691 likes | 1.73k Views
SUBSTANTIVO. São palavras que designam seres – visíveis ou não, animados ou não –, ações, estados, sentimentos, desejos, idéias. Classificação dos substantivos
E N D
SUBSTANTIVO São palavras que designam seres – visíveis ou não, animados ou não –, ações, estados, sentimentos, desejos, idéias.
Classificação dos substantivos 01) Substantivo Comum: Substantivo comum é aquele que designa os seres de uma espécie de forma genérica. É o substantivo que não é próprio. Por exemplo: pedra, computador, cachorro, homem, caderno. 02) Substantivo Próprio: Substantivo próprio é aquele que designa um ser específico, determinado, individualizando-o. Por exemplo: Maxi, Londrina, Luana, Natália, Ester. O substantivo próprio sempre deve ser escrito com letra maiúscula.
03) Substantivo Concreto: Substantivo concreto é aquele que designa seres que existem por si só ou apresentam-se em nossa imaginação como se existissem por si. É o substantivo que não é abstrato. Por exemplo: ar, som, Deus, computador, pedra, Ester. 04) Substantivo Abstrato: Substantivo abstrato é aquele que designa prática de ações verbais, existência de qualidades ou sentimentos humanos. Por exemplo: saída (prática de sair), beleza (existência do belo), saudade.
Formação dos substantivos 01) Substantivo Primitivo: É primitivo o substantivo que não se origina de outra palavra existente na língua portuguesa. Por exemplo: pedra, jornal, gato, homem. 02) Substantivo Derivado: É derivado o substantivo que provém de outra palavra da língua portuguesa. Por exemplo: pedreiro, jornalista, gatarrão, homúnculo.
03) Substantivo Simples: É simples o substantivo formado por um único radical. Por exemplo: pedra, pedreiro, jornal, jornalista. 04) Substantivo Composto: É composto o substantivo formado por dois ou mais radicais. Por exemplo: beija-flor, homem-rã, passatempo.
Gêneros - masculino e feminino Quanto às formas, eles podem ser: 01. Substantivos Biformes: são os que apresentam duas formas, uma para o masculino, outra para o feminino, com apenas um radical. Ex. menino - menina. traidor - traidora. aluno - aluna
02) Substantivos Heterônimos: são os que apresentam duas formas, uma para o masculino, outra para o feminino, com dois radicais diferentes. Ex. homem - mulher. bode - cabra. boi - vaca.
03) Substantivos Uniformes: são os que apresentam apenas um forma, para ambos os gêneros. Os substantivos uniformes recebem nomes especiais, que são os seguintes: Comum de dois Sobrecomum Epiceno
o / a estudante o / a imigrante o / a acrobata o / a agente o / a intérprete o / a lojista o / a mártir o / a viajante o / a artista A) Comum-de-dois: uma só forma para ambos os gêneros, com artigos distintos: Eis alguns exemplos:
o / a aspirante o / a atleta o / a camelô o / a fã o / a gerente o / a médium o / a sem-terra o / a sem-vergonha o / a xereta o / a modelo (indivíduo contratado por agência ou casa de modas para desfilar com as roupas que devem ser exibidas à clientela) o / a personagem o / a protagonista o / a puxa-saco
o cônjuge a criança o carrasco o indivíduo o apóstolo o monstro a pessoa a testemunha o algoz (carrasco) o verdugo (carrasco) a sentinela o sujeito a vítima o tipo o animal o cadáver a criatura o dedo-duro o defunto o gênio o ídolo o nó-cego o pé-quente o pivô B) Sobrecomum: Os sobrecomuns são os que têm uma só forma e um só artigo para ambos os gêneros:
a girafa a águia a barata a cobra a arara o jacaré a onça o tatu a anta C) Epiceno: têm uma só forma e um só artigo para ambos os gêneros de certos animais, acrescentando as palavras macho e fêmea, para se distinguir o sexo do animal.
a borboleta o canguru o caranguejo o crocodilo o escorpião a formiga a girafa a mosca a pantera o pernilongo o piolho a piranha a rã a tartaruga o tatu o urubu a zebra
o açúcar o afã o alvará o anátema o aneurisma(dilatação da artéria) o antílope o apêndice o apetite o algoz o cataclismo o cônjuge o champanha o clã o cola-tudo o cós o coma o derma o diagrama o dó o diadema o decalque Gênero vacilante: substantivos que trazem dificuldades, quanto ao gênero.
