290 likes | 439 Views
Aplicação de Trabalho Colaborativo. Google Docs. 1. Trabalho Colaborativo. Aprendizagem colaborativa. Conjunto de métodos e técnicas de aprendizagem para utilização em grupos estruturados. Estratégias de desenvolvimento de competências mistas (aprendizagem e desenvolvimento pessoal e social)
E N D
Aplicação de Trabalho Colaborativo GoogleDocs
1. Trabalho Colaborativo Aprendizagem colaborativa • Conjunto de métodos e técnicas de aprendizagem para utilização em grupos estruturados. • Estratégias de desenvolvimento de competências mistas (aprendizagem e desenvolvimento pessoal e social) • Cada membro do grupo é responsável pela sua aprendizagem a dos restantes elementos. • Participação activa e interacção de alunos e professores. • Conhecimento visto como um constructo social • Processo educativo favorecido pela participação social em ambientes que propiciem a interacção, a colaboração e a avaliação. • Ambientes de aprendizagem colaborativos ricos em possibilidades.
1. Trabalho Colaborativo Aprendizagem Tradicional: Colaborativa: Sala de aula Ambiente de aprendizagem Professor - autoridade Professor - orientador Centrada no Professor Centrada no Aluno Reactiva, passiva Proactiva, investigativa Ênfase no produto Ênfase no processo Aprendizagem em solidão Aprendizagem em grupo Transformação Memorização
1. Trabalho Colaborativo Elementos básicos da aprendizagem colaborativa: • Interdependência do grupo: • Os alunos têm um objectivo a prosseguir, trabalhando em conjunto para o alcançar. • Alunos responsáveis: • - Pela sua própria aprendizagem. • - Por facilitar a aprendizagem dos membros do grupo. • - Por facilitar a aprendizagem de alunos de outros grupos. • Todos os alunos interagem e todos contribuem para o êxito da actividade.
1. Trabalho Colaborativo Elementos básicos da aprendizagem colaborativa: Interacção: Melhorar a competência dos alunos para trabalhar em equipa. Cada membro assume a sua tarefa e disponibiliza espaço e tempo para a partilhar Vivência do grupo deve permitir o desenvolvimento de competências pessoais e de grupo: participação, coordenação, acompanhamento, avaliação. Avaliação da funcionalidade do grupo. Pensamento divergente: Tomada de consciência que todos podem pôr em comum as suas perspectivas, competências e base de conhecimentos. As actividades elaboradas exigindo colaboração em vez de competição (complexas, necessidade de pensamento divergente e criativo). Avaliação: Os métodos baseados em jogos de perguntas, exercícios, observações da interacção do grupo e hetero-avaliação.
1. Trabalho Colaborativo Vantagens da aprendizagem colaborativa: • Grupo: • Possibilita alcançar objectivos qualitativamente mais ricos, resultantes de propostas e soluções de vários alunos do grupo; • Basear dos grupos na interdependência positiva entre alunos: aprender partilhando permite que os alunos se integrem na discussão e tomem consciência da sua responsabilidade no processo de aprendizagem; • Incentiva os alunos a aprender entre eles, valorizando os conhecimentos dos outros, tirando partido das experiências de aprendizagem de cada um; • Maior aproximação entre os alunos e uma maior troca activa de ideias no seio dos grupos, faz aumentar o interesse e o compromisso entre eles; • Transforma a aprendizagem numa actividade social; • Aumenta a satisfação pelo próprio trabalho.
1. Trabalho Colaborativo Vantagens da aprendizagem colaborativa: • Indivíduo: • Aumento de competências sociais, de interacção e comunicação; • Incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico e a abertura mental; • Permite conhecer diferentes temas e adquirir nova informação; • Reforça a ideia que cada aluno é um professor (a aprendizagem como diálogo activo entre professores alunos); • Diminui os sentimento de isolamento e de temor à crítica; • Aumenta a segurança em si mesmo, a auto-estima e a integração no grupo; • Fortalece o sentimento de solidariedade e respeito mútuo, baseado nos resultados do trabalho em grupo.
1. Trabalho Colaborativo Vantagens da aprendizagem colaborativa: • As práticas colaborativas proporcionam aprendizagens directas, fazendo circular muito mais informação. • A troca e a partilha de experiências faz aumentar de forma significativa a quantidade de soluções e ideias e a qualidade das opções realizadas • Esta metodologia permite enriquecer concepções e desenvolver hábitos de reflexão. • O trabalho colaborativo cria a necessidade de comunicar ideias verbalmente, encoraja a auto-reflexão e aumenta a necessidade de responder às questões e desafios. • A colaboração pode ser a solução para a resolução de alguns problemas da escolaridade contemporânea e para uma mudança educativa e organizacional (Hargreaves, 1998).
1. Trabalho Colaborativo Vantagens da aprendizagem colaborativa: • Os espaços colaborativos tem vantagens que podem e devem ser aproveitadas em contexto educativo. Permitem a criação e partilha de trabalhos on-line. • Com estes espaços de colaboração, podemos criar, editar e partilhar documentos de texto, folhas de cálculo, apresentações, hiperligações, conceitos, projectos de trabalho e imagens. • Podemos aceder e editar os documentos referidos a partir de qualquer lugar, através de um computador ligado à Internet. • Todo o trabalho produzido está sempre disponível online. • O Google Docs é um exemplo de plataforma online de trabalho colaborativo. Podemos trabalhar em conjunto em documentos que estão a ser construídos em grupo, efectuando alterações em tempo real. Várias pessoas podem alterar simultaneamente o mesmo documento. Outra grande vantagem é que estas ferramentas são gratuitas! É possível criar documentos, folhas de cálculo e apresentações on-line. Podemos criar documentos básicos de raiz; carregar ficheiros que já existam; o ambiente de trabalho é muito familiar, tornando fácil a edição. Podemos partilhar e colaborar em tempo real. Escolhemos quem pode ter acesso aos nossos documentos, bastando para tal introduzir os endereços de email das pessoas com quem queremos partilhar um determinado documento e enviar-lhes um convite. Podemos partilhar instantaneamente e editar em conjunto com outras pessoas e em tempo real os documentos apresentados. Várias pessoas podem ver e efectuar alterações ao mesmo tempo. É possível armazenar e organizar o trabalho com segurança. Pode-se editar e aceder aos documentos a partir de qualquer localização, a partir de qualquer computador com uma ligação à Internet. O trabalho é armazenado com segurança. O armazenamento e gravação são automáticas, não há que temer falhas na unidade de disco rígido local ou cortes de electricidade. Podemos guardar e exportar facilmente cópias e organizar os documentos em pastas. Podemos controlar quem pode ver os nossos documentos. É possível publicar os trabalhos como páginas Web e controlar quem as pode ver. Pode publicar para toda a gente, apenas algumas pessoas ou ninguém… a decisão é apenas nossa. Podemos ainda enviar os documentos para o nosso blogue. Resumindo…. Estes espaços de colaboração permitem-nos armazenar ficheiros para utilização pessoal, partilhar conteúdos com os colegas, partilhar informação com o mundo inteiro. Basta querermos.
2. Google Docs: Conceito e Funcionalidades Aplicação online de processamento de texto, folhas de cálculo e produção de slides. Desenvolvido a partir do processador de texto online Writely, adquirido pela Google.
Google Presentations 2. Google Docs: Conceito e Funcionalidades Aplicações – Google Spreadsheet
2. Google Docs: Conceito e Funcionalidades Aplicações – Google Presentations
2. Google Docs: Conceito e Funcionalidades O ficheiro é criado online, ou carregado para a web, nos formatos mais comuns. Interface simples, com acesso às ferramentas essenciais.
2. Google Docs: Conceito e Funcionalidades Permite carregar e armazenar diferentes tipos de documentos
2. Google Docs: Conceito e Funcionalidades Colaboração Permite partilhar o documento com outros utilizadores, como colaboradores ou leitores. O documento pode ser publicado para visualização na web.
2. Google Docs: Conceito e Funcionalidades Colaboração O documento pode ser editado em tempo real por vários utilizadores. O limite de colaboradores num só documento parece ser de onze utilizadores em tempo real.
3. Exemplos relevantes para educação e formação Utilizar o Google Docs na Sala de Aula Edição de texto com um investimento mínimo Trabalho individual ou colaborativo Trabalhos acessíveis na escola ou noutros locais Resolve o problema da localização dos ficheiros dos alunos
Google Docs Ferramentas que apresentam um serviço semelhante ao Google Docs: ZoHo Work Online e o ThinkFree.
