1 / 23

Etiopatogenia na Medicina chinesa

Prof. Paulo Cesar Varanda Farmacêutico e bioquímico e Acupunturista Professor do CEATA/CBF desde 1996 Pesquisador na Universidade de São Paulo Doutorando na Universidade de São Paulo Tenente Farmacêutico (licenciado) do Exército Brasileiro Membro do Conselho Nacional de Saúde CIPICSUS

Download Presentation

Etiopatogenia na Medicina chinesa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Prof. Paulo Cesar Varanda Farmacêutico e bioquímico e Acupunturista Professor do CEATA/CBF desde 1996 Pesquisador na Universidade de São Paulo Doutorando na Universidade de São Paulo Tenente Farmacêutico (licenciado) do Exército Brasileiro Membro do Conselho Nacional de Saúde CIPICSUS Assessor Parlamentar de Entidades Civis no Senado Federal Etiopatogenia na Medicina chinesa

  2. ETIOLOGIA:é o estudo dos diferentes fatores que determinam o aparecimento da doença. PATOGENIA: estuda a formação e a evolução das doenças. A MTC considera que, se o Yin e o Yang estiverem equilibrados haverá saúde. Enquanto que, um desequilíbrio do Yin e do Yang acarretará o aparecimento de uma doença. Etiopatogenia

  3. Etiopatogenia O aparecimento da doença está igualmente ligado à existência de dois fatores: • Perda da resistência do organismo, por diminuição do Qi correto (ZhengQi). • A influência de um agente patogênico sobre o organismo, que é chamado de Energia Perversa (XieQi). No Huang Chi Nei Jing(SuWen cap.33) “O Perverso aflui lá onde há vazio de Correto.” O aparecimento e o desenvolvimento da doença será o reflexo da luta entre o Qi correto e o Qi perverso (XieQi)

  4. A força ou a fraqueza do Qi Correto (ZhengQi) está determinada pela existência de cinco fatores principais:- Constituição Física- Estado Mental/Emocional- Dieta alimentar- Estilo de Vida- Prática de Esportes Etiopatogenia

  5. Etiopatogenia Em 1174, Chen Wu Ze escreveu seu tratado baseando-se em obras anteriores, classificando em 3 categorias as causas patogênicas: - Causas Internas da doenças - Causas Externas das doenças - Causas nem internas, nem externas das doenças

  6. Etiopatogenia - Causas Internas da doenças:7 sentimentos Fúria, Alegria, Tristeza, Preocupação, Abstração, Medo, Choque.

  7. Etiopatogenia - Causas Externas das doenças: 6 excessos patogênicos Vento, Frio, Fogo, Umidade, Secura, Calor,

  8. Etiopatogenia • Causas nem internas, nem externas das doenças: Constituição, Fadiga, Exercícios em demasia, Atividade sexual excessiva, Alimentação, Trauma, Epidemias, Parasitas, Intoxicações, Iatrogenias

  9. Etiopatogenia Em tempos atuais, temos muitas causas patológicas novas. Exemplos: radiação, poluição do ar, poluição química dos alimentos, etc...

  10. Etiopatogenia Causas Internas As emoções somente se tornarão causas patológicas quando forem particularmente intensas e, principalmente, quando prolongadas, especialmente se não são expressadas ou reconhecidas. Cada emoção apresenta um efeito particular sobre o Qi e afeta um determinado órgão:

  11. Etiopatogenia - Fúria faz o Qi subir em sentido contrário e estagna o Qi do fígado. - Alegria (euforia dissolve) o Qi, dispersa o Qi do coração e o espírito não pode se concentrar. - Tristeza diminui o Qi afetando assim o Qi do Pulmão. - Preocupação paralisa o Qi e lesa o BP. - Medo faz o Qi descer afetando o rim, há relaxamento dos esfíncteres e incontinência urinária e fecal. - Choque dispersa o Qi afetando o rim e o coração.

  12. Etiopatogenia Bernard Auteroche (Diagnóstico na Medicina Chinesa). Um mau funcionamento de um órgão pode ser revelado por um distúrbio da emoção correspondente. Exemplos: • Qi do BP, em vazio, manifesta-se por astenia mental e depressão. • Qi do BP ,em estado de plenitude, manifesta-se por obsessão e idéia fixa. • Qi do Rim, em estado de vazio, manifesta-se por autoritarismo e extravagância. • Qi do Pulmão, em estado de vazio, manifesta-se por angústia.

  13. Etiopatogenia • Qi do Pulmão em plenitude manifesta-se por superexcitação. • Qi do Fígado em vazio, há insegurança e medo. • Qi do Fígado em plenitude, há raiva, ira. • Qi do Coração em estado de vazio, há choros. • Qi do Coração em plenitude, há risos ininterruptos. Um excesso descontrolado das cinco emoções pode transformar-se em fogo gerando os sintomas de irritabilidade, insônia, amargor na boca, dores torácicas, tosse, hemoptise.

