80 likes | 244 Views
FMI. FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL. EQUIPE:. JÉSSICA BRAGANÇA SALGADO KARINA MARTINS DA SILVA RITA DE CÁSSIA MIRANDA DOS SANTOS ROBERTA BARROS CORRÊA.
E N D
FMI FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL
EQUIPE: • JÉSSICA BRAGANÇA SALGADO • KARINA MARTINS DA SILVA • RITA DE CÁSSIA MIRANDA DOS SANTOS • ROBERTA BARROS CORRÊA
Na sua origem em 1945 o FMI teria que auxiliar temporariamente, os países membros a eliminar ou reduzir os desequilíbrios da balança de pagamento; propiciava a cooperação financeira internacional, para estabilidade monetária internacional, condição indispensável ao comércio exterior.
É uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira.
O dinheiro do FMI vem dos 182 países-membros, entre os quais o Brasil. Evidentemente, manda no Fundo quem tem mais dinheiro investido: no caso, os Estados Unidos e os outros grandes capitalistas. O Brasil e os demais países hiperpopulosos pesam muito pouco: no FMI, prevalece a democracia do dólar. FMI: distribuição de votos por países membros EUA 17,8% Alemanha 5,4% Japão 4,2% Inglaterra 6,2% França 4,5% Outros países desenvolvidos 17% Rússia e outros países ex-socialistas 7,1% Países em desenvolvimento(exceto o Brasil) 36,32% Brasil 1,48%
OBJETIVOS: ●Promover a Cooperação monetária internacional, fornecendo um mecanismo de consulta e colaboração na resolução dos problemas financeiros; ●Favorecer a expansão equilibrada do comércio, proporcionando níveis elevados de emprego e trazendo desenvolvimento dos recursos produtivos; ●Oferecer ajuda financeira aos países membros em dificuldades econômicas, emprestando recursos com prazos limitados; ●Contribuir para a instituição de um sistema multilateral de pagamentos e promover a estabilidade dos câmbios.
REFERÊNCIAS • LARRAÑAGA, Félix Alfredo.Organismo Inter nacionais de Comércio. São Paulo: Aduaneiras, 2007. • SOUZA, Cláudio Luiz Gonçalves. As Relações Internacionais doComércio. Belo Horizonte: Líder,2005. • http://www.uninep.br/mostraacademica/ acesso em:27 de março 2010.