõ es Gerais. Introdu çã o à Microeconomia.
E N D
Introdução à Microeconomia Considerações Gerais
Introdução à Microeconomia Adam Smith é geralmente considerado o fundador da área de microeconomia, o ramo da economia que actualmente se dedica ao comportamento das entidades individuais como os mercados, as empresas e as familias.(Samuelson e Nordhaus, 1999). A microeconomia explica como e porque estas entidades tomam decisões económicas. Explica também de que maneira as empresas determinam o número de trabalhadores que contratarão e como os trabalhadores decidem onde trabalhar e quanto trabalhar (Pindyck et all, 1994).
Introdução à Microeconomia A microeconomia esclarece como consumidores tomam decisões de compra e de que forma as suas escolhas são influenciadas pela variação de preços e rendas. Microeconomia é também chamada a teoria de preço para enfatizar a importância desta variável. A microeconomia explica como a acção de consumidores e vendedores determinam o preço e como este influência as decisões e acções de vendedores e compradores individuais.
Introdução à Microeconomia Uso de modelos microeconómicos Modelos baseados em teorias económicas são usados para prever o futuro ou responder como mudanças em certas variáveis afectam diversos sectores da economia. Muitos dos modelos microeconómicos estão baseados na maximização. Na interpretação de modelos de microeconomia tratam-se de questões positivas como das normativas.
Introdução à Microeconomia Análise positiva - interpreta a economia como ela é realmente, sendo, assim, descritiva. O economista comporta-se como um cientista. Análise normativa - interpreta a economia como ela deveria ser, sendo, assim, prescritiva. O economista é um político. Ex: - Leis que obrigam o pagamento de salário mínimo podem causar desemprego. (afirmação de economia positiva).- O governo deveria aumentar o salário mínimo. (afirmação de economia normativa).
Pressupostos básicos de análise microeconómica • A HIPÓTESE ‘CETERIS PARIBUS’: Para analisar um mercado específico, a Microeconomia se vale da hipótese de que “Tudo o mais permanece constante” (Ceteris Paribus). Adoptando-se essa hipótese, torna-se possível o estudo de um determinado mercado, selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes económicos (consumidores e produtores). • PAPEL DOS PREÇOS RELATIVOS: Na análise Microeconómica, são mais relevantes os preços relativos (os preços de um bem em relação aos demais) do que os preços absolutos (isolados).
Pressupostos básicos de análise microeconómica • OBJETIVOS DA EMPRESA: A grande questão na Microeconomia, que inclusive é a origem das diferentes correntes de abordagem, reside na hipótese adoptada quanto aos objectivos das empresas produtoras de bens e serviços: • Análise Tradicional: Princípio da Racionalidade = o empresário sempre busca a maximização do lucro total, optimizando a utilização dos recursos de que dispõe. • Correntes Alternativas: aumento da participação nas vendas do mercado, maximização da margem sobre os custos de produção independente da demanda de mercado.