290 likes | 397 Views
Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida 1928-2012 84 Anos de Fundação. FUNDADORES DA CIFA. Luis Narciso Place nasceu no dia 31/01/1873 em Bellevaux /Sabóia/França . Veio para o Brasil em 1899 . Destaca-se da sua vida e missão :
E N D
Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida 1928-2012 84 Anos de Fundação
Luis Narciso Placenasceu no dia 31/01/1873 em Bellevaux/Sabóia/França. • Veio para o Brasil em 1899. • Destaca-se da sua vida e missão: • Reitor do 1º Seminário da Arquidiocese; • Organizou e Coordenou o Grupo de Intelectuais em Porto Alegre – garantir a fé católica diante das idéias positivistas; • Fundação da Ordem Franciscana Secular em Porto Alegre. Frei Pacífico
Organização do7º Centenário da morte de São Francisco; • Fundador da CIFA; • Vigário em Vacaria; • Fundação doLeprosário de Itapuã-onde trabalhou durante os últimos 13 anos de sua vida: “Quero terminar minha vida onde São Francisco começou a sua”(Frei Pacífico); • Morreu em 24/02/1957. Frei Pacífico
Morena de Azevedo e Souza nasceu em 27/10/1891, em Santa Cruz do Sul - RS Madre Clara Filha de Vasco de Azevedo e SouzaeFlorinda Machado de Azevedo e Souza
Morena (M.Clara) ingressa na Ordem Franciscana Secular – OFS.
Madre Clara conheceu Frei Pacífico como Capelão do Colégio Sévigné e escolheu-o como seu diretor espiritual. • Com ele, atuou nas festividades do 7º centenário da morte de São Francisco. • Após a celebração do centenário, Morena falou-lhe a respeito de seu sonho. Frei Pacífico concordou e buscou apoio na Igreja particular de Porto Alegre (Dom João Becker). • Fundaram a 1ª Fraternidade da Ordem Franciscana Secular – OFS – gaúcha em língua portuguesa. A Fraternidade ainda existe na Paróquia Santo Antônio do Partenon.
Morena dialoga com Frei Pacífico e revela o seu ideal: “Uma Congregação nacional com espírito franciscano”
Sonho de Madre Clara: mulher marcada pelo dom da sensibilidade cultural, por isso teve especial atenção “à índole brasileira”. Fundar uma Congregação Brasileira: “Tornar a Vida Religiosa ao alcance da mocidade brasileira, acessível à índole das moças brasileiras, desejosas de se consagrarem totalmente a Deus”. Foi mulher de sensibilidade humana e social. “atender aos mais abandonados, aqueles que não são recebidos nas escolas, nem nos orfanatos: os surdos, mudos,cegos, doentes, rejeitados em toda a parte...”“atender os não atendidos”
No dia 24 de junho de 1928 surge a Congregação Religiosa. Houve missa logo pela manhã: Dom João Becker, deixou a eucaristia na casa das Irmãs dizendo: “ Deixo Nosso Senhor entregue às Senhoras ”. “Divino hóspede”!
Nome e Identidade Irmãs Franciscanas” - assume a Espiritualidade Franciscana e a Regra da Terceira Ordem Regular de São Francisco; “Nossa Senhora Aparecida”porque nascida no Brasil, tem Maria como Mãe, Padroeira e Modelo, que se inculturou na realidade de seu povo.
Betânia Sendo Martas - Marias Fundamentação Seguir Jesus Cristo e seu Evangelho, o Cristo pobre, humilde e Crucificado De Radicalidade e de acordo com a Espiritualidade Franciscana Pobreza, Simplicidade Acessibilidade
Fundamentação Seguir Jesus Cristo e seu evangelho, o Cristo pobre, humilde e crucificado
Forma de vida x Missão Eclesial “Atender as pessoas e classes mais abandonadas, os que não têm lugar nem vez na sociedade” “Votos Religiosos, vivendo em fraternidade oração e penitência”
Sendo Martas-Marias Betânias
A vida em Betânia Centro inspirador - Evangelho de Lucas 10, 38-42, onde Jesus ensina um modo de ser e de agir, voltado para o ‘único necessário’. “Outrora Jesus descansava em Betânia, na casa de Marta e Maria” Nossos fundadores batizaram nossas casas de “Betânias”, aí Nosso Senhor deve descansar entre as Martas-Marias.
Betânia em Missão Madre Clara sempre foi muito aberta aos apelos da igreja, buscando “uma inserção sempre renovada”. Alicerçada no Carisma, a Congregação faz sua opção fundamental: “assume como lugar social as classes mais abandonadas, excluídas, marginalizadas” e reassume com a Igreja a “evangélica opção preferencial pelos pobres, participando da transformação libertadora do povo...comprometendo-se com o anúncio do Reino pelo serviço, pela palavra, sobretudo pelo testemunho de vida”.
O seguimento discipular de Cristo, “ sem lugar e sem vez”, conduz as Irmãs à missão de servir aos pobres, aos abandonados
Viver a radicalidadede acordo com a Espiritualidade Franciscana • Pobreza • Simplicidade • Acessibilidade
Necessidade:Situação de excluídos na sociedade.“sem vez e sem voz”
ESPÍRITO Espiritualidade Cristã Espiritualidade Franciscana “Deixar-se guiar pelo Espírito do Senhor e seu santo modo de operar”.
Características Franciscanas Vida Apostólica Contemplação Minoridade Fraternidade Evangelho
Características da Espiritualidade da CIFA • Vida em Betânia • Marta x Maria • Divino Hóspede • Caridade ‘VirtudeRainha’ • Betânia ‘Vida em Missão’
“Unidas sob o manto da querida Mãe, prometemos-lhe, honrar-lhe o nome de ‘Aparecida’. Aparecidas na humildade, na caridade, na pobreza e na obediência. Apareçamos onde não transita muita gente, lá no porão, onde ninguém se acotovela. Desapareçamos das fachadas, onde já há bastante gente”! (M. Clara)
“Eles fizeram sua parte, que o senhor nos ensine a fazer a nossa”.Paz e Bem!
Nossos corações alegres proclamam, hinos de glória e de gratidão, pois com ardor a jovem morena, pelo Carisma Franciscano se encantou, aberta a Deus disponível e serena, com as companheiras inicia a Congregação. :/Madre Clara seu ideal, queremos continuar e unidas muitos anos de graça proclamar/: