250 likes | 409 Views
Roteiro do Trabalho Científico. Prof. Adm. Fabricio Bazé Disciplina: Seminários de TCC. 3 cm. CAPA. UNIDERP – UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DO PANTANAL Curso de Pós-Graduação em Gestão de Marketing e Vendas DIGITE SEU NOME AQUI
E N D
Roteiro do Trabalho Científico Prof. Adm. Fabricio Bazé Disciplina: Seminários de TCC
3 cm CAPA UNIDERP – UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DO PANTANAL Curso de Pós-Graduação em Gestão de Marketing e Vendas DIGITE SEU NOME AQUI [nome do aluno centralizado, em maiúsculas e fonte Times New Roman(TNR) 16] DIGITE O TÍTULO DO TRABALHO [Título centralizado, em maiúsculas, com negrito, fonte Times New Roman 14, máximo 3 linhas] Campo Grande – MS Digite mês (por extenso) e ano [Fonte Times New Roman 12, sem negrito] 3 cm 2 cm Papel: A 4, Retrato 2 cm
DIGITE SEU NOME AQUI [nome do aluno centralizado, em maiúsculas e fonte TNR 16] DIGITE O TÍTULO DO TRABALHO [Título centralizado, em maiúsculas, com negrito, fonte TNR 14, máximo 3 linhas] (ENSAIO) Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção do grau de especialista no Curso de Pós-Graduação em ............................... da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal–UNIDERP, sob a orientação do(a) Prof.(a) [Especialista, Mestre, Doutor] .......................... [TNR 11, sem negrito] Campo Grande – MS Digite mês (por extenso) e ano [Fonte TNR 12, sem negrito] FOLHA DE ROSTO
SUMÁRIO [Título centralizado, em maiúsculas, com TNR 14] [Opcional para trabalhos com menos de 15 páginas] [2 linhas com espaço 1,5] 1 INTRODUÇÃO......................................................................................................................... 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA........................................................................................... 3 METODOLOGIA..................................................................................................................... 4 O CASO EM ESTUDO............................................................................................................ 5 APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS................................................................. 6 ANÁLISE DOS DADOS.......................................................................................................... 7 CONCLUSÃO.......................................................................................................................... REFERÊNCIAS.......................................................................................................................... Apêndice (se for o caso).............................................................................................................. Anexo (se for o caso)...................................................................................................................
1 INTRODUÇÃO [Norma 14724-02, título centralizado, em maiúsculas, TNR 14] [2 linhas com espaço 1,5] Consiste em um texto que apresenta, de forma clara, o tema e o problema a ser desenvolvido, com destaque para aqueles aspectos que o autor (aluno) considerar importante para despertar e atrair a atenção do leitor (professor da disciplina e público em geral). É uma contextualização, no tempo e no espaço, do tema e de sua relevância social para a Administração e sociedade em geral, finalizado com a formulação do problema a ser investigado. Este capítulo se compõe das seguintes partes (ou sub capítulos): 1.1 Problema de pesquisa 1.2 Objetivo geral 1.3 Objetivos específicos
1.1 Problema de Pesquisa Consiste, em geral, em uma questão a ser respondida por meio de procedimentos científicos. Deve ser elaborada de forma a evitar respostas do tipo sim/não. • Características do Problema Geralmente é formulado como uma pergunta; Essa pergunta deve ser clara e concisa; Tem de ser relevante ao ponto de justificar uma pesquisa científica; Tem de ser factível, tanto em relação à competência do pesquisador, quanto aos recursos disponíveis para tanto; Tem de ser adequado à motivação do pesquisador.
1.2 OBJETIVO GERAL Sua formulação está vinculada diretamente ao problema de pesquisa. Corresponde ao resultado esperado no final da pesquisa. Tem de ser elaborado com o verbo no infinitivo (descrever, explicar, identificar, comparar, etc.). Precisa ser claro e de fácil entendimento.