o eclipse o estigma (visão negativa) o estratagema (plano de guerra) o eczema (afecção cultânea) o formicida o guaraná o gengibre o herpes o lança-perfume o haras o lotação (= ônibus) o magma (lava) o matiz (nuança) o magazine o milhar o nó-cego o pijama o plasma o talismã o telefonema o tira-teimas
São Femininos: a abusão (ilusão) a acne a aguarrás (cachaça,solvente) a alface a apendicite a aguardente a alcunha (apelido) a aluvião (inundação) a bacanal a bólide (meteorito) a couve a couve-flor a cal a comichão a derme a dinamite a debênture (título de crédito ao portador)
a elipse a ênfase a echarpe a enzima a faringe a ferrugem a fênix (ave que renascia das cinzas) a libido (tesão) a matinê a mascote a nuança a omoplata a patinete a quitinete a sentinela a soja a toalete
o caixa = o funcionário a caixa = o objeto o capital = dinheiro a capital = sede de governo o coma = sono mórbido a coma = cabeleira, juba o grama = medida de massa a grama = a relva, o capim o guarda = o soldado a guarda = vigilância, corporação o guia = aquele que serve de guia, cicerone a guia = documento, formulário; meio-fio o moral = estado de espírito a moral = ética, conclusão o banana = o molenga. a banana = a fruta Mudança de gênero com mudança de significado
as calças as costas os óculos os parabéns (parabém) as férias as olheiras as hemorróidas as núpcias as trevas os arredores Substantivos só usados no plural:
Plural com deslocamento da sílaba tônica: carácter = caracteres espécimen = especímenes júnior = juniores sênior = seniores
AUMENTATIVO Analítico » é feito com o auxílio de palavras que dão idéia de ampliação de tamanho. Buraco enorme planície imensa Sintético » é feito como o auxílio de sufixos. Buracão fogaréu
GRAU DIMINUTIVO Analítico » é formado com o auxílio de palavras que dão idéia de diminuição. Casa pequena chip minúsculo Sintético » é feito com o auxílio de sufixos. Menininho riacho folheto
GRAU DO SUBSTANTIVOS Aumentativo » é quando o tamanho do ser aumenta. Diminutivo » é quando o tamanho do ser diminui.
ADJETIVOS A classificação semântica dos adjetivos pode variar de acordo com o tipo de característica que exprimem. • Cor: vermelho, amarelo, azul, preto. • Forma: quadrado, redondo, triangular. • Temperatura: quente, frio, morno, gelado.
Intensidade: forte, fraco, moderado. • Proporção: grande, médio, pequeno, nanico, enorme. • Qualidade: bom, bonito, amável, agradável. • Defeito: mau, ruim, feio, horrível. • Adjetivos gentílicos: brasileiro, português, paulista, carioca, lisboeta.
Locução adjetiva Duas ou mais palavras =função de adjetivo. preposição + advérbio Período da tarde = Período vespertino preposição + substantivo Conselho de mãe = Conselho maternal Dor de estômago = Dor estomacal
Quanto à formação • Primitivo: Não provém de outra palavra, e serve de base para a formação de outras palavras, em geral, substantivos abstratos. Exemplos: Triste é primitivo de tristeza; Negro é primitivo de negritude. • Derivado: Apresenta afixos e provém de outra palavra. Exemplos: Integral é derivado de íntegro (íntegro + sufixo -al); Amansado é derivado de manso(prefixo a- + manso + sufixo -ado).
Simples: É constituído de um só elemento: surdo, mudo etc. • Composto: É aquele que é constituído de mais de um elemento: Plantão médico-cirúrgico, Uniforme alviverde(alvi + verde).
Flexão de Gênero • Adjetivos uniformes: Apresentam uma única forma para os dois gêneros (masculino e feminino). Exemplos: empregado competente (masculino)/empregada competente (feminino) • Adjetivos biformes: Apresentam duas formas para os dois gêneros (masculino e feminino). Exemplo: o homem burguês (masculino)/a mulher burguesa (feminino)
Flexão de Número • Nos adjetivos compostos, como regra geral, só o último elemento vai para o plural. poemas herói-cômicos • Exceção: surdo-mudo . surdos-mudos.
Não há variação de número nem de gênero • nome de cor + substantivo: olhos verde-mar • adjetivo azul-marinho: calças azul-marinho • expressão cor + de + substantivo: chapéus cor-de-rosa • os substantivos empregados em função adjetivas quando está implícita a idéia de cor: sapatos cinza
Comparativo de SuperioridadeMais + ADJETIVO + (do) que • Gabriel é mais inteligente que João. • Esse carro é mais caro do que rápido. • Luigi é mais alto que Mário. • Marcelo é maiorque Carlos.
Comparativo de IgualdadeTão + ADJETIVO + quanto (como) • A sua casa é tão luxuosa quanto a minha. • O linux é tão seguro quanto o Windows. • A Bruna é tão bonita quanto a Camila. • Luigi é tão alto quanto Mário.
Comparativo de InferioridadeMenos + ADJETIVO + (do) que • Amanda é menos alta que Carla. • Roberto é menos esperto que Carla. • Nádia é menos bonita que Priscila • Lídia é menos elegante que Carla.
Grau Superlativo Absoluto • Analítico: Anteposição de advérbios (muito, bem, bastante, imensamente). Ex."É uma aluna bastante/muito inteligente." • Sintético:Acrescenta-se sufixos ao adjetivo (-íssimo, -imo, -rimo). Ex: "A Lara é felicíssima."
Grau Superlativo Relativo • Grau Superlativo Relativo de Superioridade: Ex."Heloísa é a mais bonita da sala." • Grau Superlativo Relativo de Inferioridade: Ex."Sandra é a menos alegre de todas." Não existe Grau Superlativo Relativo de Igualdade.