E N D
1. VinhoMeuApresentação do Projecto Bragança, 2 de Março de 2005
2. 1
3. 2 Raízes familiares em Freixo de Espada-à-Cinta
Freixo de Espada-à-Cinta tem um património cultural riquíssimo
Que alternativas para diminuir o baixo e sazonal movimento turístico existente?
Como rentabilizar uma infra-estrutura enológica com períodos de inactividade prolongados?
Património vitícola no concelho de FEC
O vinho está na moda
4. 3
5. 4 O número de pessoas com interesse e curiosidade pelo mundo do vinho tem vindo a crescer de forma sustentada, prevendo-se que tal continue a acontecer durante os próximos anos. O Douro continua a ser a Região por excelência.
Constata-se que a maioria das adegas existentes estão sem grande actividade fora do período das vindimas, restringindo-se a sua utilização plena a um período extremamente limitado.
No Douro Superior, no Concelho de Freixo de Espada à Cinta, existe uma oferta hoteleira reduzida mas compreensivelmente com muita baixa utilização fora de época. Existe portanto facilidade em providenciar alojamento em condições competitivas.
O promotor é sócio de uma empresa de vinhos, Ash Tree Wines, sediada em Freixo de Espada à Cinta, e tem portanto acesso facilitado às infra-estruturas necessárias.
Os enófilos, apreciadores e outros interessados no mundo do vinho, são facilmente atingíveis através da principal revista especializada .
Não se conhece concorrência directa neste tipo de oferta.
6. 5
7. 6
8. 7 Criação de uma nova modalidade de enoturismo: a possibilidade de um indivíduo elaborar o seu próprio vinho, num contexto de turismo durante dois fins-de semana de turismo na região de Freixo de Espada à Cinta separados entre 6 a 9 meses no tempo.
9. 8 Para o efeito, coloca-se ao dispor do turista as seguintes estruturas e serviços:
adega com equipamento próprio de microvinificação, estágio e armazenamento;
matérias primas (uvas congeladas, em concentrado ou outra forma a estudar em maior detalhe numa fase mais avançada);
Deve utilizar-se uvas congeladas, para que os clientes possam assistir ao processo de esmagamento das uvas, o que não seria possível se se utilizasse mosto congelado ou concentrado de uva
formação básica e acompanhamento técnico durante todo o processo de microvinificação;
Apoio e informação para possibilitar ao cliente a selecção do tipo de garrafa e rótulo.
Equacionou-se a hipótese de os clientes assistirem ao processo de incubação, no fim de semana seguinte ao de início do processo; contudo, a deslocação a Freixo de Espada à Cinta em dois fins de semana seguidos seria cansativa, para além de encarecer mais o pacote oferecido, sem dar um valor acrescentado igual ou superior aos custo adicional que seria pago pelos clientes.
O serviço deverá estar disponível a partir de 1 de Novembro de 2005, após a época das vindimas deste ano.
10. 9 A adega está localizada no concelho Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, inserida simultaneamente na Região Demarcada do Douro e no Parque Natural do Douro Internacional, o que apresenta um interesse turístico diferenciado.
11. 10 A localização exacta da prestação dos serviços de enologia é na Quinta de Maritávora, em Freixo de Espada à Cinta.
12. 11 O castelo de Freixo de Espada à Cinta, mandado construir por D. Dinis, do qual apenas resta a muralha e uma imponente torre granítica, heptagonal, a chamada "Torre do Galo".
O convento de S. Filipe de Néri é outro lindíssimo imóvel, no entanto bastante degradado devido ao ostracismo e desleixo de entidades competentes.
A Capela de Nossa Senhora dos Montes Ermos;
o Cruzeiro, magnífica construção em granito.
Monumentos erigidos em glória de ilustres naturais de Freixo de Espada à Cinta, tais como: Jorge Alvares, Guerra Junqueiro e Sarmento Rodrigues
13. 12 Existem vários atractivos turísticos na zona que os clientes poderão visitar no tempo livre das estadias aos domingos, como por exemplo:
Amendoeiras em flor
"Freixo de Espada à Cinta, catedral da flor da amendoeira" é expressão já consagrada e que não surpreende ninguém que minimamente saiba alguma coisa destes assuntos. A substituir o Algarve, no que concerne à produção de amêndoa, surgiram nas últimas 3/4 décadas, as encostas abrigadas do Alto Douro, sobretudo no concelho de Freixo de Espada à Cinta.
É um “mar” de amendoeiras que são as terras freixenistas com que, nem de longe nem de perto, se pode comparar ao Algarve. São encostas e encostas, canadas e canadas, lombos e cerros que, ao chegar Março, se recobrem todos os anos de branco e rosa a fazerem desta terra a catedral da flor da amendoeira.
14. 13 Existem vários atractivos turísticos na zona que os clientes poderão visitar no tempo livre das estadias aos domingos, como por exemplo:
Artesanato
Ainda vão perdurando típicas tarefas quer em lã, seda ou linho, quer em ferro, madeira, sola (cabedal) ou até pedra. Colchas de seda e lã, tapetes, toalhas, colchas de renda, meias a 4 agulhas, alforges são produtos artesanais que ainda pode ir procurando em Freixo e seu concelho. Também o calçado bem típico em puro cabedal de ovino, onde se destacam as típicas sandálias e as botas de Freixo, que são de uma forma e um modo de apertar quase exclusivo da região.
Contudo, a obtenção da seda é o ex-libris de Freixo de Espada à Cinta em muitas exposições de artesanato pelo país e até no estrangeiro. Existe uma Associação criada para o efeito que tem recriado todo o processo da obtenção da seda: desde a criação do bicho da seda até ao fio que forma o tecido tão fino e procurado por toda a gente, passando pelo plantio das amoreiras cuja folha é o alimento essencial desses bichos, pela preparação dos casulos, fiação e tratamento. É actualmente o único centro de Trás-os-Montes onde ainda se mantém esta tradição.Daí as colchas de seda entre várias outras peças serem muito pretendidas pelos turistas que visitam Freixo.
15. 14 Existem vários atractivos turísticos na zona que os clientes poderão visitar no tempo livre das estadias aos domingos, como por exemplo:
Gastronomia
Boa mesa e óptimo paladar são comuns nos seus recantos, mesmo em plena natureza. Podem saborear-se as empadas, os enchidos, com destaque para a alheira, salpicão e chouriços de carne, ou então o belo presunto, os petiscos e pratos tradicionais de Freixo, e tomar banho nas Piscinas ou passear de barco nas águas calmas do rio Douro.
São também característicos queijo de ovelha e de cabra, doces com ovos e amêndoa, doces de chila com amêndoa, arrepelados, amêndoa coberta, lascas de bacalhau cru ou assado, bacalhau cozido com azeite ou a bôla de azeite e queijo..
Caça e pratos apetitosos com diferentes espécies que ainda vai havendo são outra atracção gastronómica a não perder. Por exemplo, a perdiz com castanhas, ou o coelho à caçador, mas também o javali e a lebre. Há também a posta de vitela, leitão, anho ou cabrito assado com batatas e arroz de forno, capado (bode castrado) assado na brasa com molho de azeite, vinagre e salsa. Optando por peixe, há o arroz malandro de feijão verde ou de tomate a escorrer da travessa, sendo que no rio Douro havia escalos, bogas, enguias, barbos em abundância.
16. 15 Existem vários atractivos turísticos na zona que os clientes poderão visitar no tempo livre das estadias aos domingos, como por exemplo:
Parapente
A prática desportiva de Parapente teve início no ano de 1999 em Freixo de Espada à Cinta. O início desta actividade surgiu com um grupo de munícipes influenciados por forasteiros que vinham praticar a modalidade para estas paragens. As condições são de facto as mais propícias para alimentar a paixão por este desporto radical: a riqueza ambiental do coração do Douro Internacional, nomeadamente as potencialidades climatéricas e orográficas que se verificam em Freixo de Espada à Cinta, destacando-se o clima quente com montanhas, tornam o local ideal para a aprendizagem da modalidade bem como a realização de voos de grandes distâncias.
