270 likes | 376 Views
Formação em Conceitos e Técnicas de Monitoramento e Avaliação para Programas do MDS no âmbito das ações do Plano Brasil sem Miséria (BSM). Objetivos gerais do Programa. a) institucionalização das práticas de M&A nas três esferas de governo;
E N D
Formação em Conceitos e Técnicas de Monitoramento e Avaliação para Programas do MDS no âmbito das ações do Plano Brasil sem Miséria (BSM)
Objetivos gerais do Programa a) institucionalização das práticas de M&A nas três esferas de governo; b) proporcionar acesso a ferramentas de formulação e implementação de diagnóstico, M&A das políticas, programas e ações sociais; c) desenvolver capacidades essenciais para coordenar, apoiar e implementar planos, projetos e ações de avaliação e monitoramento; d) Fomentar, nas IES, a prática de M&ADde políticas, ações e programas nas três esferas de governo.
Objetivos dos cursos elaborar diagnósticos sobre o contexto socioeconômico e pobreza nos estados e municípios; conhecer e utilizar os principais instrumentos para monitoramento e avaliação do MDS para viabilizar apoio técnico à implementação e aprimoramento das ações do plano; dimensionar as características dos públicos-alvo das ações do BSM e condições de oferta de serviços socioassitenciais.
Público Alvo Gestorese técnicos das secretarias de Assistência Social nos estados e capitais; Técnicos de instituições de planejamento e estatística estaduais e em algumas capitais.
Perfil desejável dos Participantes Desejável que possuam nível superior e exerçam atividades de gestão dos programas e ações socioassistenciais ou no âmbito do BSM; Conhecimentos introdutórios de ferramentas de cálculo (Excel).
Eixos Programáticos Curso 1: Construção e análise de indicadores para diagnósticos. Curso 2: Conceitos e instrumentos para Monitoramento de programas do MDS e do BSM. Curso 3: Conceitos e Instrumentos para avaliação de programas do MDS e do BSM.
Ofertas de Cursos Experimentais em Parceria com os Estados SAGI/MDS - docentes, material didático e coordenação do curso: consultores em elaboração de material didático. Mobilização dos Estados. Estados : custeiam a participação de seus servidores; Estado Sede: oferece infra-estrutura e logística de apoio e recepção aos alunos;
Perfil das turmas experimentais realizadas • 02 turmas para todas as regiões em 2011 (Centro Oeste e Nordeste): 104 alunos. • 70% de mulheres; • 40 anos de média etária; • Escolaridade: turma 1 (48%) com graduação; turmas 2 e 3 especialistas, (45%) e (47%) respectivamente ;turma 04 graduação 39%; especialização 32%. • Variou de 29% a 41% participantes com formação na área de assistência social (mais de 2/3 atuam nessa área)
Conteúdo programático cursos experimentais 1º dia - Atividades -8h30- Apresentação do Curso Apresentação do Plano BSM: objetivos, principais ações -Aula expositiva: Demanda de informações no Ciclo de Políticas e Programas. -10h45-Aula expositiva: Sistema Estatístico Nacional, principais, pesquisas e fontes de dados; Diagnósticos de contexto socioeconômico: estrutura e indicadores. -14h00- Aula prática: Elaborando diagnóstico socioeconômico para estados e municípios com base no Censo Demográfico, PNAD, Pesquisas Econômicas do IBGE -15h30 Aula prática: elaborando diagnóstico socioeconômico para estados e municípios com base no Censo Demográfico, PNAD, Pesquisas Econômicas do IBGE – ferramentas informacionais
2º dia - Atividades • 8h30 Aula expositiva: Ciclo de Gestão da Informação: dos dados aos Indicadores - Conceitos básicos sobre indicadores • Principais Indicadores Sociais e de Pobreza • Identificação dos Públicos-alvo do Plano BSM • 10h45 Aula expositiva: Cadastro Único de Programas Sociais: objetivo, histórico, aplicações, produtos e principais variáveis • Índice de Desenvolvimento da Família • 14h00 Aula prática: Dimensionando e caracterizando públicos alvo do Plano BSM com base no CadÚnico– ferramenta: TabCAD • 15h30 Aula prática: Dimensionando e caracterizando públicosalvo do Plano BSM com TabCad
3º dia Atividades 8h30- Aula expositiva - Indicadores de Infraestrutura de Serviços, Recursos Humanos e Capacidade de Gestão. A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) e a Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (ESTADIC). Tipologia de Capacidade de Gestão em Assistência Social. 10h45 - Aula expositiva: Censo SUAS: objetivo, histórico, usos e principais variáveis. 14h00 Aula prática: Levantando e caracterizando a infraestrutura de oferta e atendimento das ações do Plano BSM com base no Censo SUAS e Matriz de Informações Sociais – ferramentas Tab. 15h30 Aula prática: Levantando e caracterizando a infraestrutura de oferta e atendimento das ações do Plano BSM com base no Censo SUAS e Matriz de Informações Sociais – ferramentas Tab SUAS e MIS.
