540 likes | 691 Views
DIA DA PALAVRA 03 DE OUTUBRO DE 2013. SENHOR, AUMENTAI NOSSA FÉ! Lc 17,5-10. Acolhida. Todos: Vida, Saúde e Dignidade: Direito e Responsabilidade de todos. Aclamação: NO PRINCÍPIO ERA A PALAVRA. ALELUIA, ALELUIA (2X) NO PRINCÍPIO ERA A PALAVRA, E A PALAVRA SE ENCARNOU
E N D
DIA DA PALAVRA03 DE OUTUBRO DE 2013 SENHOR, AUMENTAI NOSSA FÉ! Lc 17,5-10
Acolhida Todos: Vida, Saúde e Dignidade: Direito e Responsabilidade de todos
Aclamação:NO PRINCÍPIO ERA A PALAVRA ALELUIA, ALELUIA (2X) NO PRINCÍPIO ERA A PALAVRA, E A PALAVRA SE ENCARNOU E NÓS VIMOS SUA GLÓRIA, SEU AMOR NOS LIBERTOU.
Lc 17,5-10 175Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta-nos a fé!“6O Senhor respondeu: "Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: 'Arranca-te e replanta-te no mar', e ela vos obedeceria.
7Quem de vós, tendo um servo que trabalha a terra ou guarda os animais, lhe dirá quando volta do campo: 'Tão logo chegues vem para a mesa'?8Ou, ao contrário, não lhe dirá: 'Prepare-me o jantar, cinge-te e serve-me, até que eu tenha comido e bebido; depois, comerás e beberás por tua vez'?
9Acaso se sentirá obrigado com esse servo por ter feito o que lhe fora mandado? 10Assim também vós, quando tiverdes cumprido todas as ordens, dizei: 'Somos servos inúteis; fizemos apenas o que devíamos fazer'."
Contextualizando a Palavra Jesus está caminhando está em missão anun-ciando, ensinando exem- plos que vai preparando os discípulos para o de-safio de compreender e dar testemunho do Reino do Deus.
Contextualizando a Palavra O texto de hoje Lc 17, 5-10 é uma resposta de Jesus ante o pedido dos discípulos sobre a fé, acres-centando um ensinamento sobre o serviço.
5Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta-nos a fé!"6O Senhor respondeu: "Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: 'Arranca-te e replanta-te no mar', e ela vos obedeceria.
O pedido “Aumenta-nos a Fé!” parte dos apóstolos OsDoze
Apóstolo é aquele que é enviado para missão de evangelizar e ensina sobre o Reino de Deus.
"Aumenta-nos a fé!" A fé em seu sentido primeiro é uma obediência, um abandonar-se nas mãos de Deus, confiando total- mente na Palavra divina. “A fé é uma posse antecipada do que se espera, um meio de demonstrar as realidades que não se veem.” (Hb 11,1)
Na Carta aos Hebreus cap. 11 aparece 18 vezes a expressão: Foi pela fé que...e 24 vezes “fé”. A fé concede total certezae confiança,mas não permite a totalidade de conhecimento.
“Fé dos evangelhos e do Antigo Testamento não é simplesmente crença e confiança crença e confiançasur-gem da fé Fé é aceitação de uma pessoa e de suas exigên-cias.” Dic. Bíblico McKenzie
A fé necessária para “entrar” no Reino é direcionadaà pessoa de Jesus, pois Ele é o Caminho. “O autor e realizador da fé” (Hb 12,1a)
Quem tem verdadeiramente fé em Jesus, acredita na autoridade do seu Nome e na força da sua Palavra,e não necessita de manifestações exteriores sinais para acreditar na eficácia da sua ação.
