790 likes | 1.25k Views
TERRA e MUNDO. Terra = Planeta – sistema solar. Mundo = construção humana na Terra. sistema solar. Categorias Geográficas. Dos inúmeros critérios a serem adotados para a regionalização do globo terrestre (zonas climáticas, unidades geológicas, paisagens botânicas etc.), dois se destacam.
E N D
TERRA e MUNDO. Terra = Planeta – sistema solar. Mundo = construção humana na Terra.
Categorias Geográficas Dos inúmeros critérios a serem adotados para a regionalização do globo terrestre (zonas climáticas, unidades geológicas, paisagens botânicas etc.), dois se destacam. O primeiro deles limita-se a agrupar os países do globo por continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida.
O critério mais abrangente, agrupa as várias nações segundo o sistema socioeconômico. Existem dois sistemas socioeconômicos: o Capitalismo e o Socialismo.
Formação do Capitalismo.
O capitalismo caracteriza-se pela existência de classes sociais: Burguesia e operariado. E a produção objetivando o lucro. Já no século XV, o comércio era a principal atividade econômica na Europa.
Contexto Histórico As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas.
Assim, neste período o Capitalismo (Mercantil ou Comercial) estruturava-se a partir da necessidade e do interesse dos europeus em aumentar o mercado.
O desenvolvimento do comércio acompanhava a intenção da burguesia de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da descoberta de novas terras e a ampliação dos mercados.
Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período.
Motivos do seu surgimento: a decadência do Feudalismo, com o fim da servidão, o êxodo rural e a urbanização da população.
O descobrimento da América em 1492 por Cristovão Colombo, criou as condições para uma maior oferta de materias-primas.
A colonização de exploração promovida por Portugal e Espanha logo os coloca na categoria de “potências”.
Outras características: trabalho livre e assalariado - o indivíduo livre para vender sua força de trabalho remunerada. Porém este trabalhador não detém os meios de produção.
Seu único bem é sua força de trabalho. Quem estipula o valor pago é o detentor dos meios de produção.
Liberalismo – a ideologia do capitalismo O liberalismo foi uma doutrina política e econômica que defendia a livre concorrência, a livre iniciativa e o direito a propriedade privada. Estado deveria se limitar a apenas duas coisas: cumprir os contratos e garantir a propriedade privada. O liberalismo vigorou até os anos 30, do século XX.A teoria da “mão invisível” foi por água abaixo em um dos períodos mais difíceis da economia mundial: a Crise de 29. Adam Smith “mão invisível” - mecanismos racionais e eficientes de auto-regulação David Ricardo O alto preço do ouro, uma prova da depreciação das notas bancárias, Princípios da economia política e tributação - 1810
Laissez-faire é parte da expressão em língua francesa "laissez faire, laissez aller, laissez passer", que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar".
A expressão refere-se a uma filosofia econômica que surgiu no século XVIII, que defendia a existência de mercado livre nas trocas comerciais internacionais, ao contrário do forte protecionismo baseado em elevadas tarifas alfandegárias que se sentia na época.
Revolução Industrial A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Grã-Bretanha em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
Formado por 4 nações: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
A Segunda Revolução Industrial ocorrida no século XIX e início do século XX na Alemanha, EUA, Itália, França e Japão marca o início do processo de crescimento da indústria moderna.
Frederick Winslow Taylor - Taylorismo ou Administração científica: Organização Racional do Trabalho. Fordismo é um modelo de Produção em massa que revolucionou a indústria automobilística na primeira metade do século XX. Ford utilizou à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor e desenvolveu outras técnicas avançadas para a época. Suas fábricas eram totalmente verticalizadas. Ele possuia desde a fábrica de vidros, a plantação de seringueiras, até a siderúrgica.
Após a Revolução Industrial o trabalhador passou a seguir o ritmo da máquina.No cimena, “Carlitos” personagem de Charles Chaplin ironiza as condições de trabalho da época da Segunda Revolução Industrial. Clique aqui e veja trechos do filme “Tempos Modernos”
A década de 1920 ou simplesmente anos 20 foi o período de tempo entre os anos 1920 e 1929 e recebeu a alcunha de Loucos anos 20. Conhecido como o período entre - guerras, foi uma época de excepcional prosperidade econômica, na qual os Estados Unidos da América se consolidaram definitivamente como potência mundial.
Prosperidade essa que teve uma forte queda em 1929 com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque.
Resposta à Crise O New Deal (novo acordo), inaugurado por Roosevelt comno início da década de 1930. A intervenção do Estado na Economia com o objetivo de tentar reverter uma depressão e a Crise de 1929. Franklin Delano Roosevelt
Keynesianismo John Maynard Keynes, em 1926, rompia totalmente com a idéia liberalista do “deixai fazer”, afirmando que o Estado deveria sim, interferir na sociedade, na economia e nas áreas que achasse necessário.