100 likes | 287 Views
ESTADO DO PARANÁ – SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ COLÉGIO ESTADUAL ENIRA MORAES RIBEIRO - E. F. M. P. CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO. Reutilização do Descarte de Mandioca e Educação Fiscal.
E N D
ESTADO DO PARANÁ – SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃONÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍCOLÉGIO ESTADUAL ENIRA MORAES RIBEIRO - E. F. M. P.CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO Reutilização do Descarte de Mandioca e Educação Fiscal Alunas: Valéria L. V. da Silva, Vanessa M. da Silva e Sandra S. Magalhães Professoras: Eliane C. Vidotti e Patrícia Hirata
Introdução Trabalho desenvolvido durante o período de estágio supervisionado realizado em fecularias de Paranavaí; Mandioca espécie comestível do gênero Manihot ; Variedades se dividem de acordo com a quantidade de ácido cianídrico, tendo variações de cores e de forma. Utilização na fabricação de amido, farinha, entre outros.
Descarte da mandioca pode ser utilizado para ração animal, adubo, álcool entre outros. Vislumbra-se a possibilidade de utilizar o descarte da mandioca na construção civil para a construção de calçadas, telhas, blocos, etc. Caminhão de areia - custo em media R$430,00 e de descarte de mandioca custo em média R$40,00. A reutilização do resíduo da mandioca evitará seu descarte inadequado no meio ambiente .
Objetivos Desenvolver no ambiente de estágio as relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico da química com os aspectos ambientais, sociais, políticos e culturais. Reutilizar o descarte da mandioca para utilização na construção civil, visando um menor custo e a preservação do meio ambiente.
RESULTADOS Constituintes do descarte da mandioca: - Amido 13% ; - Fibra 87% ; - Umidade 40%. Testes realizados: - Absorção mínima de água;- Produto final obtido de baixo peso.
CONCLUSÃO O descarte da mandioca pode ser utilizado na construção civil, sendo este encontrado em grande quantidade na região de Paranavaí, diminuindo assim o custo final da construção e evitando seu descarte inadequado.
REFERÊNCIAS PERONI, N., MARTINS, P. S., ANDO, A. Diversidade inter- e intra específica e uso de análise multivariada para a morfologia da mandioca (Manihot esculenta Crants): um estudo de caso.Scientia Agrícola [online].vol.56, n.3, 1999, pp. 209-220. RAMOS, P. R., PRATES, E. R., FONTANELLI, R. S., BARCELLOS, J. O. J., BONELLI, I. B. Uso do bagaço de mandioca em substituição ao milho no concentrado para bovinos em crescimento: 1. Consumo de matéria seca, matéria orgânica e proteína bruta.Revista Brasileira de Zootecnia[online]. 2000, vol.29, n.1, pp. 295-299. ISSN .