140 likes | 391 Views
ALERTAS TERAPÊUTICOS em Farmacovigilância Estratégia para Promoção do Uso Racional de Medicamentos Mirtes Peinado / Adalton G. Ribeiro/ Silvana Espósito Núcleo de Farmacovigilância Centro de Vigilância Sanitária Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
E N D
ALERTAS TERAPÊUTICOS em FarmacovigilânciaEstratégia para Promoção do Uso Racional de MedicamentosMirtes Peinado/ Adalton G. Ribeiro/ Silvana EspósitoNúcleo de FarmacovigilânciaCentro de Vigilância SanitáriaSecretaria de Estado da Saúde de São Paulo
A Farmacovigilância no contexto da Vigilância Sanitária Atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou outros problemas relacionados a medicamentos. OMS/2002 - ANVISA/IN nº 14 de 27/10/2009 objetivos Acompanhar o desempenho dos medicamentos que já estão no mercado para identificação precoce do risco e intervenção oportuna. Contribuir para a avaliação dos benefícios, danos, efetividade e riscos dos medicamentos, incentivando sua utilização de forma segura, racional e mais efetiva com um menor custo. Melhorar o cuidado com o paciente, a segurança em relação ao uso de medicamentos e todas as intervenções médicas e paramédicas. Promover a compreensão, educação e capacitação clínica em farmacovigilância e sua comunicação efetiva aos profissionais de saúde e ao público.
Farmacovigilância • foco • medicamentos alopáticos, produtos fitoterápicos e biológicos • suspeitas de reações adversas e outros eventos adversos decorrentes de: - medicamentos de baixa qualidade - erros de medicação - perda de eficácia - uso de medicamentos para indicações não aprovadas e para as quais não há base científica adequada (Uso Off Label) - abuso e uso indevido de medicamentos - interações medicamentosas adversas com substâncias químicas, outros medicamentos e alimentos. • material e o método • Notificações de suspeitas de eventos adversos associados ao uso de medicamentos • enviadas ao NFV/CVS/SES/SP por meio do sistema eletrônico de notificações - PERIWEB • Análise de causalidade das notificações classificadas como graves
MÉTODO • Análise de causalidade das notificações de eventos adversos, recebidas por meio do sistema PERIWEB • Detecção de sinais de segurança que evidenciam alterações da relação risco/beneficio de medicamentos ou grupos terapêuticos. • Consultas junto a organismos internacionais de farmacovigilância (UMC/OMS), agências reguladoras (FDA, EMA) e publicações científicas, a fim de fortalecer as evidências. • Elaboração de ALERTA TERAPÊUTICO com informações sobre a substância/produto, antecedentes e alertas anteriores nacionais ou internacionais, orientações aos prescritores, profissionais de saúde e consumidores. • Divulgação aos notificadores (instituições de assistência e profissionais de saúde cadastrados no sistema eletrônico de notificação). • Publicação no Diário Oficial do Estado. • Divulgação na página eletrônica do CVS. • Divulgação aos órgãos reguladores.
Alerta Terapêutico Instrumento de divulgação de informações referentes ao risco potencial ou real que envolve a segurança, qualidade ou efetividade de medicamentos disponibilizados no mercado, de forma a promover o uso racional e seguro desses produtos, dirigido aos profissionais de saúde do Estado de São Paulo.
Resultados (1)Período 2001 a 2010 – Nove ALERTAS TERAPÊUTICOS
Resultados (2)Período 2001 a 2010 – Nove ALERTAS TERAPÊUTICOS
Conclusões A comunicação dos riscos associados ao uso de medicamentos, aos profissionais de saúde, em especial médicos e farmacêuticos, representa importante estratégia no sentido de consolidar um canal de mão dupla entre os centros de farmacovigilância e os notificadores contribuindo para a prescrição e dispensação racional desses produtos Alterações nos procedimentos terapêuticos por parte das diferentes instituições públicas de saúde, a partir dos ALERTAS TERAPÊUTICOS divulgados pelo NFV/CVS/SP, ilustram a importância dessa ferramenta para a promoção do uso racional de medicamentos e maior segurança à saúde dos pacientes. Desafio Ampliar a comunicação e repercussão do instrumento na prática dos profissionais de saúde envolvidos nas atividades de prescrição e assistência farmacêutica, bem como os gestores públicos.
Muito Obrigada! farmacovigilancia@cvs.saude.sp.gov.br (11) 3065-4618 / 3065-4752 www.cvs.saude.sp.gov.br