17. 16
18. 17 O sector de actividade aonde mais se enquadra este negócio é o turismo e lazer.
O turismo e lazer é um dos principais sectores de actividade nacionais.
A criação de um ministério do turismo demonstra a importância que esta actividade tem na economia nacional.
Em Portugal, as receitas atribuídas ao turismo têm crescido ao longo dos anos. Em 2003, em termos absolutos, o valor das receitas atingiu 6.387,0 milhões de Euros, enquanto as despesas se cifraram em 2.402,5 milhões de Euros. O saldo registado foi de 3.984,5 milhões de Euros, traduzindo uma variação homóloga de 5,3%.
Em 2003, a ocupação-cama foi de 47,5% e a ocupação-quarto foi de 55,8%
Mais directamente relacionado com a VinhoMeu:
Porto e Norte de Portugal têm representado cerca de 20% das pessoas que gozaram férias em Portugal nos últimos anos, atrás do Algarve e Lisboa e Vale do Tejo;
35% das pessoas gozaram pelo menos um fim de semana fora da residência habitual em 2003, o que se insere no mercado da empresa;
A estadia mais utilizada pelos portugueses ainda é a casa de familiares/amigos, o que não é um impedimento para o projecto da VinhoMeu, embora seja limitativo, pois a maioria das pessoas não têm amigos ou familiares na zona de Freixo de Espada à Cinta.
19. 18 Esta oferta é inovadora porque não conhecemos nenhuma possibilidade de alguém ter acesso à aprendizagem e elaboração do seu próprio vinho, dentro ou fora de um contexto alargado de turismo e lazer;
Nesse contexto, e dado o esperado crescimento do sector de turismo e lazer, estamos crentes que o serviço da VinhoMeu passará a ser mais uma das muitas actividades disponíveis para os consumidores, especialmente para aqueles com algum interesse pelo vinho, que irá contribuir para esse crescimento do sector;
O impacto do serviço da VinhoMeu deverá ser visto numa perspectiva macro e numa perspectiva microeconómica:
A nível macro-económico, ou seja, na perspectiva do vasto mercado nacional do turismo e lazer, o impacto da VinhoMeu será reduzido;
Contudo, a nível micro-económico, esse impacto será significativo na área geográfica de Freixo de Espada à Cinta (número aproximado de 5.200 habitantes* ) e zonas limítrofes, visto que a VinhoMeu ao:
Atrair consumidores com capacidade financeira média-elevada para usufruir de infra-estruturas hoteleiras e de lazer nessa região;
Incrementar a visibilidade e divulgação da zona, através de comunicação do serviço da VinhoMeu, mas também pelo efeito de boca-a-boca dos clientes da empresa.
irá permitir a criação de novas empresas e apoiar a dinamização das empresas existentes na zona, gerando mais e melhores serviços de turismo e lazer na zona.
