1 / 8

Misturas Azeotrópicas

Misturas Azeotrópicas. Existem muitos sistemas binários que apresentam desvios muito grandes à lei de Raoult–Soluções não ideais. Para soluções não ideais, as curvas de p.e apresentam máximos ou mínimos que correspondem, respectivamente, aos mínimos e aos máximos das curvas de pressão de vapor.

Download Presentation

Misturas Azeotrópicas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Misturas Azeotrópicas Existem muitos sistemas binários que apresentam desvios muito grandes à lei de Raoult–Soluções não ideais. Para soluções não ideais, as curvas de p.e apresentam máximos ou mínimos que correspondem, respectivamente, aos mínimos e aos máximos das curvas de pressão de vapor. A uma solução com composição correspondente a um máximo ou a um mínimo do diagrama de p.e. dá-se o nome de mistura azeotrópica ou azeótropo. Quando a mistura azeotrópica tem um desvio positivo à lei de Raoult o azeótropo ponto de ebulição mínimo. Quando a mistura azeotrópica tem um desvio negativo à lei de Raoult o azeótropo ponto de ebulição máximo.

  2. Desvio positivo à lei de Raoult Se a pressão total de vapor de uma mistura tiver um máximo para composições intermédias, o p.e. da mistura nessa composição será inferior ao dos seus componentes quando puros (ou a qualquer outra mistura) e o vapor terá a mesma composição que o líquido no estado de equilíbrio. Ex: Benzeno+Metanol, Etanol+Água.

  3. Desvio negativo à lei de Raoult Se a pressão total de vapor de uma mistura tiver um valor mínimo para composições intermédias, o p.e. da mistura nessa composição será superior ao dos seus componentes quando puros (ou a qualquer outra mistura) e o vapor terá a mesma composição que o líquido no estado de equilíbrio.

  4. Componentes puros aparecerão no destilado, e o azeótropo no frasco. Componentes puros aparecerão no frasco, e o azeótropo no destilado. Azeótropo máximo Azeótropo mínimo b = o vapor terá a mesma composição que o líquido, cuja a T=cte

  5. Equilíbrio Líquido-Vapor em Sistemas Azeotrópicos Realizando a destilação fracionada de um sistema de dois líquidos que formam uma mistura azeotrópica, a partir da construção de um diagrama de temperatura versus composição (diagrama líquido-vapor). Experimentalmente, isto foi feito (1) verificando-se a temperatura de ebulição da mistura com um termômetro em contato direto com o vapor e o líquido, e (2) determinando-se a composição do resíduo e do destilado por meio do índice de refração, o qual é função da concentração das substâncias. O par de líquidos utilizado foi acetona e clorofórmio.

  6. Dados experimentais: A partir de um aparelho de destilação simples, diversas amostras de destilado e de resíduo, com composições diferentes de acetona e clorofórmio, foram recolhidas para determinação de seus índices de refração. No total, analisou-se 8 (oito) alíquotas de destilado, incluindo de acetona pura (amostra n°1), e 7 (sete) porções de resíduo retiradas do balão de destilação. Além dos índices de refração, para cada amostra-problema anotou-se também a temperatura de ebulição da mistura binária.

  7. Embora se conheçam os volumes de clorofórmio adicionados em cada amostra numerada, a concentração relativa de CHCl3, em cada alíquota recolhida tanto de resíduo quanto de destilado, não é sabida. Para determinação, pois, desta concentração nas amostras-problema, primeiramente, construiu-se uma curva padrão a partir dos índices de refração da acetona pura e do clorofórmio puro.

  8. Como exibido na figura, a mistura apresenta um azeótropo de máximo na composição 70,2% molar de clorofórmio com temperatura de ebulição 63,62 °C.

More Related