4º dia Atividades 8h30 Aula expositiva: Conceitos básicos em Monitoramento e Avaliação; Instrumentos de Monitoramento e Avaliação no aprimoramento de programas ; Monitoramento gerencial e monitoramento analítico. 10h45 Aula expositiva: Painéis de indicadores de monitoramento: concepção, etapas e aplicações. O Painel Monib para monitoramento de ações do BSM. 14h00 Aula prática : Usando painel de indicadores de monitoramento para ações do BSM – ferramentas MIS e Monib. 15h30 Aula prática Usando painel de indicadores de monitoramento para ações do BSM – ferramentas MIS e Monib. 5º dia Atividades 8h30 Aula expositiva: Pesquisas de Avaliação: tipologias e técnicas de Levantamento; Etapas de especificação: do problema, instrumento, campo à disseminação dos resultados. 10h45 Aula expositiva: Principais pesquisas de avaliação do MDS e para Plano BSM: objetivos, características e resultados. 14h00 Aula prática Acesso aos sumários executivos e bases de microdados das pesquisas Acesso ao portal de publicações do MDS 15h30 Atividade de grupo em sala de aula
Proposta 2013/2014: Estratégia SAGI Instituições de Ensino Superior Em fase de Contratação de Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, para executar o Ciclo de Capacitação em Conceitos e Técnicas para Elaboração de Diagnósticos, Monitoramento e Avaliação de Programas e Ações do MDS, no âmbito do Plano Brasil sem Miséria.
CURSO 01 - Construção e análise de indicadores para diagnósticos, 32 horas em 4 dias Ementa: 1 – Perfil da extrema pobreza no Brasil. Plano Brasil Sem Miséria: objetivos, público-alvo, eixos e principais ações; 2 – O ciclo de políticas públicas e programas sociais: uso de indicadores sociais e econômicos e pesquisas de avaliação; 3 – Caracterização do Diagnóstico Social no âmbito do BSM: contexto socioeconômico (demanda e potencialidades), capacidade de gestão e oferta de serviços; identificação de públicos-alvo, interação teórica e exemplos práticos a partir de fontes e aplicativos selecionados, especialmente o Data Social; 4 – Análise e uso de fontes de dados para elaboração de diagnósticos.Fontes de dados: Censo Demográfico, Cadastro Único de Programas Sociais, PNAD, Censo SUAS, Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), Munic – Assistência Social, Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Censo Escolar, DataSUS; DataSocial; 5 – Troca de experiências sobre a construção de diagnósticos nos estados e municípios.
CURSO 02 - Conceitos e instrumentos para monitoramento de programas 32 horas, em 4 dias Ementa: 1 – Monitoramento de Programas: conceitos, instrumentos, características, aplicações, polissemia, objetivos, tipos e institucionalidade no Brasil. O uso dos indicadores no ciclo de políticas públicas e programas sociais; 2 – Indicadores sociais: conceito, propriedades, construção dos indicadores, classificação, atributos, formatos. Sistema de indicadores sociais: conceito e metodologia de construção; 3 – Instrumentos de Monitoramento no aprimoramento de programas: Modelo Lógico. Monitoramento gerencial e Monitoramento analítico; 4 – Sistemas e Painéis de Monitoramento: construção e análise a partir de fontes de dados, quais sejam: Censo Demográfico, Cadastro Único de Programas Sociais, Munic, Munic AS, aplicativos MDS; 5 – Monitoramento das ações do BSM: estrutura, fontes de dados, indicadores, painel de monitoramento do Plano BSM ( MONIB).
Curso 3 - Conceitos e instrumentos para avaliação de programas, 24 horas em 3 dias Ementa: 1 – Avaliação de Programas: histórico, conceitos, focos, tipologias, sua institucionalização no Brasil e MDS; 2 – Métodos e técnicas – qualitativas, quantitativas– de pesquisa social aplicados à avaliação de programas; 3 – Etapas de especificação de um estudo avaliativo: problema, amostra, instrumentos e realização do trabalho de campo. Análise de dados e relatório. Disseminação dos resultados para o aprimoramento da gestão de programas sociais; 4 – Pesquisas de avaliação já realizadas e em execução do BSM e MDS: aspectos técnicos e principais resultados.
Público Cursos 1 e 2 - têm por público potencial os 8.430 gestores e/ou técnicos de nível superior, estatutários ou comissionados, das secretarias de assistência social, ou congêneres, dos estados, das capitais e do Distrito Federal, inclusive os servidores lotados nos CRAS e CREAS. Curso 3 têm por público potencial os 3.550 gestores e/ou técnicos de nível superior, estatutários ou comissionados, das secretarias de assistência social, ou congêneres, dos estados e do Distrito Federal, inclusive os servidores lotados nos CRAS e CREAS.
Obrigado! SAGI/MDSpaulo.jannuzzi@mds.gov.brpaula.montagner@mds.gov.brana.oliveira@mds.gov.br