1 / 3

Exercício prático Analisa algumas indicações sobre compreensão de texto narrativo.

Exercício prático Analisa algumas indicações sobre compreensão de texto narrativo. Lê o texto da página seguinte: Fernão Capelo Gaivota e sublinha o que achares importante. (utiliza a caneta de feltro vermelha- ver imagem) Guarda o resultado – mantém o ficheiro aberto

pahana
Download Presentation

Exercício prático Analisa algumas indicações sobre compreensão de texto narrativo.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Exercício prático • Analisa algumas indicações sobre compreensão de texto narrativo. • Lê o texto da página seguinte: Fernão Capelo Gaivota e sublinha o que achares importante. (utiliza a caneta de feltro vermelha- ver imagem) • Guarda o resultado – mantém o ficheiro aberto • Abre o Powerpoint e cria um SmartArt com o resultado e envia

  2. 2. Lê o texto e sublinha-o 3. Guarda o resultado (não feches) Richard Bach- Fernão Capelo Gaivota (1ª e 2ª página) Era manhã e o sol-nascente brilhava sobre as ondas de um mar calmo. A dois quilómetros da costa, um barco de pesca pairava sobre a água e as palavras Pequeno-Almoço relampejaram pelo ar, até que um bando de gaivotas apareceu a disputar pedacinhos de comida. Era o começo de um dia movimentado. Mas lá longe, para lá do barco e da costa, Fernão Capelo Gaivota treinava. A trinta metros de altura, baixou as suas patas com membranas, ergueu o bico e tentou a todo o custo, com a força das asas, aguentar uma contorsão difícil e dolorosa. Isso queria dizer que deveria voar devagar, e então abrandou até sentir o vento passar pelo seu corpo como um sussurro, até sentir o oceano por debaixo de si. Franziu os olhos, em intensa concentração, susteve a respiração e forçou um… só mais… um… centímetro… de … curva. Então as penas ruflaram, ele desequilibrou-se e caiu. Como sabem as gaivotas nunca hesitam, nunca se desequilibram. Desequilibrar-se no ar é para elas uma desgraça e uma desonra. Mas Fernão Capelo Gaivota não era um pássaro vulgar. Sem se atrapalhar, abriu de novo as asas naquela difícil curva, abrandou e desequilibrou-se outra vez. A maior parte das gaivotas não se querem incomodar a aprender mais que os rudimentos do voo, como ir da costa à comida e voltar. Para a maior parte das gaivotas, o que importa não é saber voar, mas comer. Para esta gaivota, no entanto, o importante não era comer, mas voar. Mais que tudo, Fernão Capelo Gaivota adorava voar. Como veio a descobrir, esta maneira de pensar não o fazia muito popular entre as outras aves. Até os próprios pais se sentiam desanimados aos verem o Fernão passava os dias sozinho, a experimentar, fazendo centenas de voos rasos. Não sabia porquê, mas, por exemplo, quando voava sobre a água a uma altitude inferior ao comprimento das suas asas abertas, conseguia manter-se no ar durante mais tempo e com menos esforço. Os seus voos não acabavam com o habitual mergulhar de patas abertas no mar, mas com um poisar leve, de patas bem unidas ao corpo. Quando começou a poisar em pé sobre a praia e depois medir o comprimento da aterragem, os pais ficaram deveras preocupados.

  3. 4. Identifica, recorrendo a SmartArt • Personagem principal-características • Local • Momento da ação • Ação • Modo de ação • Motivos Envia o ficheiro, devidamente identificado (site)

More Related