1 / 10

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental. PACTO PELA SAÚDE AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA PACTUAÇÃO PLANILHAS. PACTO PELA SAÚDE AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.

Download Presentation

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDESuperintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental PACTO PELA SAÚDE AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA PACTUAÇÃO PLANILHAS

  2. PACTO PELA SAÚDEAÇÕES DEVIGILÂNCIA SANITÁRIA • A GESTÃO E A EXECUÇÃO DAS AÇÕES BÁSICAS EM VISA DEVEM SER ASSUMIDAS POR TODOS OS MUNICÍPIOS (TCGM REGULAMENTO1.16) • A COORDENAÇÃO E A EXECUÇÃO DAS AÇÕES DE VISA DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE SÃO DE RESPONSABILIDADE DO ESTADO, ATÉ QUE POSSAM SER ATRIBUÍDAS AOS MUNICÍPIOS (ESTRUTURAÇÃO), DE ACORDO COM AS NORMAS VIGENTES E PACTUAÇÕES ESTABELECIDAS (TCGE 1.14)

  3. PACTO PELA SAÚDEAÇÕES DEVIGILÂNCIA SANITÁRIA • A UNIÃO E O ESTADO TÊM COMO RESPONSABILIDADE APOIAR TÉCNICA E FINANCEIRAMENTE OS MUNICÍPIOS PARA QUE EXECUTEM COM QUALIDADE AS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ACORDO COM AS NORMAS VIGENTES E PACTUAÇÕES ESTABELECIDAS.

  4. PACTO PELA SAÚDEAÇÕES DEVIGILÂNCIA SANITÁRIA A LÓGICA DA PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DE VISA DEIXA DE SER PELOS NÍVEIS DE COMPLEXIDADE (Portaria SAS nº. 18/99), E PASSA A SER PELA RESPONSABILIDADE SANITÁRIA.

  5. PACTO PELA SAÚDEAÇÕES DEVIGILÂNCIA SANITÁRIA AS AÇÕES ESTARÃO VOLTADAS PARA A ESTRUTURAÇÃO DAS VISAs, FORTALECIMENTO DA GESTÃO E DO CONTROLE DOS RISCOS SANITÁRIOS (PDVISA)

  6. PACTO PELA SAÚDEAÇÕES DEVIGILÂNCIA SANITÁRIA • AS VIGILÂNCIAS SANITÁRIAS MUNICIPAIS DEVERÃO PACTUAR AS AÇÕES COM AS VISAs ESTADUAIS E ESTAS COM A ANVISA/MS: • TERÃO COMO BASE UM ELENCO NORTEADOR (planilhas) • AS AÇÕES SERÃO PLANEJADAS E PROGRAMADAS NOS PLANOS DE AÇÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, INSERIDOS NOS PLANOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE SAÚDE • OS PLANOS DE AÇÃO DEVEM SER APROVADOS NOS CONSELHOS DE SAÚDE E APRESENTADOS NA CIB.

  7. PACTO PELA SAÚDEAÇÕES DEVIGILÂNCIA SANITÁRIA O FINANCIAMENTO DAS AÇÕES DE VISA SERÁ DEFINIDO COM BASE NA DESCENTRALIZAÇÃO DAS AÇÕES, DE FORMA COOPERATIVA E INTEGRADA, INCENTIVANDO OS MUNICÍPIOS QUE AINDA NÃO REALIZAM AS AÇÕES DE VISA A SE ESTRUTURAREM PARA TAL, DE FORMA A ASSUMIREM A RESPONSABILIDADE SANITÁRIA DENTRO DE SEU TERRITÓRIO.

  8. PACTO PELA SAÚDEAÇÕES DEVIGILÂNCIA SANITÁRIA AS VIGILÂNCIAS SANITÁRIAS MUNICIPAIS RECEBERÃO RECURSOS PARA SE ESTRUTURAREM E DESENVOLVEREM AS AÇÕES DE VISA NO SEU TERRITÓRIO, DE ACORDO COM O SEU PLANO DE AÇÃO.

  9. PACTO PELA SAÚDEAÇÕES DEVIGILÂNCIA SANITÁRIA A PPI-VS PASSA A TER AÇÕES PRIORITÁRIAS E NÃO SOMENTE AÇÕES BÁSICAS.

  10. PACTO DE GESTÃOAÇÕES DEVIGILÂNCIA SANITÁRIA PARA REFLETIR DURANTE A PACTUAÇÃO: • Considerar a presença do “Risco” na atividade e o tamanho da população exposta no território (diagnóstico do PDVISA); • Considerar a capacidade organizativa e acumulação dos conhecimentos necessários para assumir a responsabilidade; • Considerar as interfaces das responsabilidades com as outras vigilâncias; • Considerar a necessidade de Cooperação Técnica.

More Related