1 / 27

Lei de Destruição E Lei de Conservação Ciclo II Gisa diniz 12/ setembro /12

Lei de Destruição E Lei de Conservação Ciclo II Gisa diniz 12/ setembro /12. Há duas formas de destruição no planeta : uma é benéfica a outra é abusiva. Benéfica – não passa de uma transformação

noelle
Download Presentation

Lei de Destruição E Lei de Conservação Ciclo II Gisa diniz 12/ setembro /12

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Lei de Destruição E Lei de Conservação Ciclo II Gisadiniz 12/setembro/12

  2. Háduasformas de destruição no planeta: uma é benéfica a outra é abusiva Benéfica – nãopassa de umatransformação Abusiva – nãoestana Lei de Deus, resultadaimperfeição moral e intelectual do homem. Toda destruiçãoqueexcedeoslimitesdanecessidade é umaviolaçãoda Lei de Deus.

  3. A destruiçãorecíproca dos seresvivos é, dentre as leis daNatureza, uma das que, à primeira vista, menosparecemconciliar-se com a bondade de Deus. A verdadeiravida, tanto do animal quanto do homem, nãoestá no invólucro corporal. Está no princípiointeligentequepreexiste e sobreviveaocorpo

  4. Pormeio do incessanteespetáculodadestruição, ensina Deus aoshomens o poucocasoquedevemfazer do envoltório material e lhessuscita a idéiadavidaespiritual, fazendoque a desejemcomoumacompensação. Não podia Deus chegaraomesmoresultadoporoutrosmeios, semconstrangerosseresvivos a se entredestruírem ? Deus há de ser infinitamentejusto e sábio. Procuremos, portanto, emtudo, a suajustiça e a suasabedoria e curvemo-nosdiante do queultrapasse o nossoentendimento.

  5. É necessária a lutapara o desenvolvimento do espírito A Lei de destruição é , porassimdizer, o complemento do processoevolutivo, Visto ser precisomorrerpararenascer. Lei de Destruição Lei de transformação A célebreanunciação de Lavoisier NA NATUREZA NADA SE CRIA, NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA

  6. A destruicãomútuaexistente entre osanimais , mantidaàscustasdacadeiaalimentar; atende à lei natural de preservação e diversidadebiológica das espéciesdanatureza. No homem, hà um período de transiçãoemqueele mal se distingue do bruto. Domina o instinto animal - satisfação das necessidadesmateriais. Maistardecontrabalançam-se o instinto animal e o sentimento moral. Luta então o homen, parasatisfazer à suaambição , aoseuogulho, à necessidade, queexperimenta de dominar.

  7. Para issoainda é precisodestruir. Mas , à medidaque o senso moral prepondera, desenvolve-se a sensibilidade, diminui a necessidade de destruir. Porém a luta é semprenecessáriaaodesenvolvimento do espírito, pois , mesmochegando a esseponto, queparececulminante, eleaindaestalonge de ser perfeito. Só à custa de muitaatividadeadquireconhecimento, experiência e se despoja dos últimosvestígiosdaanimalidade. Mas, nessaocasião, a luta, de sangrenta e brutal que era, se tornapuramenteintelectual. O homenluta contra as dificuldades e nãomais contra osseussemelhantes.

  8. Os Espíritosorientadoresnosesclarecemque Deus permite ser a humanidadeatingidaporflagelos, parafazê-la progredirmaisdepressa. Na verdade o homempoderiaevitar o sofrimento dos flagelos se fosse maiscuidadosonassuasescolhas. Deus nosdáosmeios de progredirpeloconhecimento do bem e do mal. Os flagelossãoprovasquedãoaohomemocasião de exercitar a suainteligência, de demonstrar a suapaciência e resignacão ante a vontade de Deus e a oportunidade de manifestarseussentimentos de abnegação, de desinteresse e de amoraopróximo.

  9. Hádoistipos de Flagelosdestruidores • Os naturais e osprovocadospelohomem • Naturais e independente do homem – pestes, fome, as inundações, osproblemasfataisàsproduçõesda terra, terremotos, vendavais etc • Nosinstruemosmentoresespirituaisquesãoacidentespassageiros no destinoda terra. • Quehaverão de cessar no futuro, quando a humanidadeque a habiteestivervivendo o amor, dispensandoassimoscorretivosdador.

  10. Tendo o homemqueprogredir, os males a que se achaexpostosão um estimulantepara o exercíciodasuainteligência, de todas as suasfaculdadesfísicas e moraisinsitando-o a procurarmeios de evitá-los. • Inventando e descobrindo, maneiras de sanearregiõesinsalubres, fertilizarterrasáridas, construirhabitaçõesmaissólidaspararesistiraosventostãonecessários a purificaçãodaatmosfera. • É assimquepouco a pouco, a necessidadelhe fez criar a ciência.