Abraão é o modelo de fé proposto na Sagrada Escritura (Hb 11,8.11.17) Virgem Maria a mais perfeita realização Na fé Maria acolheu o anúncio e a pro-messa trazida pelo anjo Gabriel (cf. Lc 1,37)
A fé na providência do Pai Diante das preocupações da vida com comer e o vestir Jesus diz aos discí-pulos: “homens fracos na fé!” (cf.Lc12,28)
Ao acalmar a tempestade, Jesus re-crimina a pouca fé, dizendo-lhes: “Onde está a vossa fé?” (Lc 8,25)
Pedro duvida num momento de perigo mas Jesus atende seu chamado Jesusestendeu a mão prontamente e o segurou,repreendendo-o: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” (Mt 14,26-31)
O cristão deve crescer na fé (cf. 2Cor 10,15)
"Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: 'Arranca-te e replanta-te no mar', e ela vos obedeceria.” (Lc 17,6)
Uma pessoa com fé em Jesus não está isenta de problemas mas irá vencê-los, a fé lhe garante que Jesus está ao seu lado. “No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo!” (Jo 16,36b)
A fé é dom de Deus, mas é preciso que a nossa capacidade desenvolva esse dom em obras. Se isso não acontecer, à fé se torna sem sentido, uma fé morta. (cf. Tg 2,17)
Muitos textos bíblicos nos ensi- nam como podemos entender a fé. No entanto, a fé tem uma mesma finalidade o amor a Deus e ao próximo
7Quem de vós, tendo um servo que trabalha a terra ou guarda os animais, lhe dirá quando volta do campo: 'Tão logo chegues vem para a mesa'? 8Ou, ao contrário, não lhe dirá: 'Prepare-me o jantar, cinge-te e serve-me, até que eu tenha comido e bebido; depois, comerás e beberás por tua vez'? 9Acaso se sentirá obrigado com esse servo por ter feito o que lhe fora mandado?
7Quem de vós, tendo umservo que trabalha a terra ou guarda os animais Os servos são traba- lhadores rurais compõem a classe social mais baixa da sociedade. A servidão implica o trabalho forçado dos servos nos campos dos senhores de terras, em troca de proteção e do direito de arrendar terras para subsis-tência.
Os servos não eram proprie- dade de ninguém e não po-diam ser vendidos Um servo tem a liberdade de ir e vir, de ligar-se a outro amo
10Assim também vós, quando tiverdes cumprido todas as ordens, dizei:'Somos servos inúteis; fizemos apenas o que devíamos fazer'."
Situando Jesus durante a sua missão terrena denuncia e recri-mina os fariseus e escribas por sua vaidade, pelo legalismoexa-cerbado que regiam suas ações e a pretensão de se acharem justospara com isso obterem crédito diante de Deus achavam-se dig- nos de méritos e recompensa di-vina por serem conhecedores e cumpridores da Lei.
Lc 16,15 Jesus disse aos fariseus que ouviam seus ensina-mentos e zombavam dele: “Vós sois os que querem passar por justos diante dos homens, mas Deus conhece os corações; o que é elevado para os homens, é abominável diante de Deus.”
Lc 17,10 “Assim também vós, quando tiverdes cumprido todas as ordens, dizei: 'Somos servos inúteis; fizemos apenas o que devíamos fazer'." Os apóstolos devem estar dispostos às exigências da mis-são sem esperar recompensas ou aplausos pelo serviço feito
Não devem ter a atitude de quem sente que fez tudo muito bem feito e que por isso Deus lhe é devedor A atitude esperada é que cumpra o seu papel com hu-mildade, sentindo-se um servo que apenas fez o que lhe com-petia fazer a exemplo de seu Senhor.
“O verdadeiro amor não fica sem recompensa, mas não ama e nem vive para a mesma” (São Bernardo)
APRENDENDO COM A PALAVRA: O QUE O TEXTO DIZ EM SI MESMO? A partir das informações do texto e da contextualização respondamos: a) O que os Apóstolos pedem ao Senhor? b) O que é Fé? c) Quais são as qualidades que resultam da Fé? d) Qual a mensagem que a Parábola trans-mite?
