200 likes | 655 Views
O ORIENTE MÉDIO NO MUNDO. O ORIENTE MÉDIO. ISRAEL: UM ENCLAVE NO ORIENTE MÉDIO. ORIENTE MÉDIO: UMA QUESTÃO FAMILIAR. ABRAÃO: ONDE TUDO COMEÇOU...
E N D
ABRAÃO: ONDE TUDO COMEÇOU... Abraão é o homem com quem esse conflito árabe/judeu começou. Ele foi uma pessoa singular porque recebeu uma promessa muito especial de Deus, o Criador. No capítulo 11 de Gênesis lemos a respeito da tentativa malograda de conseguir uma unidade mundial através da Torre de Babel, que supostamente deveria atingir os céus.
Em Gênesis 12 lemos, então: "Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra" (vv. 1-3).
Os descendentes de Abraão O primeiro filho de Abraão nasceu da escrava Hagar, mas Ismael, nascido "segundo a carne" (Galátas 4:23), não era o filho da promessa. Deus disse a Abraão: "Sara, tua mulher, te dará um filho, e lhe chamarás Isaque; estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência" (Gênesis 17:19).
Os doze filhos de Jacó passaram a ser a nação de Israel, quando Moisés os tirou do Egito. Mais tarde, Deus especificou que Davi, o descendente de Judá, seria o ancestral do Messias (Salmos 89:3-4; Atos 2:30).
A descendência de Ismael Assim como houve doze patriarcas em Israel e doze filhos de Naor (Gn 22.20), assim também Ismael, considerado por muitos o patriarca dos árabes, gerou doze príncipes árabes.
Uma característica marcante na vida de Ismael era que ele seria como um “homem bravo” (ACF), “jumento selvagem” (NVI) (Gn 16.12). Ismael haveria de ser forte, selvagem e livre, e de trato difícil, desprezando a vida na cidade e amando sua liberdade a ponto de não ser capaz de viver com ninguém, nem com seus próprios parentes.
A Religião e a Política A força do islamismo Um país em busca da autonomia As potências estrangeiras Os governos autoritários O fundamentalismo religioso A guinada pró ocidente
Egito: o jogo de interesses regionais e o cenário mundial A questão de Israel Um oponente ao Irã dos aiatolás A irmandade muçulmana A juventude e o desemprego A internet desperta o mundo árabe A radicalização: um califado no Cairo?
A IRMANDADE MUÇULMANA - 1928 Seu fundador, Hassan al Banna (1906-1949), tinha claro quais eram seus propósitos: * Alá é nosso objetivo. * O Alcorão é nossa constituição. * O Profeta é nosso líder. * A 'Jihad' é nosso caminho. * Morrer por Alá, a mais alta de nossas aspirações".
A QUESTÃO DA PALESTINA 1. ANTECEDENTES HISTÓRICOS: - uma província romana - domínio otomano - uma possessão inglesa - um Estado criado pela ONU 2. AS GUERRAS CONTRA OS ÁRABES - 1948, 1956, 1967, 1973, 1982, 2006, .... 3. SITUAÇÃO ATUAL - Os Estados Unidos são um “satélite” judeu?
ISRAEL E OS MOVIMENTOS RADICAIS A. O HEZBOLLAH (Partido de Deus): O Hezbollah, Hizbollah, Hizbolá ou Hizbullah (conforme a transliteração do árabe ) o que significa "Partido de Deus“, é uma organização política e militar dos muçulmanos xiitas do Líbano, criada em 1982 no contexto da invasão de Israel ao sul do Líbano. Considerado como uma organização terrorista pelos Estados Unidos da América e por Israel, esta classificação não é contudo partilhada pela União Europeia. Para muitos habitantes do Líbano (incluindo cristãos) e do mundo islâmico, o Hezbollah é uma organização política armada de resistência a existência do Estado judeu.
B. O HAMAS (FAIXA DE GAZA): O Hamas (acrônimo de Harakat al-Muqawamah al-Islamiyyah) é um movimento político Palestino, cuja sigla designa o Movimento de Resistência Islâmica, ou seja, luta contra a existência do Estado de Israel (Estado esse criado, pela ONU, após a Segunda Guerra Mundial para abrigar os judeus). Criado, em 1987 na cidade de Gaza, a qual situa-se na Faixa de Gaza, preconiza a luta contra Israel, por todos os meios, visando a libertação da Palestina "... desde o Rio Jordão até o mar". O Hamas é responsável por várias ações armadas e terroristas contra Israel.
C. AL-FATAH (A CONQUISTA): O Movimento de Libertação Nacional da Palestina, conhecido como Al-Fatah ou Fatah (que significa conquista), é uma organização política e militar, fundada em 1959 pelo engenheiro e ativista político Yasser Arafat. Os membros desse grupo defendiam a luta armada e o uso do terrorismo para expulsar Israel dos territórios ocupados. A Fatah ocupou o Conselho Revolucionário da OLP, atuando como seu braço armado. Atualmente possui o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas.