160 likes | 660 Views
CRESCER EM CRISTO. Lição 6 9 de agosto de 2014. NASCER DE NOVO. “ Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus . ” (João 3:5). O que significa nascer da água ?.
E N D
CRESCER EM CRISTO Lição 6 9 de agosto de 2014
NASCER DE NOVO “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (João 3:5) O que significa nascer da água? “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” (Romanos 6:4) O que significa nascer do Espírito? “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne” (Ezequiel 36:26) Enquanto o batismo é a manifestação externa de nossa mudança de vida, o nascimento do Espírito é a forma em que o Espírito transforma nosso coração e nos faz nova criatura.
A NOVA VIDA EM CRISTO “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Corintios 5:17) O novo nascimento implica necessariamente uma nova vida. Embora a obra do Espírito – como o vento – é invisível, seus efeitos são claramente visíveis para aqueles que nos rodeiam. • Tal qual um bebê recém nascido deve crescer até chegar a ser um adulto, o novo nascimento não é instantâneo. Devemos crescer paulatinamente até chegar a ser perfeitos, “a medida da estatura da plenitude de Cristo” (Efésios 4:13)
“Não é o contato casual com Cristo o que necessitamos, mas o permanecer nEle. Ele os chamou a morar com Ele. Não os oferece uma felicidade passageira que se experimente ocasionalmente mediante a busca fervorosa do Senhor, e que desaparece diante das vossas ocupações seculares. Vossa permanência em Cristo alivia toda tarefa necessária, porque Ele leva o peso de todas as cargas. Ele fez provisão para que permaneçais nEle. Isto significa que deveis estar conscientes de que permaneceis em Cristo, de que estais continuamente com Cristo, onde vossa mente se anima e fortalece porque a haveis posto sobre Cristo”E.G.W. (Nos lugares celestiais, 18 de fevereiro) PERMANECER EM CRISTO “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim” (João 15:4)
COMO PERMANECER EM CRISTO “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Mateus 7:7) Que duas coisas são imprescindíveis para crescer espiritualmente e permanecer em Cristo?
COMO PERMANECER EM CRISTO “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Mateus 7:7) Segundo Jesus, que condições devem cumprir nossas orações para ser respondidas? • Necessitamos crer que Deus nos pode responder (Mateus 21:22). • Devemos ter uma atitude de perdão para com nosso próximo (Marcos 11:25). • Temos que subordinar nossa vontade a vontade do Pai (Mateus 6:10; Lucas 22:42). • Qualquer “demora” na resposta não deveria nos desanimar; pelo contrário, necessitamos “orar sempre, e não desmaiar” (Lucas 18:1).
LEVAR A CRUZ O que significa levar a cruz? “A cruz e a abnegação marcam o caminho de todo seguidor de Cristo. A cruz remove as inclinações naturais e a vontade natural. Sigamos o Salvador em sua simplicidade e abnegação. Exaltemos o Homem do Calvário por nossas palavras e uma vida santa” “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” (Lucas 9:23) E.G.W. (A fé pela qual eu vivo, 25 de maio) Levar nossa cruz significa negar-nos a nós mesmos diariamente. Não de vez em quando, mas cada dia; não só uma parte de nosso ser, mas todo.
“Todos somos provados neste tempo. Temos sido batizados em Cristo; e se estamos dispostos a separar-nos de tudo aquilo que tende a degradar-nos e a fazer-nos o que não devemos ser, receberemos força para crescer em Cristo, nossa cabeça vivente, e veremos a salvação de Deus” E.G.W. (Conselhos para a igreja, pg. 425)