E N D
APRESENTAÇÃO Este trabalho foi criado no intuito de atingir não só os alunos do Colégio Cândido Portinari, mas também à todos os entrevistados – que vão de estudantes à donas de casa – e às pessoas que terão acesso a este material. Com isso, mais pessoas saberão o que é e o que fazer com o lixo reciclável. Fizemos perguntas envolvendo o nosso tema, e suas respostas foram utilizadas para criarmos gráficos e tabelas relacionadas ao lixo reciclável. Nós entrevistamos pais, professores, alunos, funcionários, coordenadores (...) de diversas idades e locais. Enfim: não temos um público-alvo específico, além das pessoas em geral.
INTRODUÇÃO Reciclar significa transformar objetos usados em novos produtos. Este ato proporciona melhorias ambientais, que diminui a poluição do solo, ar e água e minimiza a utilização de fontes naturais, gerando emprego para muitos - como catadores de papel e alumínio, que acabam conseguindo renda, ajudando a manter sua família. Muitas industrias estão aderindo à reciclagem, por que, além de ser um ato ecológico, é econômico, já que reduz os custos de sua produção. As escolas estão reforçando para seus alunos ideias sobre o lixo reciclável e, em muitos condomínios, a coleta seletiva é algo bem comum. Neste trabalho, vamos relacionar o que as pessoas sabem sobre esse lixo e o que realmente fazem com o mesmo – seja utilizá-lo de forma adequada ou não.
PERGUNTAS • Você contribui para a coleta seletiva? A) Sim. B) Não. C) Às vezes. D) O que é isso? • Você costuma ir à empresas de reciclagem? A) Sim, sempre. B) Sim, às vezes. C) Já fui apenas uma vez. D) Não. • Você costuma adquirir produtos reciclados? A) Sim. B) Não. C) Às vezes.
Você sabia que as fraldas descartáveis são recicláveis? A) Sim. B) Não. • Você sabe as cores utilizadas para cada tipo de lixo? A) Sim, todas. B) Sim, a maioria. C) Sim, porém poucas. D) Não. • O seu bairro realiza a coleta seletiva? A) Sim B) Não sei. C) Não. • Você sabe diferenciar materiais recicláveis de não-recicláveis? A) Sim, todos. B) Sim, a maioria. C) Sim, porem poucos. D) Não.
Você acha que é suficiente haverem lixeiras que separam o lixo, mesmo que a população não tenha consciência da importância da coleta seletiva? A) Sim, é suficiente. B) Não, é necessário consciência. C) O governo deve investir mais neste setor. D) Todos sabem, mas ninguém usa. • Na sua escola ou a do(s) seu(s) filho(s) há um incentivo à reciclagem? A) Sim. B) Não. C) Nem sempre. D) Não sei. E) Não vou à escola e/ou não tenho filhos. • Você REALMENTE se importa com o destino do seu lixo? A) Sim. B) Não. C) Nem sempre. D) Nunca pensei sobre isso.
TABELAS Você costuma ir à empresas de reciclagem? Você contribui para a coleta seletiva?
Você acha que é suficiente haverem lixeiras que separam o lixo mesmo que a população não tenha consciência da importância da coleta seletiva? Você sabia que as fraldas descartáveis são recicláveis?
Na sua escola ou a do(s) seu(s) filho(s) há um incentivo à reciclagem?
GRÁFICOS Você contribui para a coleta seletiva?
Você acha que é suficiente haverem lixeiras que separam o lixo, mesmo que a população não tenha consciência da importância da coleta seletiva?
Na sua escola, ou na do(s) seu(s) filho(s) há um incentivo a reciclagem?
CONCLUSÃO Com este trabalho podemos perceber que a conscientização sobre a reciclagem - e derivados - é bastante reduzida. O governo também não se importa muito com o destino deste lixo, pois não influencia tanto quanto deveria a população sobre a separação dos materiais. Por esta falta de influência, grande parte da população não sabe como lidar com o seu lixo e, consequentemente, não o trata de forma adequada. Vimos também que a maioria dos resíduos produzidos pelo homem (cerca de 50%) pode ser reciclada, porém, comprovamos que muitas pessoas não se importam com um dos maiores problemas que nós enfrentamos atualmente: a sobrecarga de lixo. Com isso concluímos que, apesar de muitas indústrias, escolas, condomínios e afins utilizarem esta técnica para com o lixo, nem todos têm acesso fácil à informação e/ou nem sempre há empresas de reciclagem próximas que tratam de maneira adequada este tipo de lixo, fazendo com o que nem toda a população leve a sério a questão do lixo reciclável. Se as pessoas se informarem mais sobre o destino do seu lixo, saberão como o tratar melhor, haverá uma redução de lixões (dentre outros fatores) e ainda contribuirão para a diminuição de poluentes no meio ambiente.
COMPONENTES David Campos – Nº 08 Isabela Melo – Nº 13 Ix Chel Barbosa – Nº 14 Maria Luisa Carneiro – Nº 21 Wagner Rodrigues – Nº 33 Matemática - Ynêz Soledade 8ª/9º B Obrigado!