1 / 16

Trasmissão de Dados

Trasmissão de Dados. Tecnológicas de Mídias Digitais André Santos Silva Rodrigo T2B1 Redes. Meios De Transmissão. * Meios físicos são fios de cobre e fibras ópticas. * Meios não guiados, como as ondas de rádio e os raios laser transmitidos pelo ar. Par Trançado.

nell-long
Download Presentation

Trasmissão de Dados

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Trasmissão de Dados Tecnológicas de Mídias Digitais André Santos Silva Rodrigo T2B1 Redes

  2. Meios De Transmissão • * Meios físicos são fios de cobre e fibras ópticas. • * Meios não guiados, como as ondas de rádio e os raios laser transmitidos pelo ar.

  3. Par Trançado • O par trançado consiste em dois fios de cobre encapados, que em geral tem cerca 1mm de espessura. • A aplicação mais comum do par trançado é o sistema telefônico

  4. Os pares trançados podem ser usados nas transmissões analógicas e digitais Existem diversos tipos de pares trançados, dois dos quais são importantes para as redes de computador

  5. Cabo Coaxial De Banda Básica • Esse também é um meio comum de transmissão • É um cabo mais protegido é pode percorrer distâncias maiores em velocidades mais altas

  6. Um Cabo Coaxial Consiste Em Um Fio De Cobre Esticado Na Parte Central, Envolvido Por Um Material Isolante. O Isolante É Protegido Por Um Condutor Cilíndrico, Geralmente Uma Malha Sólida Entrelaçada. O Condutor Externo É Coberto Por Uma Camada Plástica Protetora

  7. Fibra Óptica • O núcleo é envolvido por uma proteção de vidro cujo índice de refração é inferior ao do núcleo, para manter a luz no núcleo • Em seguida a um revestimento de plástico fino, que, por sua vez tem a finalidade de proteger a camada anterior.

  8. Os cabos de fibra óptica oferecem uma alternativa aos volumosos cabos de cobre para as telecomunicações. Um só par de cabos de fibra óptica pode transmitir mais de mil conversações simultâneas. Pelo buraco desta agulha, passam facilmente várias fibras ópticas. Fibras Opticas

  9. Um sistema de transmissão óptico tem três componentes: A origem de luz, o meio de transmissão e o detector. O meio de transmissão é uma fibra de vidro ultrafina. Os cabos de fibras ópticas são semelhantes aos coaxiais; a exceção fica por conta da malha entrelaçada. No centro fica o núcleo de vidro através do qual se propaga a luz Fibra Ótica

  10. Comparação das fibras ópticas e dos fios de cobre • A fibra tem muito mais vantagens. A fibra pode gerenciar largura de bandas muito mais altas do que o cobre. • A fibra tem a vantagem de não ser afetadas por picos de voltagem, interferência magnética ou quedas no fornecimento de energia. • Ela também esta imune à ação corrosiva de alguns elementos químicos.

  11. Transmissão Sem Fio • Transmissão de Rádio: As ondas de rádios são fáceis de gerar, percorrem longas distâncias e penetram os prédios facilmente e por tanto são largamente utilizadas para comunicação.

  12. Transmissão de microondas • Acima de 100MHz, as ondas trafegam em linha reta e por essa razão podem ser captadas com mais facilidade. • Ao contrario das ondas de rádio nas freqüência mais baixas, as microondas não atravessam os prédios.

  13. Ondas Milimétricas e Infravermelho • Essas ondas são relativamente barata e fáceis de construir, mas têm um grande inconveniente: não atravessam objetos sólidos • É não são capazes de penetrar a neblina ou a chuva.

  14. Satélites

  15. Satélites • Os satélites revolucionaram o mundo das comunicações ao proporcionar conexões telefônicas por todo o mundo e retransmissões diretas. O satélite recebe um sinal de microondas procedente de uma estação na Terra (a conexão ascendente), amplifica-o e retransmite-o a uma estação receptora na Terra com uma freqüência diferente (a conexão descendente).

  16. Satélite • Um satélite de comunicações encontra-se em órbita geoestacionária, o que significa que se desloca com a mesma velocidade de rotação que a Terra. O satélite permanece em uma mesma posição relativa à superfície terrestre, de forma que a estação emissora nunca perde o contato com o receptor.

More Related