290 likes | 498 Views
Lei de Destruição E Lei de Conservação Ciclo II Gisa diniz 12/ setembro /12. Há duas formas de destruição no planeta : uma é benéfica a outra é abusiva. Benéfica – não passa de uma transformação
E N D
Lei de Destruição E Lei de Conservação Ciclo II Gisadiniz 12/setembro/12
Háduasformas de destruição no planeta: uma é benéfica a outra é abusiva Benéfica – nãopassa de umatransformação Abusiva – nãoestana Lei de Deus, resultadaimperfeição moral e intelectual do homem. Toda destruiçãoqueexcedeoslimitesdanecessidade é umaviolaçãoda Lei de Deus.
A destruiçãorecíproca dos seresvivos é, dentre as leis daNatureza, uma das que, à primeira vista, menosparecemconciliar-se com a bondade de Deus. A verdadeiravida, tanto do animal quanto do homem, nãoestá no invólucro corporal. Está no princípiointeligentequepreexiste e sobreviveaocorpo
Pormeio do incessanteespetáculodadestruição, ensina Deus aoshomens o poucocasoquedevemfazer do envoltório material e lhessuscita a idéiadavidaespiritual, fazendoque a desejemcomoumacompensação. Não podia Deus chegaraomesmoresultadoporoutrosmeios, semconstrangerosseresvivos a se entredestruírem ? Deus há de ser infinitamentejusto e sábio. Procuremos, portanto, emtudo, a suajustiça e a suasabedoria e curvemo-nosdiante do queultrapasse o nossoentendimento.
É necessária a lutapara o desenvolvimento do espírito A Lei de destruição é , porassimdizer, o complemento do processoevolutivo, Visto ser precisomorrerpararenascer. Lei de Destruição Lei de transformação A célebreanunciação de Lavoisier NA NATUREZA NADA SE CRIA, NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA
A destruicãomútuaexistente entre osanimais , mantidaàscustasdacadeiaalimentar; atende à lei natural de preservação e diversidadebiológica das espéciesdanatureza. No homem, hà um período de transiçãoemqueele mal se distingue do bruto. Domina o instinto animal - satisfação das necessidadesmateriais. Maistardecontrabalançam-se o instinto animal e o sentimento moral. Luta então o homen, parasatisfazer à suaambição , aoseuogulho, à necessidade, queexperimenta de dominar.
Para issoainda é precisodestruir. Mas , à medidaque o senso moral prepondera, desenvolve-se a sensibilidade, diminui a necessidade de destruir. Porém a luta é semprenecessáriaaodesenvolvimento do espírito, pois , mesmochegando a esseponto, queparececulminante, eleaindaestalonge de ser perfeito. Só à custa de muitaatividadeadquireconhecimento, experiência e se despoja dos últimosvestígiosdaanimalidade. Mas, nessaocasião, a luta, de sangrenta e brutal que era, se tornapuramenteintelectual. O homenluta contra as dificuldades e nãomais contra osseussemelhantes.
Os Espíritosorientadoresnosesclarecemque Deus permite ser a humanidadeatingidaporflagelos, parafazê-la progredirmaisdepressa. Na verdade o homempoderiaevitar o sofrimento dos flagelos se fosse maiscuidadosonassuasescolhas. Deus nosdáosmeios de progredirpeloconhecimento do bem e do mal. Os flagelossãoprovasquedãoaohomemocasião de exercitar a suainteligência, de demonstrar a suapaciência e resignacão ante a vontade de Deus e a oportunidade de manifestarseussentimentos de abnegação, de desinteresse e de amoraopróximo.
Hádoistipos de Flagelosdestruidores • Os naturais e osprovocadospelohomem • Naturais e independente do homem – pestes, fome, as inundações, osproblemasfataisàsproduçõesda terra, terremotos, vendavais etc • Nosinstruemosmentoresespirituaisquesãoacidentespassageiros no destinoda terra. • Quehaverão de cessar no futuro, quando a humanidadeque a habiteestivervivendo o amor, dispensandoassimoscorretivosdador.
Tendo o homemqueprogredir, os males a que se achaexpostosão um estimulantepara o exercíciodasuainteligência, de todas as suasfaculdadesfísicas e moraisinsitando-o a procurarmeios de evitá-los. • Inventando e descobrindo, maneiras de sanearregiõesinsalubres, fertilizarterrasáridas, construirhabitaçõesmaissólidaspararesistiraosventostãonecessários a purificaçãodaatmosfera. • É assimquepouco a pouco, a necessidadelhe fez criar a ciência.
