100 likes | 296 Views
EU ESPELHO DA MINHA PRÓPRIA VIDA. INTRODUÇÃO O que significa a palavra tolerância? E respeito? Tratamos o próximo da mesma forma que gostaríamos de ser tratados? Somos severos para com os outros e indulgentes para conosco ou severos para conosco e indulgentes para com os outros?
E N D
INTRODUÇÃO • O que significa a palavra tolerância? • E respeito? Tratamos o próximo da mesma forma que gostaríamos de ser tratados? • Somos severos para com os outros e indulgentes para conosco ou severos para conosco e indulgentes para com os outros? • Que tipo de subsídios o meio, trabalho e vida nos oferece para uma melhor interpretação do tema?
PENSE UM POUCO E REFLITA! O ser humano moderno não é um Robinson Crusoé, desterrado em uma ilha, cuja única atividade era a de pescar e de caçar para sua sobrevivência. O homem tem que viver em sociedade, pois já se disse que ele é um animal político e social. E quando começa a se associar, a entrar em contato com mentes que pensam de forma diferente da sua, a contradição aparece. E é justamente aí que surge o ensejo de praticar a tolerância, que nada mais é do que o respeito para com o pensamento alheio ou seu próximo.
6.3. O RESPEITO AO PRÓXIMO Respeitar o próximo é não lhe ser indiferente. É procurar vê-lo no interior do seu ser. Diz-se que o sábio pode se colocar no lugar do ignorante, mas este não pode se colocar no lugar do sábio, porque lhe faltam condições para bem avaliar o que é sabedoria, conhecimento e evolução. Contudo, os amigos nos alertam que penetrar no âmago do próximo não é tarefa fácil. Podemos fazer algumas constatações, tentativas, mas como pensar com a cabeça do outro?
A vida é verdadeiramente uma caixa de surpresa, é preciso pensar... Numa Casa ou trabalho, o respeito ao próximo deve ser praticado com cada colaborador. Respeitar aquele que escolheu se dedicar aos animais, aquele que escolheu se dedicar ao trabalho da educação, aquele que escolheu a fundo estudar a razão humana. Nesse mistério, não há trabalho mais ou menos importante, porque todos concorrem para a divulgação dos princípios doutrinários da vida em sociedade, buscando a valorização e bem estar de todos do meio.
7. CONCLUSÃO O convívio no meio social, entendido como ciência, filosofia, trabalho até mesmo religião, é o que mais subsídios nos dá para respeitar as diferenças e os comportamentos do nosso próximo. Isto porque, "quanto mais o ser humano sabe, melhor compreende os comportamentos humanos, desarmando-se de idéias preconcebidas, da censura sistemática, dos prejuízos das raças, de castas, de crenças, de grupos". A vida pode ser melhor a partir do momento que olhamos para dentro de nós mesmo e encontramos o significado do nosso eu... Caráter!!!
CLAUDINEI DONIZETE RADICA DEPARTAMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL - DSO Centro de Inclusão Social do Passageiro Especial – CISPE CISPE Sul - Jabaquara CISPE Leste – Brás claudineir@emtu.sp.gov.br (11) 5021-5747 www.emtu.sp.gov.br cispe@emtu.sp.gov.br