20. 19 Capacidade e qualidade hoteleira
Como a capacidade hoteleira na zona não é alargada, o que pode limitar o crescimento do negócio ou, em situações de pico de afluxo de turistas à zona, limitar a capacidade mínima do negócio, a VinhoMeu irá desenvolver parcerias com entidades hoteleiras da zona, procurando assegurar uma capacidade de alojamento que lhe assegure um número mínimo de turistas
A qualidade hoteleira da zona não é muito elevada, o que pode ser limitativo ao nível da obtenção de clientes de nível económico muito elevado, embora se preveja a construção de um hotel na zona no prazo de 1,5-2 anos
Ambiente
Um contexto relaxante e atractivo principalmente para pessoas que vivem em zonas citadinas e que procuram um ambiente diferente do de dia-a-dia
Uma ligação histórica da zona ao vinho, o que tem um efeito psicológico com impacto nos potenciais clientes
A atracção familiar deste serviço, o que é uma das poucas ofertas de turismo que tem um elevado potencial de atracção de todos os membros de uma família
Localização
Embora haja uma ligação forte da zona ao vinho, a distância física aos potenciais clientes é limitativa, pois apenas as viagens de ida e volta representam 7-9 horas de cada fim-de semana
21. 20 Escalabilidade do negócio
O negócio é sazonal, pois exclui-se a época das vindimas e os dias da semana deverão ter uma ocupação diminuta
Deste modo, a capacidade de oferta do serviço limitada a apenas uma parte dos dias do ano restringe o potencial do crescimento do negócio
Contudo, há meios de aumento da capacidade de oferta, permitindo uma escalabilidade do negócio que permita o crescimento do negócio
Na mesma adega, pode duplicar-se a oferta, ao trocar-se o período de turismo/lazer de domingo de manhã para sábado à tarde, permitindo-se a participação no processo de produção no domingo de manhã
Possibilidade de alugar outras adegas na zona
Sustentabilidade
Este negócio pode ser copiado por outras entidades
Contudo, VinhoMeu irá desenvolver várias acções que permitam a sustentabilidade do negócio no futuro face a potenciais concorrentes:
Criação de uma marca forte
Obtenção de uma first-good-mover advantage
Realização de parcerias em exclusivo, ou em condições muito vantajosas, principalmente na zona do distrito de Bragança, onde a empresa se localiza
22. 21 Formadores e acompanhantes dos grupos dos clientes
É essencial que os formadores e acompanhantes dos clientes consigam transmitir conhecimentos, mas também criar uma atmosfera agradável, para que se possa produzir uma aprendizagem adequada mas sem ser excessivamente exigente;
O processo de microvinificação realizado pelos próprios clientes deverá ser acompanhado directamente proporcionando um ambiente divertido, embora assegurando que o processo decorre consoante os trâmites adequados;
O enólogo e o pessoal acompanhante têm os conhecimentos e a capacidade para desempenhar satisfatoriamente estas funções.
23. 22 Em resumo, a VinhoMeu está menos bem posicionada a nível da localização, dada a larga distância face aos principais centros urbanos, e algo limitada a nível da capacidade e qualidade hoteleira, o que se poderá alterar no futuro.
24. 23
25. 24 A Visão e a Missão da empresa reflectem a intenção de criar um negócio novo, posicionando-se a VinhoMeu como a empresa de referência nesse negócio, enquanto simultaneamente procura desenvolver a região e também o vinho português.
A Visão é ambiciosa
“Ser a instituição de referência no negócio de elaboração de vinho próprio em Portugal num contexto de turismo”.
A Missão é também ambiciosa
“Possibilitar a indivíduos com gosto e interesse pelo vinho a possibilidade de elaborarem o seu próprio vinho, num contexto de estadia turística no Douro Superior. Procuramos apoiar o desenvolvimento dessa zona geográfica e uma maior divulgação do vinho português, assim como proporcionar um maior bem-estar aos colaboradores da adega, num contexto de contínuo crescimento e rentabilização do investimento. Pretendemos ser reconhecidos como os melhores e mais inovadores na prestação deste serviço dirigido a indivíduos portugueses e espanhóis (principalmente das zonas limítrofes).
26. 25 Originalidade e inovação do negócio;
Enquadramento do negócio em duas áreas chave do desenvolvimento económico nacional (turismo e vinho), o que facilitará a obtenção de apoios e de divulgação;
Capacidade empresarial do promotor, que já desenvolveu diversos projectos de cariz empresarial;
Localização da adega no único concelho com vinhas da região demarcada do Douro que está inserido no Parque Natural do Douro Internacional;
Ambiente relaxante e acolhedor em toda a zona circundante.
27. 26 Oportunidade de dinamização de oferta turística (hoteleira e de lazer) como resultado do surgimento de novos turistas na zona, o que potenciará mais o negócio da VinhoMeu;
Aproveitamento de apoios ao investimento em áreas geográficas deprimidas, como é o caso do distrito de Bragança;
Potencial envolvimento de entidades municipais na criação de estruturas e de divulgação do negócio;
Crescimento da procura de actividades de lazer por parte da população em geral, especialmente de actividades de lazer em família;
Ambição que muitas pessoas têm de poderem fazer o seu próprio vinho;
Aumento do receio de viajar de avião incentiva o turismo nacional.
