1 / 16

Os Patriarcas e o Povo Escolhido

Os Patriarcas e o Povo Escolhido. Deus mostra sua salvação por meio de representantes do povo. Trabalhando Fatos. A Lição. Deus escolhe pessoas falíveis para cumprir seu plano e as guia no cumprimento de sua vontade, porque ele é Fiel para cumprir o que promete. Dinâmica.

Download Presentation

Os Patriarcas e o Povo Escolhido

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Os Patriarcas e o Povo Escolhido Deus mostra sua salvação por meio de representantes do povo

  2. Trabalhando Fatos

  3. A Lição Deus escolhe pessoas falíveis para cumprir seu plano e as guia no cumprimento de sua vontade, porque ele é Fiel para cumprir o que promete.

  4. Dinâmica.... Nós fomos chamados a cumprir uma missão, assim como Abraão, Isaque e Jacó. Eles foram representantes do seu povo. Dificuldades, dúvidas e “falhas” aconteceram no percurso, mas a promessa de providência e salvação divinas sempre permaneceu no coração de cada um deles.

  5. 3) Não são especiais as pessoas chamadas por Deus para tarefas especiais. Podemos receber capacitações especificas para que a tarefa seja concluída. Representantes escolhidos foram preparados e capacitados por Deus para fazer o que o Senhor havia determinado. Abraão exercitou sua fé...Ele entregou seu filho para o sacrifício. Sua vida toda foi dedicada a Deus. A Vida de Abraão Um Povo a Ser Redimido (Gn 12-25) A certeza do Sucesso, mas não sem lutas (Gn 13) Abraão, agora recebe a benção e capacitação para concluir sua missão (Gn 14)

  6. O que é um Mediador “Tipológico”? Em que aspecto Abraão é considerado como um tipo de Cristo?

  7. 2. Obedecer implica confiar. Cite um momento na historia de Abraão em que, mesmo tentando obedecer a Deus, ele não confiou nele.

  8. c) Deus fez algo impossível aos olhos humanos. Deus cumpre as promessas da aliança e tb proporciona meios naturais para que ela se mantenha (Gn 21:7) A vida de Isaque: O Filho da Promessa A Promessa é reafirmada (Gn 15) Diante da Promessa é preciso: perseverança e paciência (Gn 17-15-2) A Promessa se cumpre (Gn 21)

  9. 4. Deus sempre nos lembra de suas promessas porque somos fracos em nossa fé. Por que Abrão não cria no cumprimento da promessa de Deus de fazer dele uma grande nação?

  10. 5. O que aconteceu quando Abraão tentou “facilitar” o plano de Deus?

  11. Jacó não deveria ter lutado daquela maneira. A marca na coxa de Jaco foi um sinal de disciplina, para mostrar que não se deve lutar com Deus. Jacó: “roubador, enganador” ISRAEL: “O QUE LUTA COM DEUS”. “O QUE PREVALECE JUNTAMENTE COM DEUS”. FICA EVIDENTE A VITORIA DIVINA SOBRE A VONTADE HUMANA. A vida de Jacó: Uma grande Transformação A promessa é reafirmada (Gn 15) Arrependimento e nova promessa (Gn 32-33)

  12. 6. Deus é misericordioso para transformar o coração de um homem enganador como Jacó. Porque ele fez isso?

  13. 7) Nos tempos bíblicos, os nomes designavam sinais do caráter. Considere a mudança do nome de “Jacó” para “Israel” e reflita acerca da mudança em seu caráter.

  14. Resuma em uma frase o que você considera mais importante na vida: Abraão, Isaque e Jacó.

  15. Deus nos escolhe e nos capacita, dando tudo de que precisamos para sermos úteis na manutenção da aliança. Onde você tem falhado como agente da aliança? Onde tem confiado mais em suas próprias soluções do que em Deus?

  16. Abraão, Isaque e Jacó não eram pessoas especiais, contudo, receberam missões especiais e, para tanto, capacitações especificas e especiais. Eles não eram diferentes de nós, erraram, desobedeceram, duvidaram e adotaram atitudes que não refletiam o caráter de Deus. Deus confirma as promessas da aliança e fortalece a fé dos seus. É com essa confiança que seremos seus agentes, para a sua honra e glória. • Extraído da Revista Expressão, currículo da Editora Cultura Cristã, Grandes Histórias do AT – Lição 02.

More Related