1 / 21

PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

odysseus
Download Presentation

PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

    2. Histórico I Edital - Novembro de 2005 Parceria MEC-MDA-MTE Síntese de experiências de movimentos sociais do campo 12 Estados 2007 – Integração à Política de Juventude

    3. Objetivo Geral Possibilitar a jovens agricultores(as) familiares excluídos do sistema formal de ensino, a oportunidade de escolarização na modalidade de EJA integrando elevação de escolaridade e qualificação social e profissional.

    4. Objetivos Específicos Elevar a escolaridade e proporcionar a qualificação profissional inicial de agricultores (as) familiares Estimular o desenvolvimento sustentável e solidário como possibilidade de vida e constituição de sujeitos cidadãos. Fortalecer o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodologias adequadas à EJA no campo.

    5. Objetivos Específicos Realizar formação continuada em metodologias e princípios políticos pedagógicos voltados às especificidades do campo para os educadores(as) envolvidos(as) no programa. Fornecer e publicar materiais pedagógicos que sejam apropriados para o desenvolvimento da proposta pedagógica. Estimular a permanência dos jovens na escola por meio da concessão de auxílio financeiro.

    6. Beneficiários Jovens de 18 a 29, residentes no campo; que saibam ler e escrever; que não tenham concluído o ensino fundamental que cumpram aos requisitos do art. 3o da Lei da Agricultura Familiar no 11.326, de 24 de julho de 2006.

    7. Organização das turmas 25 a 35 educandos A carga horária obrigatória é de, no mínimo, 2400 horas em 2 anos. Sendo, 1800 (mil e oitocentas) horas serão tempo/escola, e 600 (seiscentas) horas tempo/comunidade. 3 educadores Formação Geral (1 Ciencias Sociais, 1 Ciências da Natureza e Matematica e 1 Linguagens, Códigos) e 1 Ciências Agrárias para acompanhar até 2 turmas.

    8. Proponentes Secretarias Estaduais de Educação Municípios Territórios da Cidadania (2009)

    9. Apoio Financeiro do MEC para o proponente

    10. Apoio Financeiro do MEC para o proponente

    14. Formação dos Profissionais

    15. Material Pedagógico Nacional Elaborados e 4 primeiros impressos Consórcio entre a UFPE/NUPEP e UFPA Sistematização da produção dos 12 Estados (Relatórios, materiais, instrumentos pedagógicos, fotos, cadernos educandos, planejamentos pedagógicos, etc) Construção de Cadernos do Educando e do Educador por Eixos Temáticos

    16. Material Pedagógico Nacional O Caderno do Educando material de leitura capaz de viabilizar a compreensão geral da temática a ser trabalhada no eixo temático, possibilitando ao educando conhecer a diversidade da Agricultura Familiar no Brasil e como o Eixo temático dialoga com a Agricultura Familiar e Sustentabilidade. O Caderno do Educador orientação para o planejamento do percurso formativo do Saberes: construção da ementa; plano de pesquisa; círculos de diálogos e partilha de saberes. Esse material proverá diretrizes gerais, indicações de como abordar os conteúdos mínimos do ensino fundamental, possibilidades de estratégias pedagógicas e exemplos de experiências desenvolvidas por educadores.

    17. Auxílio Financeiro ao Educando A título de bolsa será pago, a cada dois meses, aos educandos cadastrados no Programa o valor de R$ 100,00 (cem reais); É vedado, ao educando, o acúmulo de bolsa-auxílio com as demais modalidades do Projovem previstas em Lei; Para recebimento do valor referente à bolsa será exigida do educando a freqüência mínima a 75% das aulas; Para recebimento da bolsa o educando deverá apresentar a documentação requerida.

    18. Certificação Instituição indicada pela proponente ou Agrotécnicas

    19. Metas Meta I (2005) = 5.060 educandos (as) Meta II (2008) = 35.000 Meta III (2009) = 48.377 Meta IV (2010) = 85.000 Meta V (2011)= 85.000

    20. Meta por Estado em 2008

    21. Início da Implementação Resolução 21 – Transferência Automática aos Estados – publicada em 26 de maio de 2008 Resolução 25 – Transferência de Recursos às Instituições de Ensino Superior – publicada em 04 de julho de 2008 I Seminário Nacional de Formação de Formadores – Setembro de 2008 Etapa estadual inicial de formação dos educadores Início das aulas – mar 2009

More Related