28. 27 A estratégia a seguir consiste numa estratégia de nicho dentro do sector do vinho e do turismo, visto que:
É um segmento de mercado de tamanho suficiente para rentabilizar adequadamente o capital a investir;
É um nicho de mercado com elevado potencial de crescimento, pois a procura latente de novas actividades de lazer e de elaboração de um vinho próprio irá ser satisfeita ao longo dos anos;
Este segmento de mercado não é crucial para o sucesso dos maiores concorrentes tanto do sector turístico como do sector vinícola:
Para os maiores players do sector turístico, este negócio não tem dimensão relevante para atrair um grande esforço de investimento;
Para os maiores players do sector vinícola, este negócio não lhes permite dinamizar a venda das suas marcas de vinho, podendo mesmo até ter impacto negativo no seu core-business;
Não existem, pelo menos neste momento, empresas rivais que se tentam especializar no mesmo segmento de mercado;
Existe claramente um grupo de consumidores que têm preferências distintivas, as quais se podem satisfazer com este serviço.
O posicionamento do serviço e respectivo preço deve ser de valor acrescentado, diferenciador e emocional, pelo o que não se aplica uma estratégia de liderança de custos.
29. 28
30. 29 Os clientes-alvo apresentam as seguintes características:
Classes média-alta e alta;
Habitantes de Lisboa, centro e norte de Portugal e das regiões espanholas limítrofes (Castela e Leão, Galiza e Extremadura), com um elevado enfoque na sub-região de Salamanca;
30 a 80 anos de idade;
Algum gosto existente ou latente pelo vinho.
Ou seja, o perfil dos clientes da VinhoMeu são pessoas que:
Têm alguma capacidade financeira para ter disponibilidade para um encargo de cerca de 2.000 euros para uma família/grupo de 3 pessoas;
Salamanca é o centro urbano de relevo mais próximo, pelo que deverá ser o principal enfoque, dado que não existem muitas outras regiões vinícolas próximas de Salamanca;
A idade que se começa a valorizar, por prazer e/ou divertimento, a posse de um vinho próprio é de cerca dos 30 anos, altura em que se começa a formar família e a ter gostos e interesses pessoais mais refinados; a partir dos 80 anos, as pessoas já não têm muita disponibilidade para viajar e já não valorizam tanto este tipo de eventos;
O gosto pelo vinho é um factor incentivador ao consumo deste serviço, principalmente no caso em que existe um sincero interesse e prazer no vinho; contudo, também as pessoas que, por questões de imagem pessoal, pretendem mostrar que têm um vinho com o seu nome, são potenciais clientes; para além disso, este serviço também pode ser um factor de incentivo a um maior interesse pelo vinho de pessoas que nunca dedicaram tempo a conhecer o vinho, mas que têm essa vontade.
31. 30 O posicionamento da empresa e da sua marca são decisivas para o sucesso do projecto da VinhoMeu
O posicionamento da VinhoMeu irá ser de a empresa que concebeu este negócio e que é a melhor, podendo não ser a maior, empresa do sector, que presta um serviço de “exclusividade”, garantindo a excelência enológica a nível da formação dada e da experiência e envolvência no processo de elaboração do próprio vinho, simultaneamente assegurando uma estadia agradável num ambiente relaxante e de uma extraordinária beleza natural.
Na prática, a VinhoMeu pretende:
Posicionar-se como premium service provider, ou seja, apostar apenas num crescimento que lhe permita manter esse posicionamento de serviço de “exclusividade”, não pretendendo crescer para além do limite em que comece a perder essa característica;
Seguir orientações muito rígidas a nível da qualidade de todo o processo de comercialização deste serviço, desde a venda até à entrega ao cliente das garrafas de vinho próprio, de modo a evitar que uma única falha possa arriscar a imagem de “exclusividade” pretendida;
Comunicação direccionada para os clientes alvo, não recorrendo a campanhas mais massificadas nem a promoções que possam transmitir uma imagem de massificação (vs. a imagem pretendida de exclusividade do serviço).
