240 likes | 637 Views
Fertilização in vitro. Universidade Federal de Minas Gerais Ciências biológicas - Noturno. Disciplina:Embriologia geral. Grupo: Cintia Ribeiro, Jaqueline Mendes, Lorrana Braga, Luciana Gandra, Maria Letícia Figueiredo, Sara Martins. O que é fertilização in vitro ?.
E N D
Fertilização in vitro Universidade Federal de Minas Gerais Ciências biológicas - Noturno Disciplina:Embriologia geral Grupo: Cintia Ribeiro, Jaqueline Mendes, Lorrana Braga, Luciana Gandra, Maria Letícia Figueiredo, Sara Martins.
O que é fertilização in vitro? Promoção do encontro do ovócito II com o espermatozóide fora do organismo feminino. Normalmente esse encontro aconteceria na tuba uterina.
Histórico O procedimento foi desenvolvido pelo britânico Robert Edwards, que em 1969 conseguiu realizar a primeira fertilização de um óvulo humano em um tubo de ensaio. A primeira criança “bebê de proveta”, Louise Brown, nasceu em 1978.
Robert Edwards, Leslie Brown e Louise Brown (com seu filho) Robert Edwards foi o vencedor do Prêmio Nobel de Medicina de 2010 por suas pesquisas sobre a FIV.
Primeiro bebê de proveta do Brasil Paula Caldeira, 26 anos
Modalidades de FIV FIV convencional ICSI (intra cytoplasmic sperm injection)
FIV convencional Os espermatozóides são colocados junto aos ovócitos em um ambiente que simula as trompas.
FIV convencional Estimular os ovários a produzirem mais ovócitos no ciclo ovulatório de tratamento; Monitoramento por ultra-som (através do desenvolvimento dos folículos ovarianos, sabe-se o momento certo da coleta dos ovócitos);
FIV convencional Retirada dos ovócitos (aspiração transvaginal por ultrapor ; Coleta do sêmen e seleção de espermatozóides; Espermatozóides colocados junto aos ovócitos.
ICSI - intra cytoplasmic sperm injection Injeção de um espermatozóide dentro do ovócito com auxílio de uma micropipeta. Utilização: quando não é possível o espermatozóide fertilizar o ovócito por conta própria.
ICSI - intra cytoplasmic sperm injection Espermatozóides são injetados nos ovócitos II com auxílio de micropipeta; Após 3 dias o zigoto é injetado no útero.
Quando FIV é indicada? • Ausência ou obstrução tubária; • Endometriose severa (presença do endométrio fora do útero); • Fator masculino moderado;
Quando FIV é indicada? • Disovulias e/ou anovulias em falha de tratamentos anteriores; • Infertilidade sem causa aparente (falha de tratamento(s) prévio(s)); • Falência ovariana (programa de ovodoação).
Taxas de sucesso de FIV As taxas de sucesso variam com a causa de infertilidade e a idade da mulher. Mas em geral a média de sucesso é de 29%. A probabilidade de uma mulher engravidar naturalmente, que é de 20 a 30%.
Riscos de FIV Gravidez múltipla; Gravidez ectópicas; Síndrome da hiperestimulação do ovário – SOH.
Gravidez múltipla Nadya Suleman, mãe de óctoplus
Embriões congelados Grande número de embriões são produzidos a partir dos ovócitos e espermatozóides doados; Alguns somente serão implantados e os demais mantidos criopreservados.
Embriões congelados Resolução 1358/92 do Conselho Federal de Medicina (CFM) prevê: - Embriões criopreservados não podem ser destruídos ou descartados, devendo permanecer congelados por tempo indeterminado.
Possíveis destinos dos embriões criopreservados Doação voluntária e anônima a mulheres estéreis; Utilização em pesquisas.