1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Correspondem as etapas (ou percursos) necessárias para alcançar o objetivo geral. São elaborados também com o verbo no infinitivo. Precisam ser claros e de fácil entendimento. ATENÇÃO: sugere-se a elaboração de pelo menos 3 (três) objetivos específicos para facilitar o desenvolvimento do trabalho. NOTE BEM: Todos os objetivos terão de ser respondidos obrigatoriamente na conclusão do trabalho.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA [Norma 14724/2002, alinhado a esquerda, em maiúsculas, TNR 14] [2 linhas com espaço 1,5] Consiste na redação de textos para compor a base teórica do trabalho. Resulta de leitura e ordenamento lógico do material bibliográfico consultado e selecionado pelo aluno. Sua elaboração decorre da retirada de partes importantes de livros, artigos, revistas, teses, dissertações e monografias consultadas e selecionadas pelo aluno ou indicadas pelo professor, e que estejam relacionadas com o tema, problema e objetivos propostos. Tem de ser desenvolvido com base em pelo menos 10 (dez) referências bibliográficas (livros, artigos científicos, dissertações e/ou teses).
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA(continuação) NOTE BEM: não se trata de “copiar” textos de terceiros e sim de reescrever as idéias principais dos textos lidos com suas próprias palavras. Em geral a fundamentação teórica, deve ser composta de, no mínimo, 3 (três) partes, conforme exemplo a seguir: EXEMPLO: Tema: Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.1 Origem dos estudos sobre QVT. 2.2 A evolução do significado de QVT. 2.3 Os modelos teóricos sobre QVT.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (continuação) Todas as suas partes componentes terão de seguira estrutura lógica utilizada para a elaboração de textos, conforme as regras estabelecidas para uma redação, isto é, introdução, desenvolvimento e conclusão. As suas partes componentes precisam estabelecer, de forma clara, ligações entre si, de modo articulado e harmônico, para garantir a coerência necessária. Todas as obras consultadas para sua elaboração têm de ser citadas ao longo do texto e listadas no capítulo referências. ATENÇÃO: Apenas as obras citadas ao longo do trabalho fazem parte do capítulo referências.
3 METODOLOGIA [2 linhas com espaço 1,5] Refere-se ao conjunto de elementos que irá orientar os procedimentos técnicos e operacionais necessários para desenvolver o trabalho, compreendendo: características da pesquisa, população e amostra (ou participantes da pesquisa), instrumentos para coleta de dados e instrumento para tratamentos e análise de dados, detalhados a seguir.
3.1 CARACTERÍSTICAS METODOLÓGICAS (ou Características da Pesquisa) Consiste em um texto que apresente e descreva os tipos de pesquisa utilizados para caracterizar o estudo proposto, conforme classificação proposta por Vergara (2005) apresentada a seguir: Quantos aos fins: exploratória, descritiva, explicativa, metodológica, aplicada e intervencionista. Quanto aos meios: pesquisa de campo, pesquisa de laboratório, documental, bibliográfica, experimental, ex post facto, participante, pesquisa-ação e estudo de caso.
3.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA / PARTICIPANTES DA PESQUISA Neste caso, o aluno irá optar por um dos tópicos a seguir para caracterizar os participantes que forneceram dados ou informações à pesquisa.
3.2.1 POPULAÇÃO E AMOSTRA (para abordagem quantitativa) População: Refere-se ao conjunto total de elementos (empresas, pessoas, setores, etc.) a serem investigados. Amostra: Trata-se de uma parte da população a ser estudada. Utiliza-se de fórmula estatística para seu cálculo. ATENÇÃO: Esta forma de tratamento é utilizada para estudo com abordagem quantitativa. 3.2.2 PARTICIPANTES DA PESQUISA (para abordagem qualitativa) São aqueles indivíduos que fazem parte do estudo. Geralmente são escolhidos aqueles que mais conhecimento tem sobre o tema em investigação.
3.4 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Consistem em discorrer sobre os instrumentos utilizados para reunir dados e informações de interesse para a pesquisa. Os principais são os seguintes: observação direta, entrevista e questionário. 3.5 INSTRUMENTOS PARA TRATAMENTO E ANÁLISE DE DADOS Consiste em descrever as técnicas que possibilitaram observar e interpretar os dados coletados. Exemplo: análise estatística e análise de conteúdo.
