1 / 45

Os fenômenos atmosféricos

Os fenômenos atmosféricos. Os fenômenos atmosféricos são:. Ar atmosférico; camada de ozônio; pressão atmosférica; umidade do ar; Chuvas; Vento; massa de ar; Tempo; clima. Ar Atmosférico. CAMADA DE OZONIO. Pressão Atmosférica. Umidade do Ar. Castanho corresponde a baixa umidade .

norina
Download Presentation

Os fenômenos atmosféricos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Os fenômenos atmosféricos

  2. Os fenômenos atmosféricos são: • Ar atmosférico; • camada de ozônio; • pressão atmosférica; • umidade do ar; • Chuvas; • Vento; • massa de ar; • Tempo; • clima.

  3. Ar Atmosférico

  4. CAMADA DE OZONIO

  5. Pressão Atmosférica

  6. Umidade do Ar Castanho corresponde a baixa umidade

  7. Chuva

  8. Vento

  9. Massa de Ar

  10. Tempo

  11. Clima

  12. Ar atmosférico A qual possui quantidade variável de vapor de água, dióxido de carbono, cinza, poeira, etc.

  13. Ar Atmosférico

  14. Camada de ozônio Esta camada localiza-se na Antártida e esta se espalhando em varias outras regiões, como sabemos esta camada de ozônio tem a função de filtra os raios ultravioleta do sol, quando isso não acontece os raios do sol ao atingir a superfície terrestre pode provocar vários tipos de doenças no homem como câncer de pele, prejudica a vida dos animais, vegetais

  15. Pressão atmosférica Esta varia de acordo com as temperaturas e altitudes. Assim próximo ao mar o ar é mais pesado devido o nível do relevo ser menor, já em direção ao interior dos continentes onde os níveis são mais elevados o ar é mais leve.

  16. Umidade do Ar É o nome dado ao vapor de água existente na atmosfera que varia de acordo com a temperatura e a pressão do clima.

  17. A umidade não é visível a olho nu, necessita-se de aparelhos como o higrômetro para observá-la, mas ao saturar, o ar provoca alterações visíveis como é o caso: Psicrômetro Higrômetro

  18. De nevoeiros e neblinas que se apresentam em forma de gotículas de ar que se formam quando há perda de calor transformado as gotículas de ar em gotículas de água;

  19. Orvalho que é provocado por gotículas de água que se forma em superfícies que perdem calor

  20. Geada que é provocada pelo congelamento do orvalho quando a temperatura chega a ser inferior que 0ºC.

  21. No inverno, a umidade relativa do ar é bem baixa causando ar seco, doenças respiratórias e dificuldades de respirar.

  22. Já no verão, a umidade do ar é mais alta o que faz com que o corpo libere líquido através do suor, resfriando assim o corpo.

  23. Chuva Chuva é um fenômeno meteorológico que consiste na precipitação de água no estado líquido sobre a superfície da Terra A chuva forma-se nas nuvens ( são constituídas por gotículas de água em suspensão)

  24. A chuva tem papel importante no ciclo hidrológico. A quantidade de chuvas é medida usando um instrumento chamado pluviômetro.

  25. As chuvas podem ser: chuva de convecção, chuva frontais, chuva de relevo ou orográficas Chuva Orográfica Chuva convecção Chuva frontal

  26. Chuva de convecção – ocorrem em áreas de clima quente e úmido onde há constante evaporação de água. O ar quente encontra camada de ar frio, condensa-se e forma nuvens que geram precipitações com forte pancadas.

  27. Chuva frontais – ocorrem quando uma frete fria encontra uma massa de ar quente e úmido. Alta pressão da frente fria faz com que entre por baixo a massa de ar quente que sobe perde temperatura e causa precipitações.

  28. Chuvas orográficas – ocorrem quando o ar oceânico colide com um obstáculo de relevo, como serra ou montanha, ganha altitude com isso resfria e se condensa e causa chuva.

  29. Vento É o movimento do ar atmosférico. Os ventos regulares ou constantes, como os alísios, sopram sempre direção.

  30. Os ventos periódicos, como as brisas e as monções, sopram em sentido diferente.

  31. Obs. Massa de ar É uma porção da atmosfera que carregam as mesmas características do local onde foram criadas (de temperatura, pressão e umidade).

  32. As massa de ar podem ser tropicais – as quais se formam nos trópicos de câncer ou capricórnio ( oceanos – úmidas, continente são secas).

  33. As massa de ar podem ser polares – as quais se formam nos pólo ártico ou antártico (são secas pois não ha. evaporação)

  34. As massas de ar podem ser equatoriais – quando se formam na linha do equador.

  35. O encontro de duas massas geralmente uma fria e outra quente dá-se o nome de frente – quando esta se chocam ocorrem as chuvas e o tempo muda. Tempo e clima Pagina 140 a a 149

  36. A concepção comum de tempo é indicada por intervalos ou períodos de duração. O tempo meteorológico é o tempo atual ou tempo a ser previsto pelos meteorologistas, que se estende no máximo a 15 dias

  37. O clima compreende um padrão dos diversos elementos atmosféricos. As semelhanças em várias regiões da Terra de tipos específicos caracterizam os diversos tipos de clima, para o que são consideradas as variações médias dos elementos meteorológicos ao longo das estações do ano num período de não menos de 30 anos..

  38. O clima é o conjunto de estados do tempo meteorológico

More Related