E N D
Foi escolhido o tema "enchentes" e desenvolvido um trabalho buscando apontar suas causas, consequências , responsáveis e algumas soluções. É importante que se fale sobre o assunto, pois grande parte da população paulistana sofre com esse problema, que tem como sua principal causa a interferência humana na natureza , falta de concientização e informação da população no geral.
Campanha da prefeitura de são Paulo Site dessa imagem colunistas.ig.com.br Site dessa imagem colunistas.ig.com.br
O processo de urbanização causa mudanças no microclima das cidades. O intenso processo de desmatamento e a construção de residências, edifícios, indústrias, ocupação das áreas de várzeas e a impermeabilização do solo com asfalto acarretam no aumento de temperatura dos centros urbanos em relação às áreas periféricas (afastadas do centro) e às áreas rurais. Em algumas cidades esta diferença de temperatura pode atingir até 10°C. Além do desmatamento e da impermeabilização do solo, o consumo de combustíveis fósseis por automóveis e indústrias torna a cidade uma fonte de calor. Esse fenômeno é denominado "ilha de calor". O aumento de temperatura nos centros urbanos intensifica a evaporação; além disso, o material particulado (poluentes) em suspensão favorece a formação de núcleos de condensação na atmosfera. O resultado é o aumento da quantidade de chuvas.
No entanto, as inundações não resultam apenas do aumento da quantidade de chuva, mas e principalmente do aumento da velocidade de escoamento superficial ocasionado pela impermeabilização do solo. Além disso, diariamente, os rios recebem uma carga de água utilizada pela população (esgoto), o que também contribui para aumentar a quantidade de água no leito dos rios. Outras causas podem ser exemplificadas, como: - Ocupação desordenada e crescimento populacional ; • Falta de conciência e educação ambiental dos administradores e da população em geral ; • - Consequências da ação humana.
Site dessa imagem extra.globo.com
- Perda de vidas ; - Perda de materiais, objetos, imóveis e móveis encharcados ou arrastados pelas águas ; - Risco de contaminação por agentes patológicos que provocam doenças como amebíase, cólera, febre amarela, hepatite A, malária, poliomielite, salmonelose, teníase, leptospirose, entre outras - Contaminação de alimentos ; - Atrapalha o trânsito ; - Lixo e sujeira nas ruas ; - Interrupção da atividade econômica em áreas inundadas.
Site dessa imagem agsolve.com.br
Responsáveis pelo desequilíbrio -Todos nós, populção no geral temos uma parcela de culpa pelas enchentes em nossas cidades. - Nossos governantes, pela falta de planejamento e organização com relação ao crescimento populacional,ocupação das áreas de várzea,falta de um programa forte de concientização das pessoas, entre outras. - A população em sua grande maioria, por reclamar tanto dos governantes mas não fazer o mínimo, que é não jogar lixo ou objetos que não vão mais ser utilizado nas ruas ou rios. - E as empresas, indústrias , multinacionais por não terem tanta preocupação com a gestão ambiental e sim com o lucro. Embora hoje elas sejam muito cobradas com relação a isso, ainda o que fazem é pouco
Site dessa imagem manuelzao.ufmg.br
Algumas soluções Acabar definitivamente com as enchentes, não tem como. Mas dá sim, para amenizar o problema. - recuperar a capacidade de infiltração e retenção de águas pluviais em toda a área urbanizada ; - criação de reservatórios domésticos e empresariais; - a ampliação de áreas verdes. -Uma ação contínua de planejamento e de ordenamento territorial; - Concientização da população e cooperativismo geral.
Dicas Site dessa imagemEnchentesconflitosocial.blogpot.com
O que a Prefeitura pode fazer : • - Fiscalizar as áreas de risco, evitando o assentamento perigosos em áreas inundáveis ; • - Aplicar multas quando o morador não atender as recomendações da Prefeitura ; • -Indicar quais áreas estão seguras para a construção, com base no zoneamento; • - Implantar o esgotamento de águas servidas e a coleta do lixo domiciliar, entre outras.
bibliografia http://www.brasilescola.com/geografia/enchentes.htm http://www.vivaterra.org.br/vivaterra_enchentes.htm http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/especialistas+apontam+solucoes+para+o+combate+as+enchentes/n1237592253216.html http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a1789949.xml&template=3898.dwt&edition=9442§ion=131
3°emB Nomes : n°: Alyne 02 Beatriz 06 Cristiane 10 Tatiana 29 Vitória 32