4 O CASO EM ESTUDO Trata-se de um capítulo que apresenta e descreve com riqueza de detalhes a(s) empresa(s) escolhida(s) para a realização da pesquisa composto dos seguintes tópicos: 1. Histórico da empresa. 2. Características da empresa (missão, visão, objetivos, produtos e serviços detalhados). 3. Estrutura organizacional da empresa (descrição de cargos e/ou departamentos e respectivo organograma). 4. Mercado (concorrência, fornecedor e clientes). 5. Descrição da(s) área(s) principal(is) que a pesquisa irá investigar.
5 APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS Este capítulo apresenta o conjunto de dados coletados e sua respectiva descrição. Trata-se, portanto, de relatar de forma clara os resultados obtidos através de entrevistas, questionários ou de pesquisa bibliográfica conforme o instrumento escolhido pelo aluno para desenvolver sua pesquisa. ATENÇÃO: tabela, quadro, gráfico e figura não falam. Assim descrevê-los é preciso. NOTE BEM: utilize apenas um tipo de instrumento para coletar dados evitando assim problemas no processo de análise.
6 ANÁLISE DOS DADOS Este capítulo se constrói a partir da comparação dos dados coletados em campo com a teoria existente e contemplada na fundamentação teórica da pesquisa. É comum a confirmação ou não dos dados coletados em campo com a teoria existente sobre eles. ATENÇÃO: A depender do volume de dados coletados, este capítulo pode ser integrado ao anterior denominando-se então de Apresentação e Análise de Dados.
6 ANÁLISE DOS DADOS (continuação) Cabe ao aluno (pesquisador iniciante) fazer deduções lógicas que gerem interpretações coerentes. Existem vários técnicas para analisar os dados. Descrita com seu orientador aquela mais adequada para sua pesquisa.
7 CONCLUSÃO [2 linhas com espaço 1,5] Trata-se de um texto composto tão somente dos resultados da análise dos dados coletados e que demonstre ter alcançado todos os objetivos da pesquisa. Nesta etapa, o aluno tem de elaborar um texto que evidencie de forma clara os resultados encontrados. ATENÇÃO: a conclusão só pode ser elaborada a partir dos resultados obtidos com a análise dos dados coletados.
REFERÊNCIAS [2 linhas com espaço 1,5] Corresponde a lista dos autores (pelo menos 10) que foram pesquisados e citados ao longo do trabalho, ou seja, somente aqueles que foram citados no trabalho são incorporados nas referências. ATENÇÃO: as referências devem ser formatadas conforme estabelecido na norma da ABNT 6023. EXEMPLOS: AYRES, K. V. Qualidade de Vida no Trabalho e qualidade de vida: uma proposta integradora. Roteiro: Revista da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campina Grande, ano VII, nº 1 (07) Junho, 2000. BENAVIDES, S.S. Qualidade de vida no trabalho e a gestão estratégica de recursos humanos: o projeto “vivendo bem” da Van Den Bergh.2000. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de São Paulo, 2000. FERNANDES, Eda Conte. Qualidade de vida no trabalho: como medir para melhorar. 2. ed. Salvador/BA: Casa da Qualidade, 1996. 115p. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de Pesquisa. Editora Atlas, 2002 – São Paulo.
REFERÊNCIAS (continuação) LIMONGI-FRANÇA, Ana C. Indicadores empresariais de qualidade de vida no trabalho: um estudo comparativo entre satisfação dos empregados e esforço empresarial nas empresas com certificação ISO 9000. São Paulo, 1996 Tese (Doutorado) – Faculdade de Economia e Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. __________________. Interfaces da Qualidade de Vida no Trabalho na Administração de Empresas: fatores críticos da Gestão Empresarial para uma Nova Competência. São Paulo, 2001 Tese (Livre-Docência) – Faculdade de Economia e Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. MATTOSO, Jorge E. Crise, transformações produtivo-tecnológicas e trabalho – panorama visto do Brasil. Caderno do CESIT (Texto para discussão n. 07),Instituto de Economia -UNICAMP, 1992. p. 16. MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2000. 530p. RODRIGUES, Marcus Vinícius Carvalho Qualidade de vida no trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. TOLFO, Suzana da Rosa, PICCININI, Valmíria Carolina. As melhores empresas para trabalhar no Brasil e a qualidade de vida no trabalho: disjunções entre a teoria e a prática. Revista de Administração Contemporânea, v. 5, n. 1, jan./abr. 2001.