PARTILHANDO A PALAVRA: O QUE O TEXTO NOS DIZ HOJE? • a) O que devemos pedir ao Senhor? • b) Como vive o discípulo que manifesta uma fé sólida? • c) Quais gestos expressam que vivemos com fé? • d) O que devemos esperar por nossas ações e atividades pastorais?
REZANDO A PALAVRA: O QUE O TEXTO ME LEVA A DIZER A DEUS? Muitos são os motivos de rezarmos a Deus. Confiantes, agradeceremos e louvaremos ao Senhor pelo dom da fé. Santo Agostinho nos ensinou: “Cantar é rezar duas vezes”.
Canto:FORÇA E VITÓRIA TODO JOELHO SE DOBRARÁE TODA LÍNGUA PROCLAMARÁQUE JESUS CRISTO É O SENHOR TODO JOELHO SE DOBRARÁE TODA LÍNGUA PROCLAMARÁQUE JESUS CRISTO É O SENHOR
Canto:FORÇA E VITÓRIA NADA PODERÁ ME ABALARNADA PODERÁ ME DERROTARPOIS MINHA FORÇA E VITÓRIATEM UM NOMEÉ JESUS NADA PODERÁ ME ABALARNADA PODERÁ ME DERROTARPOIS MINHA FORÇA E VITÓRIAÉ JESUS
Canto:FORÇA E VITÓRIA QUERO VIVER TUA PALAVRAQUERO SER CHEIO DO TEU ESPÍRITOMAS SÓ TE PEÇO, LIVRA-ME DO MAL QUERO VIVER TUA PALAVRAQUERO SER CHEIO DO TEU ESPÍRITOMAS SÓ TE PEÇO, LIVRA-ME DO MAL
Canto:FORÇA E VITÓRIA NADA PODERÁ ME ABALARNADA PODERÁ ME DERROTARPOIS MINHA FORÇA E VITÓRIATEM UM NOMEÉ JESUS NADA PODERÁ ME ABALARNADA PODERÁ ME DERROTARPOIS MINHA FORÇA E VITÓRIAÉ JESUS
JESUS! JESUS! JESUS!
COMPROMETENDO-SE COM A PALAVRA: O QUE O TEXTO ME LEVA A VIVER? Animador(a): Neste mês missionário, quais compromissos assumiremos, particular e comunitário, de modo a expressar a nossa Fé e os ensina-mentos que a Palavra de hoje nos transmitiu?
Encontros do mês de Outubro dos GBRs 26º ENCONTRO: 2ª Semana Lc 17,11-19 27º ENCONTRO: 3ª Semana Lc 18,1-8 28º ENCONTRO: 4ª Semana Lc 18,9-14 29º ENCONTRO: 5ª Semana Mt 5,1-12a DIA DA PALAVRA DIA 07 DE NOVEMBRO Tema: ‘DEUS É O DEUS DA VIDA’ Lc 20,27-38
ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL ORAÇÃO OFICIAL DA CF 2013 Tema: FRATERNIDADE E JUVENTUDE Lema: “Eis-me aqui, envia-me”(Is 6,8) 18/20
ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL Coro 1 Pai santo, vosso Filho Jesus, conduzido pelo Espírito e obediente à vossa vontade, aceitou a cruz como prova de amor à humanidade. Coro 2 Convertei-nos e, nos desafios deste mundo, tornai-nos missionários a serviço da juventude. 18/20
ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL Coro 1 Para anunciar o Evangelho como projeto de vida, Todos Enviai-nos, Senhor Coro 2 Para ser presença geradora de frater-nidade, Todos Enviai-nos, Senhor 18/20
ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL Coro 1 Para ser profetas em tempo de mudança, Todos Enviai-nos, Senhor Coro 2 Para promover a sociedade da não violência, Todos Enviai-nos, Senhor 18/20
ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL Coro 1 Para salvar a quem perdeu a esperança Todos Enviai-nos, Senhor Coro 2 Para lutarmos em defesa da vida Todos Enviai-nos, Senhor 18/20