1 / 11

Gêneros Textuais

Gêneros Textuais. S ão tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não-literários.

Download Presentation

Gêneros Textuais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GênerosTextuais

  2. São tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não-literários. • Podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios,convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, cartazes, comédias, contos de fadas, crônicas, editoriais, ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias.

  3. Gêneros digitais

  4. A Internet oferece tecnologias que permitem a criação de textos graficamente mais criativos e novas formas de comunicação e interação que superam limites de tempo e espaço. • As tecnologias da Internet possibilitam a expressão do pensamento e a transmissão de informação, mas é na ênfase na interação que reside seu diferencial. • Os gêneros e suas características determinam o tipo de linguagem a ser utilizada. Houve uma época, por exemplo, que os telegramas grafavam vírgula como VG e ponto como PT, devido às restrições da tecnologia. Como o preço é por palavra, simplificava-se o texto ao máximo, mas ninguém ficava chocado com isso. • Os gêneros digitais podem integrar texto, imagem, vídeo e som.

  5. Linguagem da internet

  6. Reflete a "lei do menor esforço" praticada na linguagem oral. • A natureza do e-mail e do chat, incluindo seus usuários, determinam o tipo de linguagem: abreviaturas para atender à agilidade do gênero e emoticons para suprimir a ausência de dados do contexto, tais como o riso e as expressões faciais. • O uso de palavras como "pq", "vc", "kd", "tb", "hj", "fds", "flw", demonstram a forma de simplificação das palavras. • Existem também formas acrescidas de palavras, que não refletem a lei supracitada, mas demonstram a capacidade de criação dos internautas e uma necessidade de manipular a língua portuguesa a fim de dar características próprias ao que se fala na internet. Tais palavras são, por exemplo: "naum", "amow", "tah", "jah", "eh" etc.

  7. Vê-se também formas exageradas de se expressar o que se quer dizer, como por exemplo: "amoowwww", "bejãooooOoOoOoO", ou frases que requerem uma maior análise para que se entenda o significado, como: "MAR É DOJXA VISSE?" cujo significado seria: "mas é doida, viu?". Aqui no Brasil, para alguns, esse tipo específico de linguagem é chamada de miguxês. • Existem ainda duas formas de comunicação que são bastante utilizadas pelos internautas: o smile e as risadas onomatopaicas. O smile ou emotion expressam as emoções das pessoas que estão utilizando a comunicação. Alguns exemplos comuns são: :) , :( , :P , 8-), XD , :| , ¬¬ , #-D etc. São variadas as formas de smile que se encontram hoje.

  8. As risadas representam as onomatopéias de risadas normais, e algumas bastante anormais. São elas "hehehe", "rsrsrsrsrs", "kkkkkk" e, algumas novas "auhuhauhauha", "ahuhusahusahuauhs", "heaoueahaoeuah" etc • O jovem deve se preocupar em não utilizar o internetês em textos onde a norma culta é necessária, como redações, cartas formais, provas etc. Portanto, deve-se usufruir do Internetês, separando-o dos lugares onde a norma culta ainda é necessária.

  9. 1) (ENEM – 2009 – Adaptado) O texto a seguir é um trecho de uma conversa por meio de um programa de computador que permite comunicação direta pela Internet em tempo real, como o MSN Messenger. Esse tipo de conversa, embora escrita, apresenta muitas características da língua falada, segundo alguns lingüistas. Uma delas é a interação ao vivo e imediata, que permite ao interlocutor conhecer a reação do outro por meio de suas respostas e dos famosos emotions. João diz: oi Pedro diz: blz? João diz: na paz e vc? Pedro diz: tudo trank. João diz: oqvc ta fazendo? (...) Pedro diz: tenho q sair agora... João diz: flw Pedro diz: vlw, abc.

  10. Para que a comunicação, como no MSN, se dê em tempo real, é necessário que a escrita das informações seja rápida, o que é feito por meio de • a) Frases completas, escritas cuidadosamente com acentos e maiúsculas. • b) Frases curtas e simples com abreviaturas padronizadas pelo uso. • c) Uso de reticências no final da frase, para que não se tenha que escrever o resto da informação. • d) Estruturas coordenadas, como “na paz e vc”. • e) Flexão verbal rica e substituição de dígrafos consonantais por consoantes simples.

  11. 2) (ENEM – 2009 – Adaptado) A maioria das declarações do imposto de renda é realizada pela internet, o que garante maior eficiência e rapidez no processamento das informações. Os serviços oferecidos pelo governo via Internet visam a) gerar mais despesas aos cofres públicos. b) criar mais burocracia para o cidadão. c) facilitar e agilizar os serviços disponíveis. d) vigiar e controlar os atos dos cidadãos. e) definir uma política que privilegia a alta sociedade.

More Related