Os flagelosdestruidoresprovocadospelohomemrepresentam, aocontrário dos naturais, uma grave infraçãoàs leis de Deus. • Os males maisnumerososqueexistemna terra sãoosque o homemcriapelosseusvícios, orgulho , egoísmo, ambiçãoenfimseusexcessosemtudo. • Ai a causa das guerras, das calamidades, daopressão do fracopelo forte, damaior parte das enfermidades.
Deus criou Leis de amor e sabedoria, tendoporobjetivo o bem.Emsimesmoencontra o homemtudoquelhe é necessárioparacumpri-las.A consciêncialhetraça a rota.Quenossãolembradasatravéz de seusMessias e Profetas.
Deus todobondade , pôs o remédioaolado do mal.
De todososflagelosdestruidores, provocadospelaincúria e imprevidênciahumana, a GUERRA traduz-se, possivelmente, comosendo o mais doloroso. Contudo, à medidaque o homemprogride, menosfrequente se torna a guerra, porqueelelheevita as causas.
A guerra-monstro de mil faces quecomeça no egoísmo de cada um, Que se corporificanadiscórdia do lar, e se prolonganaintolerânciadafé, navaidadedainteligência e no orgulho das raças, alimentando-se de sangue e lágrimas, violência e desespero, ódio e rapina, tão cruel entre as naçõessupercivilizadas. Desapareceráquando o evangelho de Jesus iluminar o coraçãohumano, fazendoqueoshabitantesda Terra se amemcomoirmãos.
O instinto é a forçaocultaquesolicitaosseresorgânicos a atosespontâneos e involuntários. Tendoem vista a conservação deles. O instinto de conservaçãodiz, específicamente, respeito à sobrevivência e à perpetuação das espécies. A inteligência se revelaporatosvoluntários, refletidos, premeditados, combinados, de acordo com a oportunidade das circunstâncias.
Nosatosinstintivosnãoháreflexão, nemcombinação, nempremeditação. É assimque a plantaprocura o ar, se voltapara a luz, dirigesuasraízespara a água e para a terra nutriente ;que a flor se abre e se fechaalternativamente, conforme se lhefaznecessário. É peloinstintoqueosanimaissãoavisados do quelhesconvémouprejudica; Quebuscamconforme a estação, osclimaspropícios; queossexos se aproximam; que a mãechocaosfilhos e queestesprocuram o seiomaterno.
NOohomem,sóemcomeço de vida o instintodomina com exclusividade; É porinstintoque a criançafazosprimeiros movimentos, quegritaparaexprimir as suasnecessidades Queimita o somdavoz Quetentafalar e andar No próprioadulto, certosatossãoinstintivos, Movimentosespontâneosparaevitar um risco, Para fugir de um perigo, Para manter o equilíbrio do corpo etc
O instinto de conservaçãoexistenosanimais e naespéciehumana, porquetodos tem queconcorrerparacumprimento dos desígniosdaProvidência. Porissofoique Deus lhesdeu a necessidade de viver. Acrescenteque a vida é necessáriaaoaperfeiçoamento dos seres. Eles o senteminstintivamente, sem disso se aperceberem.
Nasfasesprimárias, o instinto de conservaçãoapresentaduascaracterísticas : O temordamorte– animais e homempoucoespiritualizado reagem com agressividade, ferocidade, para defender suaexistência. Suprimento das necessidadesfisiológicas– lutapelanecessidade material, alimentação. O temordamorte e o suprimento das necessidadesfisiológicasrepresentam, Um efeitodasabedoriadaprovidência e umaconsequência do instinto de conservação. Ele é necessárioenquantonão se estáesclarecidosobre as condiçõesdavidafutura ,comocontrapeso a tendênciaque, semesse FREIO, noslevaria a deixarprematuramente a vida e a negligenciar o trabalhoterrenoquedeveserviraonossopróprioadiantamento.
Inteligência Os espíritossuperioresnosesclarecem: A inteligência é um atributoessencial do espírito, Massabemosquenão é um atributoexclusivodaespéciehumana. Os animaistambémpossueminteligência, umainteligênciarudimentar. Existeumagrandediferença entre a inteligência animal e a inteligênciahumana. Os animaissópossuem a inteligênciadavida material. No homem a inteligênciaproporciona a vida moral.
Instinto e Inteligência Todoatomaquinal é instinto; o atoquedenotareflexão, combinação, deliberação é inteligente Um é livre, o outronão é . O instinto , é guiaseguro, quenunca se engana; a inteligência, pelo simples fato de ser livre , estásujeita a errar. É frequente a inteligência e o instinto se revelaremsimultaneamente. Instintos – sensações – sentimentos
O SUPÉRFLUO E O NECESSÁRIO