  11. Os flagelosdestruidoresprovocadospelohomemrepresentam, aocontrário dos naturais, uma grave infraçãoàs leis de Deus. • Os males maisnumerososqueexistemna terra sãoosque o homemcriapelosseusvícios, orgulho , egoísmo, ambiçãoenfimseusexcessosemtudo. • Ai a causa das guerras, das calamidades, daopressão do fracopelo forte, damaior parte das enfermidades.

  12. Deus criou Leis de amor e sabedoria, tendoporobjetivo o bem.Emsimesmoencontra o homemtudoquelhe é necessárioparacumpri-las.A consciêncialhetraça a rota.Quenossãolembradasatravéz de seusMessias e Profetas.

  13. Deus todobondade , pôs o remédioaolado do mal.

  14. De todososflagelosdestruidores, provocadospelaincúria e imprevidênciahumana, a GUERRA traduz-se, possivelmente, comosendo o mais doloroso. Contudo, à medidaque o homemprogride, menosfrequente se torna a guerra, porqueelelheevita as causas.

  15. A guerra-monstro de mil faces quecomeça no egoísmo de cada um, Que se corporificanadiscórdia do lar, e se prolonganaintolerânciadafé, navaidadedainteligência e no orgulho das raças, alimentando-se de sangue e lágrimas, violência e desespero, ódio e rapina, tão cruel entre as naçõessupercivilizadas. Desapareceráquando o evangelho de Jesus iluminar o coraçãohumano, fazendoqueoshabitantesda Terra se amemcomoirmãos.

  16. Instinto e inteligência

  17. O instinto é a forçaocultaquesolicitaosseresorgânicos a atosespontâneos e involuntários. Tendoem vista a conservação deles. O instinto de conservaçãodiz, específicamente, respeito à sobrevivência e à perpetuação das espécies. A inteligência se revelaporatosvoluntários, refletidos, premeditados, combinados, de acordo com a oportunidade das circunstâncias.

  18. Nosatosinstintivosnãoháreflexão, nemcombinação, nempremeditação. É assimque a plantaprocura o ar, se voltapara a luz, dirigesuasraízespara a água e para a terra nutriente ;que a flor se abre e se fechaalternativamente, conforme se lhefaznecessário. É peloinstintoqueosanimaissãoavisados do quelhesconvémouprejudica; Quebuscamconforme a estação, osclimaspropícios; queossexos se aproximam; que a mãechocaosfilhos e queestesprocuram o seiomaterno.

  19. NOohomem,sóemcomeço de vida o instintodomina com exclusividade; É porinstintoque a criançafazosprimeiros movimentos, quegritaparaexprimir as suasnecessidades Queimita o somdavoz Quetentafalar e andar No próprioadulto, certosatossãoinstintivos, Movimentosespontâneosparaevitar um risco, Para fugir de um perigo, Para manter o equilíbrio do corpo etc

  20. O instinto de conservaçãoexistenosanimais e naespéciehumana, porquetodos tem queconcorrerparacumprimento dos desígniosdaProvidência. Porissofoique Deus lhesdeu a necessidade de viver. Acrescenteque a vida é necessáriaaoaperfeiçoamento dos seres. Eles o senteminstintivamente, sem disso se aperceberem.

  21. Nasfasesprimárias, o instinto de conservaçãoapresentaduascaracterísticas : O temordamorte– animais e homempoucoespiritualizado reagem com agressividade, ferocidade, para defender suaexistência. Suprimento das necessidadesfisiológicas– lutapelanecessidade material, alimentação. O temordamorte e o suprimento das necessidadesfisiológicasrepresentam, Um efeitodasabedoriadaprovidência e umaconsequência do instinto de conservação. Ele é necessárioenquantonão se estáesclarecidosobre as condiçõesdavidafutura ,comocontrapeso a tendênciaque, semesse FREIO, noslevaria a deixarprematuramente a vida e a negligenciar o trabalhoterrenoquedeveserviraonossopróprioadiantamento.

  22. Inteligência Os espíritossuperioresnosesclarecem: A inteligência é um atributoessencial do espírito, Massabemosquenão é um atributoexclusivodaespéciehumana. Os animaistambémpossueminteligência, umainteligênciarudimentar. Existeumagrandediferença entre a inteligência animal e a inteligênciahumana. Os animaissópossuem a inteligênciadavida material. No homem a inteligênciaproporciona a vida moral.

  23. Instinto e Inteligência Todoatomaquinal é instinto; o atoquedenotareflexão, combinação, deliberação é inteligente Um é livre, o outronão é . O instinto , é guiaseguro, quenunca se engana; a inteligência, pelo simples fato de ser livre , estásujeita a errar. É frequente a inteligência e o instinto se revelaremsimultaneamente. Instintos – sensações – sentimentos

  24. O SUPÉRFLUO E O NECESSÁRIO

More Related