Escrita colaborativa Wikis
Wikis Sítio web colaborativo que pode ser editado por vários utilizadores. Os utilizadores podem criar, editar, apagar ou modificar o conteúdo de uma página web, de uma forma interactiva, fácil e rápida – através de um navegador, e utilizando funções simples de formatar, criar links, adicionar conteúdo multimédia, etc., – conservando um historial de mudanças que permite recuperar de maneira simples qualquer estado anterior da página. Quando alguém edita uma página wiki, as alterações aparecem imediatamente na web, sem passar por nenhum tipo de revisão prévia. Estas facilidades fazem de um wiki uma ferramenta efectiva para a escrita colaborativa.
Wikis na educação Inserir conteúdos em trabalhos de grupo – cada elemento pode adicionar o seu contributo ao trabalho de grupo concebido on-line. Como ferramenta de trabalho entre elementos de um conselho de turma ou departamento curricular profissionais Disponibilizar notícias – forma de manter um grupo com determinadas afinidades actualizado acerca de informação que lhe é pertinente. Partilhar documentos especializados – por exemplo instrumentos de formação;
Wikis na educação Partilha de conteúdos e actas do Conselho Pedagógico – a possibilidade de limitar o acesso ao Wiki permite a partilha de informação confidencial. Criar e manter documentos actualizados – constante actualização de documentos, de matérias de estudo que têm um elevado grau de mutabilidade. Construção de FAQ – conjunto de respostas-padrão a questões comuns. Espaços de debates de conferências, seminários e workshops – para preparação ou para debater as conclusões resultantes. Construção de portefólios para diversos fins.
WikiSpaces O WikiSpaces, criado em 10 de Março de 2005, é um sítio para hospedagem gratuita de wikis, onde os utilizadores podem criar os seus próprios wikis facilmente. Os wikis gratuitos são suportados através de discretos anúncios em texto. Existem três modalidades para um wikispace: Public (qualquer um pode editar) Protected (apenas membros registados de determinado wikispace podem editar) Fully private (somente membros registados do wikispace podem visualizá-lo; serviço pago).
WikiSpaces O wikispaces tem actualmente mais de 1 500 000 membros e 600 000 wikis! O programa disponibiliza pequenos vídeos demonstrativos sobre diversas funcionalidades dos wikis, que podem ser vistos aqui: http://www.wikispaces.com/site/tour
Exemplos de wikis http://educativa.wikispaces.com http://wikistorias.wikispaces.com http://carlospinheiro.wikispaces.com
Bibliografia BARRETT, T (2008). ICT in my Classroom. Google Docs. [em linha]. [Consult. em 9/10/2008] Disponível em disponível em http://tbarrett.edublogs.org/category/google-docs/ CHEN, J. (2007). Google Docs Lauches on Cellphones: Read-only for now. Gizmodo, [em linha]. 17 de Outubro de 2007. [Consult. em 9/10/2008] Disponível em http://gizmodo.com/gadgets/webapps/google-docs-launches-on-cellphones-read+only-for-now-312038.php FRANKLIN, T., e VAN HARNELEN, M. (2007). «Web 2.0 for Content for Learning and Teaching» in Higher Education. Manchester: Franklin Consulting and Mark Van Harnelen GOOGLE (2008a). Create Documents, Spreadsheets and Presentations Online, Google Docs, Google [em linha]. 26 de Fevereiro de 2007 [Consult. em 5/11/2008] Disponível em http://www.google.com/google-d-s/tour1.html HAMMONDS, K. (2003). How Google Grows... and Grows... and Grows. Fast Company. N.º 69, Março de 2003. [em linha]. [Consult. em 9/10/2008] Disponível em http://www.fastcompany.com/magazine/69/google.html HARGREAVES, A. (1998). Os Professores em tempos de mudança. O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Alfragide: McGraw-Hill. LABORDE, C. (1994). Working in small groups: A learning situation?. In Biehler, Scholz, Strässer & Winkelmann (Eds.), Didactics of Mathematics as a scientific discipline (pp. 147-158). London: Kluwer. MCMANUS, R. (2007). Web Office Defined - How it's evolved from 2005 to present. Read Write Web. [em linha]. 29 de Agosto de 2007. [Consult. em 5/11/2008] Disponível em http://www.readwriteweb.com/archives/web_office_defined.php