  14. Etiopatogenia CausasExternas Os 6 Excessos O Vento, Frio, Calor de Verão, Umidade, Secura, Fogo, sob condições normais não apresentará efeitos patológicos no organismo, os homens são capazes de adaptar as suas mudanças. Porém, variações climáticas brutais ou anormais ou, então, a diminuição da capacidade de resistência do organismo podem se tornar nocivos, agridem o corpo e provocam doenças.

  15. Etiopatogenia • Na primavera, há muitas doença do vento. • No verão, há muitas vezes doenças de calor. • No verão prolongado ou início do outono, ou em lugares muito úmido, há doenças de umidade. • No meio do outono há muitas vezes doenças de secura. • No inverno doenças do frio.

  16. Etiopatogenia Vento O vento está no início de numerosas doenças, gerando o vento frio, vento calor, vento secura, vento umidade. O vento é um fator patogênico Yang, sua natureza é o movimento, não permanece no lugar, eleva-se e vai para o exterior, prejudicando assim a parte superior do corpo, cabeça, pele. As patologias do vento não são fixas, sempre migrando, por exemplo: dores articulares que se deslocam, comichões na pele, sem localização exata, tremores, AVC, agitações, nuca rígida, espasmos dos membros, nariz tapado,etc. O vento interno é uma manifestação da patologia do fígado, tendo origem a falta de Yin e de sangue do fígado, abundância de calor no meridiano do fígado.

  17. Etiopatogenia Frio O Frio é um fator Yin e fere o Yang, produz contrações, bloqueando a circulação do Qi e Xue. O Frio provoca dores que pioram com o frio e melhoram com o calor. Os principais sintomas são: temor ao frio, ausência de suor, febre, cabeça e corpo doloridos, articulações dolorosas, urina profusa, diarréia, vômitos, edemas. O Frio interno é originado pela deficiência de Yang, caracterizando um diminuição da atividade fisiológica do organismo.

  18. Etiopatogenia Calor/Fogo O Xie Calor/Fogo pertence ao Yang, manifesta-se freqüentemente no verão, sua natureza é de se inflamar e de se elevar, diminuindo o Yin e os líquidos orgânicos, o fogo produz o vento e agita o sangue. O Xie calor na fase inicial observa-se: febre leve, temor ao vento, cefaléias, garganta inchada, boca seca e sede, em seguida se manifestam: febre sem calafrios, sede importante, agitação ansiosa, insônia, mãos e pés quentes. O calor excessivo pode se transformar em vento. O Calor/Fogo interno são essencialmente a manifestação de um aumento excessivo do Yang ou um vazio exagerado do Yin dos órgãos.

  19. Etiopatogenia Umidade A umidade é de natureza pesada e impura, e estagnante, sendo um agente patogênico Yin bloqueia facilmente o funcionamento do Qi e fere o Yang. Os sintomas principais são: dor em peso, cabeça pesada, corpo cansado e sem força, parestesia, articulações dolorosas e pesadas, eczema, diarréia, oligúria, edemas. A umidade interna é originada pela perda da função do BP e E. Quando o BP está em vazio, não pode transformar a umidade, esta se acumula. Sintomas: cabeça e corpo pesados e sem ação, diarréia pastosa e líquida, pele edematosa, rosto amarelo, urina turva, leucorréia.

  20. Etiopatogenia Secura É o Qi principal do outono, onde o ar e o tempo tornando-se secos. A secura externa penetra no corpo pelo nariz e pela boca e a doença se inicia muitas vezes no pulmão. Os ataques da secura podem ser quentes ou frios. Secura Quente: febre leve, temor ao frio e ao vento, cefaléias, sede angústia, nariz e gargantas secos, tosse seca, tosse que não alivia. Secura Frio: Temor ao frio, febre, cefaléias, ausência de suor, tosse seca, boca e nariz secos. Secura interna é causada por um estado de diminuição dos líquidos orgânicos, provocada por uma abundância de calor que consome os líquidos ou a perda de JinYe como transpirações profusas, vômitos, etc.... Principais sintomas: pele seca e áspera, boca e garganta secas, fezes secas e duras, cabelos e pelos secos, emagrecimento, oligúria.

  21. Etiopatogenia Calor de Verão Pertence ao Yang, sua natureza é o calor exacerbado, sua característica é de deslocar, sua função é ferir o JinYe e esgotar o Qi. Sintomas: febre alta, sede, agitação, transpiração, angústia, oligúria, urina vermelha, insolação.

  22. Etiopatogenia • Causas nem Internas e nem Externas • Compleição Debilitada • Excesso de exercícios físicos • Excesso de atividade sexual • Dieta Irregular • Trauma • Parasitas e venenos • Tratamento inadequado

  23. Pronto Acabou Passou...

More Related