32. 31 Produto
Elaboração do próprio vinho; formação sobre o vinho, seu processo de produção e degustação; e turismo na zona de Freixo de Espada à Cinta.
Preço
O preço da componente vinícola irá ser equivalente à compra de 100 garrafas pelo valor unitário de €10.
O preço da componente turística será acessível.
Distribuição
A aquisição do serviço poderá ser feita pelo telefone (nº local), ou internet via website da empresa.
Promoção
Publicidade em revistas de vinhos nacionais e das regiões espanholas de Castela e Leão, Galiza e Extremadura;
Publicidade em revistas de turismo nacionais e das regiões espanholas de Castela e Leão, Galiza e Extremadura;
Cobertura dos media, visto tratar-se de um negócio inovador e baseado em dois assuntos muito valorizados pelos portugueses: o turismo e o vinho;
Permutas de promoção com fornecedores de serviços complementares:
Fornecedores de vinhos e materiais relacionados;
Entidades hoteleiras da zona;
Entidades turísticas da zona;
Artigos promocionais e de divulgação da câmara municipal da região.
33. 32
34. 33 Os investimentos necessários para este projecto incluem:
Adaptação da adega da Quinta da Maritávora para efeitos do negócio da VinhoMeu
Investimento em investigação e desenvolvimento para aperfeiçoamento da técnica
1 Câmara frigorífica para conservação das uvas
1 Prensa pneumática
4 cubas de inox de 200 litros
1 Bomba
1 Esmagador
1 Mesa de escolha
Material diverso, incluindo armários, mangueiras, material santário, entre outros
Custos de arranque da empresa, incluindo website, logotipo, material administrativo, entre outros
O investimento em fundo de maneio é nulo, pois o pagamento aos fornecedores (alojamento e refeições, entidades turísticas, enólogo e ajudante) é realizado a pronto, e em simultâneo com o recebimento dos clientes.
Investimento total estimado: €150.000
35. 34 O efeito multiplicador é fácil e existem algumas economias de escala, nomeadamente em alguns equipamentos (como por exemplo câmaras frigoríficas).
A criação de postos de trabalho far-se-á assim a nível directo e a nível indirecto (via efeito multiplicador):
A nível directo, estima-se que sejam envolvidas 2 a 5 pessoas como pessoal técnico de enologia;
A nível indirecto, o impacto poderá ser muito superior, visto que o negócio da VinhoMeu, acrescido do efeito multiplicador por si gerado, deverá induzir:
um crescimento significativo na capacidade hoteleira da zona, com a respectiva geração de emprego qualificado;
um aumento da actividade de algumas das empresas existentes, essencialmente a nível da restauração e pequenas compras;
A criação de novas empresas que prestem serviços ou vendam produtos de apoio às pessoas que se deslocam para a zona, não só como clientes da VinhoMeu, mas também atraídas pela melhoria de imagem que a VinhoMeu proporcionará à zona;
Tendo em conta que o concelho de Freixo de Espada à Cinta tem cerca de 5.200 habitantes*, qualquer geração de emprego, principalmente emprego com algum nível de qualificação, tem um significativo impacto na zona.
36. 35
37. 36 Prevê-se que o projecto da VinhoMeu será um projecto rentável, e que terá um impacto económico e social significativo na zona de Freixo de Espada à Cinta.
A Vila de Freixo de Espada-à-Cinta será notícia por estar associada a um projecto inovador.
Existe ainda um vector a aprofundar, mas que não inviabiliza o projecto, tendo um impacto potencial muito diminuto na rentabilidade do projecto:
A nível da utilização da matéria prima no processo de elaboração do vinho, a definição da técnica para a conservação das uvas e/ou a sua transformação em concentrados que mantenham as características mais importantes para a elaboração de vinho, poderá ser objecto de estudos mais aprofundados que eventualmente darão origem a inovações relevantes no panorama científico.