120 likes | 306 Views
Aula 2 – Software. O que é Software ? Outros exemplos de Software Sistema Operacional Exemplos de Sistema Operacional Programa Arquivos Como nomear os arquivos Extensão de arquivo BIT e BYTE Como dimensionar os Arquivos. O que é Software ?.
E N D
Aula 2 – Software • O que é Software? • Outros exemplos de Software • Sistema Operacional • Exemplos de Sistema Operacional • Programa • Arquivos • Como nomear os arquivos • Extensão de arquivo • BIT e BYTE • Como dimensionar os Arquivos
O que é Software? Softwares são os programas ou aplicativos que utilizamos para executar tarefas com o computador, por exemplo: Windows XP (um sistema operacional), Microsoft Word (um processador de textos), Microsoft Excel (uma planilha de cálculos), dentre outros. Analogicamente é dito de maneira ingênua que o hardware é o “corpo” do computador e o software a “alma”. Outra analogia é que o hardware é tudo que “chutamos” e o software tudo que “xingamos”.
Sistema Operacional O Sistema Operacional é um software que controla o computador e os demais programas. Sendo assim um computador sem o Sistema Operacional não tem utilidade.
Programa Programa pode ser um ou vários arquivos em conjunto que possuem instruções pré-definidas para realizar processamento.
Arquivos Um arquivo é uma coleção de informações inicialmente criadas na memória RAM e depois armazenadas em uma memória auxiliar (HD, disquete, pendrive). Basicamente existem dois tipos de arquivos: Arquivos de Comando (executáveis): contém códigos de programas que o computador lê e utiliza como instruções, quando realizada uma tarefa. Arquivos de Dados: contém informações alfanuméricas (letras e/ou números) comuns que foram digitadas, ou imagens digitalizadas.
command.com Nome do Arquivo Extensão do nome do Arquivo Separação Como nomear os arquivos Os arquivos em discos devem ter um nome-base seguido de uma extensão. O nome-base e a extensão devem ser separados por um ponto como mostrado abaixo:
Extensão de arquivo A extensão pode ser dita de forma ingênua como um “sobrenome” do arquivo, identificando muitas vezes o aplicativo que criou ou que tipo de arquivo representa. Dentre as diversas extensões conhecidas destacamos as seguintes: .exe, .com, .bat – para arquivos que executam um programa ou uma instalação. .bmp, .jpg, .gif – para arquivos de imagens. .doc, .txt, - para arquivos de textos. .xls, .WKx – para arquivos de planilha de cálculos. .dll – para arquivos de configuração de software. Nunca devem ser apagados sem o cuidado de saber sua função.
BIT e BYTE O Byte é uma unidade de armazenamento em computadores. É composto de oito dígitos binários (bits). As principais especificações de hardwares são dadas em bytes, por exemplo um disco de 2 Gigabytes (2GB) armazena teoricamente 2 bilhões de caracteres. Uma memória de 64 Megabytes (64 MB) permite o armazenamento de 64 milhões de caracteres. Diferentemente dos arquivos de dados e de textos um arquivo gráfico de 100 Kilobytes não é indicativo do tamanho da imagem que ele contém. Existem muitos padrões para imagens e quanto maior a qualidade da imagem, mais bytes são necessários para armazená-la.
Como dimensionar os Arquivos Os valores múltiplos mais comumente usados são: