70 likes | 324 Views
Sociedade da Informação e Conhecimento. Conceito de Sociedade. É o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. Sociedade da Informação.
E N D
Conceito de Sociedade É o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
Sociedade da Informação • Baseia-se nas Tecnologias de Informação e Comunicação ou as TIC. • A Sociedade da Informação enquanto conceito, é utilizado para descrever uma sociedade e uma economia que faz o melhor uso possível das Tecnologias de Informação e Comunicação no sentido de lidar com a informação, e que toma esta como elemento central de toda a actividade humana. Apesar de tudo, não é a tecnologia o elemento crucial, mas sim o que esta pode potenciar nas relações entre indivíduos e indivíduos e as organizações. Mais recentemente o conceito de sociedade de informação é defendido como uma sociedade que recorre predominantemente às Tecnologias da Informação e Comunicação para a troca de informação em formato digital, suportando a interacção entre indivíduos e entre estes e instituições, recorrendo a práticas e métodos em construção permanente – colocando o digital e a mudança como elementos centrais, desta transformação.
Sociedade da Informação • A sociedade de informação tem quatro características: • Utilização da informação como recurso estratégico; • Utilização intensiva das Tecnologias de Informação e Comunicação; • Baseada na interacção predominantemente digital entre Indivíduos e instituições; • Recorrer a formas diversas de “fazer as (mesmas e novas) coisas”, baseadas no digital.
Sociedade do Conhecimento • Trouxe consigo a velocidade do tempo real, com amplas possibilidades de controlo, armazenamento e liberação de acesso a múltiplos conjuntos de informações. Cada vez mais, essas possibilidades tornaram-se alguns dos vectores mais importantes na definição da produtividade das economias nacionais, e a informação configurou-se como o principal activo das empresas e países na sua busca por maior competitividade. • Tendo em vista a centralidade da informação nessa nova configuração da sociedade, há que se reflectir se estamos em uma sociedade do conhecimento numa sociedade da informação, na qual a humanidade deixa as suas bases originais na agricultura, posteriormente na manufactura e na indústria, para ingressar na economia da informação, na qual a manipulação da informação é a actividade principal.