160 likes | 481 Views
FEEDBACK. Informação que corrige rumos Quando se dá feedback para outra pessoa, se fala do que é observado com relação a seu comportamento positivo e negativo e os efeitos deste comportamento;.
E N D
Informação que corrige rumos Quando se dá feedback para outra pessoa, se fala do que é observado com relação a seu comportamento positivo e negativo e os efeitos deste comportamento; Feedback é um processo de ajuda para mudanças de comportamento, aumento de criatividade, melhorias de desempenho e para o desenvolvimento pessoal.
POR QUE É DIFÍCIL RECEBER FEEDBACK? • É difícil aceitar nossas ineficiências e ainda mais e ainda mais admiti-las para outros, publicamente • A questão da confiança na outra pessoa • Podemos sentir que nossa independência esteja violada, ou que o apoio que esperávamos esteja sendo negado
POR QUE É DIFÍCIL RECEBER FEEDBACK? Quando percebemos que estamos contribuindo para manter o problema e que precisamos mudar para resolvê-lo podemos agir defensivamente: • Paramos de ouvir • Agredimos o comunicador, dizendo que os erros também são seus
Dicas para o momento de receber feedback 01. Preste atenção e faça perguntas para esclarecer pontos e garantir um perfeito entendimento. 02. Quando conversar com suas fontes de feedback, assegure-os que quer feedbacks honestos. Isto ajuda a estabelecer uma conversa clara e aberta.
03. Peça exemplos específicos de comportamentos que a pessoa tem observado em você, e pergunte por suas idéias de como melhorar suas habilidades e aprender outras novas. 04. Deixe que as pessoas saibam, antes de mais nada, que você gostaria receber de feedback delas. 05. Compartilhe o seu objetivo de desenvolvimento com suas fontes de feedback para ajudá-las o oferecer informações construtivas.
06. Às vezes é difícil para as pessoas serem claras. Para ajudar sua fonte de feedback a ser mais aberta, evite tomar uma posição de defensiva. Embora a defesa seja a reação mais comum a um feedback negativo, ela pode rapidamente “acabar” com uma conversa.
Sinais de alerta de uma atitude defensiva: 1 - Debater o ponto de vista do outro; 2 - Explicar suas ações e comportamentos; 3 - Discutir. Quando se ver nesta situação, pare de falar e escute.
POR QUE É DIFÍCIL DE DAR FEEDBACK? • GOSTAMOS DE DAR CONSELHOS • PODEMOS TEMER AS REAÇÕES DO OUTRO
COMO SUPERAR AS FIFICULDADES? • Estabelecer uma relação de confiança recíproca para diminuir barreira entre comunicador e receptor • Reconhecer que o feedback é um porcesso de exame conjunto • Aprendendo a ouvir, ao receber o feedback sem reações emocionais (defensivas) intensas • Aprendendo a dar feedback de forma habilidosa, sem conotações emocionais intensas
Para que o feedback seja efetivo - 8 passos 01. Realize o feedback em ambiente adequado 02. Explique o propósito do seu feedback: deixe claro para o colaborador o objetivo do feedback de ajudá-lo no seu desenvolvimento profissional
03. Estabeleça a confiança: deixe claro o que esperar de um processo de feedback e priorize os interesses do colaborador 04. Trabalhe de forma a realmente conhecer a pessoa: preste real atenção ao que o colaborador fala e como fala 05. Convide o colaborador a dividir o processo de feedback com você
06. Seja genuíno: deixe que sua própria personalidade, insights, observações adicionem riqueza nas informações fornecidas durante o feedback 07. Trate o feedback como uma informação e não julgamento de valor. Apresente o feedback de forma não esteriotipada em relação à pessoa 08. Baseie o feedback em exemplos práticos: deixe bem claro o motivo de sua opinião, exemplificando situações em que foi baseada.
"O medo é natural no prudente, e sabê-lo vencer é ser valente.” Alonso de Ercilla “Quem sabe aproveitar a ocasião é um homem de oportunidade." Johann Wolfgang von Goethe Fonte:MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento Interpessoal – Treinamento em Grupo – José Olympio, 2001.