80 likes | 1.39k Views
ondjaki OS DA MINHA RUA. “A televisão. mais bonita. do mundo”. S empre que o Dalinho ia com o tio Chico a algum lugar ele dizia que iam à “casa andeia”.
E N D
ondjaki OS DA MINHA RUA
“A televisão mais bonita do mundo”
Sempre que o Dalinho ia com o tio Chico a algum lugar ele dizia que iam à “casa andeia”. Dalinho nunca entendeu o significado da expressão, mas sabia que, quando ele dizia aquilo, ficavam sentadas num bar, onde os mais velhos bebiam cerveja . Quando havia por lá mais crianças, Dalinho brincava com elas. Os homens conversavam, a tia Rosa também bebia mas ficava quase sempre calada. Depois de brincar, Dalinho sentava-se no colo dela, começava a perguntar se já iam embora e dizia que tinha sono e fome, mas pouco lhe respondiam e vinham mais e mais cervejas…..
Mas desta vez o tio Chico disse-lhe que iam à “casa andeia”, mas foi só a brincar porque iam buscar umas cadeiras para o quintal à casa do Lima. Quando o tio Chico viu as cadeiras, não gostou delas e achou que estavam mal soldadas, o Lima desculpou-se, de imediato, dizendo que daria um jeito nas cadeiras. O Danilo não gostava dos móveis que o Lima vendia, mas achava que estas cadeiras até eram fixes, pintadas de cor clara com fitas de plástico verde. Mas o tioChico não gostava e o Lima continuava a desculpar-se.
É nessa altura que todos entram em casa do Lima e Dalinho repara que há uma televisão nova na casa, não era uma televisão qualquer, esta era a cores o que o deixa espantado e maravilhado, Esta era a televisão mais bonita que ele até então tinha visto, o que o deixava com inveja de todos aqueles que a podiam ver todos os dias. «Tudo a cores, como uma aguarela bem bonita», pensava o Dalinho enquanto a tia Rosa lhe fazia festinhas na cabeça.
Trabalho realizado por: Nuno Andrade Nº18 8ºC Rui Neves Nº22 8ºC Edilier Rodrigues Nº9 8ºC Rafael André Nº20 8ºC