1 / 77

TERRA e MUNDO.

TERRA e MUNDO. Terra = Planeta – sistema solar. Mundo = construção humana na Terra. sistema solar. Categorias Geográficas. Dos inúmeros critérios a serem adotados para a regionalização do globo terrestre (zonas climáticas, unidades geológicas, paisagens botânicas etc.), dois se destacam.

evan
Download Presentation

TERRA e MUNDO.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. TERRA e MUNDO. Terra = Planeta – sistema solar. Mundo = construção humana na Terra.

  2. sistema solar

  3. Categorias Geográficas Dos inúmeros critérios a serem adotados para a regionalização do globo terrestre (zonas climáticas, unidades geológicas, paisagens botânicas etc.), dois se destacam. O primeiro deles limita-se a agrupar os países do globo por continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida.

  4. O critério mais abrangente, agrupa as várias nações segundo o sistema socioeconômico. Existem dois sistemas socioeconômicos: o Capitalismo e o Socialismo.

  5. Formação do Capitalismo.

  6. O capitalismo caracteriza-se pela existência de classes sociais: Burguesia e operariado. E a produção objetivando o lucro. Já no século XV, o comércio era a principal atividade econômica na Europa.

  7. Burguês

  8. Operariado

  9. Contexto Histórico As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas.

  10. Assim, neste período o Capitalismo (Mercantil ou Comercial) estruturava-se a partir da necessidade e do interesse dos europeus em aumentar o mercado.

  11. O desenvolvimento do comércio acompanhava a intenção da burguesia de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da descoberta de novas terras e a ampliação dos mercados.

  12. Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período.

  13. Motivos do seu surgimento: a decadência do Feudalismo, com o fim da servidão, o êxodo rural e a urbanização da população.

  14. O descobrimento da América; (colonização de exploração)

  15. E a mobilidade da riqueza.

  16. O descobrimento da América em 1492 por Cristovão Colombo, criou as condições para uma maior oferta de materias-primas.

  17. A colonização de exploração promovida por Portugal e Espanha logo os coloca na categoria de “potências”.

  18. Acumulação primitiva de capitais.

  19. Outras características: trabalho livre e assalariado - o indivíduo livre para vender sua força de trabalho remunerada. Porém este trabalhador não detém os meios de produção.

  20. Seu único bem é sua força de trabalho. Quem estipula o valor pago é o detentor dos meios de produção.

  21. Liberalismo – a ideologia do capitalismo O liberalismo foi uma doutrina política e econômica que defendia a livre concorrência, a livre iniciativa e o direito a propriedade privada. Estado deveria se limitar a apenas duas coisas: cumprir os contratos e garantir a propriedade privada. O liberalismo vigorou até os anos 30, do século XX.A teoria da “mão invisível” foi por água abaixo em um dos períodos mais difíceis da economia mundial: a Crise de 29. Adam Smith “mão invisível” - mecanismos racionais e eficientes de auto-regulação David Ricardo O alto preço do ouro, uma prova da depreciação das notas bancárias, Princípios da economia política e tributação - 1810

  22. Laissez-faire é parte da expressão em língua francesa "laissez faire, laissez aller, laissez passer", que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar".

  23. A expressão refere-se a uma filosofia econômica que surgiu no século XVIII, que defendia a existência de mercado livre nas trocas comerciais internacionais, ao contrário do forte protecionismo baseado em elevadas tarifas alfandegárias que se sentia na época.

  24. Nascimento das fábricas.

  25. Revolução Industrial A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Grã-Bretanha em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.

  26. Formado por 4 nações: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

  27. A Segunda Revolução Industrial ocorrida no século XIX e início do século XX na Alemanha, EUA, Itália, França e Japão marca o início do processo de crescimento da indústria moderna.

  28. Frederick Winslow Taylor - Taylorismo ou Administração científica: Organização Racional do Trabalho. Fordismo é um modelo de Produção em massa que revolucionou a indústria automobilística na primeira metade do século XX. Ford utilizou à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor e desenvolveu outras técnicas avançadas para a época. Suas fábricas eram totalmente verticalizadas. Ele possuia desde a fábrica de vidros, a plantação de seringueiras, até a siderúrgica.

  29. Taylorismo ou Administração científica.

  30. Fordismo

  31. Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company.

  32. Ford Motor Company, Higland Park, MI (1918)

  33. Após a Revolução Industrial o trabalhador passou a seguir o ritmo da máquina.No cimena, “Carlitos” personagem de Charles Chaplin ironiza as condições de trabalho da época da Segunda Revolução Industrial. Clique aqui e veja trechos do filme “Tempos Modernos”

  34. A década de 1920 ou simplesmente anos 20 foi o período de tempo entre os anos 1920 e 1929 e recebeu a alcunha de Loucos anos 20. Conhecido como o período entre - guerras, foi uma época de excepcional prosperidade econômica, na qual os Estados Unidos da América se consolidaram definitivamente como potência mundial.

  35. Prosperidade essa que teve uma forte queda em 1929 com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque.

  36. Resposta à Crise O New Deal (novo acordo), inaugurado por Roosevelt comno início da década de 1930. A intervenção do Estado na Economia com o objetivo de tentar reverter uma depressão e a Crise de 1929. Franklin Delano Roosevelt

  37. Keynesianismo John Maynard Keynes, em 1926, rompia totalmente com a idéia liberalista do “deixai fazer”, afirmando que o Estado deveria sim, interferir na sociedade, na economia e nas áreas que achasse necessário.

More Related