1 / 79

Brasília, 22 de março de 2009

INTRODUÇÃO Com: Quem crê no Senhor e pratica seus ensinamentos vive na luz. Quando os obstáculos e cruzes de nossa caminhada nos desanimam, Cristo sempre aparece como luz em nossa vida e renova nossa fé. Confiantes em Deus, fiquemos de pé e cantemos. SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

monita
Download Presentation

Brasília, 22 de março de 2009

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INTRODUÇÃO Com: Quem crê no Senhor e pratica seus ensinamentos vive na luz. Quando os obstáculos e cruzes de nossa caminhada nos desanimam, Cristo sempre aparece como luz em nossa vida e renova nossa fé. Confiantes em Deus, fiquemos de pé e cantemos. SÃO FRANCISCO DE ASSIS Brasília, 22 de março de 2009 QUARTO DOMINGO DA QUARESMA

  2. CANTO DE ENTRADA Hino da Campanha da Fraternidade 2009 Ó POVO MEU, CHEGOU A MIM O TEU LAMENTO, CONHEÇO O MEDO E A INSEGURANÇA EM QUE ESTÁS. EU VENHO A TI, SOU TUA FORÇA E TEU ALENTO. VOU TE MOSTRAR CAMINHO NOVO PARA A PAZ REFR.: ONDE PÕES TUA CONFIANÇA? SEGURANÇA, QUEM TE TRAZ? É O AMOR QUE TUDO ALCANÇA; SÓ A JUSTIÇA GERA A PAZ!

  3. CANTO DE ENTRADA Hino da Campanha da Fraternidade 2009 (cont.) QUANDO O DIREITO HABITAR A TUA CASA, QUANDO A JUSTIÇA SE SENTAR À TUA MESA, A SEGURANÇA HÁ DE BRINCAR EM TUAS PRAÇAS; ENFIM , A PAZ DEMONSTRARÁ SUA BELEZA REFR.: ONDE PÕES TUA CONFIANÇA? SEGURANÇA, QUEM TE TRAZ? É O AMOR QUE TUDO ALCANÇA; SÓ A JUSTIÇA GERA A PAZ!

  4. CANTO DE ENTRADA Hino da Campanha da Fraternidade 2009 (cont.) A SEGURANÇA É VIDA PLENA PARA TODOS: TRABALHO DIGNO, MORADIA, EDUCAÇÃO; É TER SAÚDE E OS DIREITOS RESPEITADOS; É CONSTRUIR FRATERNIDADE, É SER IRMÃO. REFR.: ONDE PÕES TUA CONFIANÇA? SEGURANÇA, QUEM TE TRAZ? É O AMOR QUE TUDO ALCANÇA; SÓ A JUSTIÇA GERA A PAZ!

  5. CANTO DE ENTRADA Hino da Campanha da Fraternidade 2009 (cont.) É VÃO PUNIR SEM SUPERAR DESIGUALDADES; É ILUSÃO SÓ EXIGIR SEM ANTES DAR. SÓ NA JUSTIÇA ENCONTRARÁS TRANQUILIDADE; NÃO-VIOLÊNCIA É O JEITO NOVO DE LUTAR. REFR.: ONDE PÕES TUA CONFIANÇA? SEGURANÇA, QUEM TE TRAZ? É O AMOR QUE TUDO ALCANÇA; SÓ A JUSTIÇA GERA A PAZ!

  6. CANTO DE ENTRADA Hino da Campanha da Fraternidade 2009 (cont.) É COMO TEIA DE ARANHA, A SEGURANÇA DE QUEM CONFIA SÓ NAS ARMAS, NO PODER. NÃO É VIOLÊNCIA, NÃO SÃO GRADES OU VINGANÇA QUE IRÃO FAZER PAZ E JUSTIÇA FLORESCER. REFR.: ONDE PÕES TUA CONFIANÇA? SEGURANÇA, QUEM TE TRAZ? É O AMOR QUE TUDO ALCANÇA; SÓ A JUSTIÇA GERA A PAZ!

  7. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE P.:Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. A.: AMÉM. P.:Queridas crianças e todos aqui presentes, que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam sempre convosco. A.: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.

  8. ATO PENITENCIAL P.:Irmãos e irmãs, às vezes fracassamos em nossa missão de irradiar a luz de Cristo a todas as pessoas. Pelas nossas fraquezas, incertezas e comodismos, cantemos, pedindo perdão. (Pausa).

  9. CANTO PENITENCIAL NO TEU SANTUÁRIO, SENHOR, VENHO TE PEDIR PERDÃO PELOS PECADOS QUE UM DIA EU COMETI POR PENSAMENTOS E PALAVRAS, ATOS E OMISSÕES PERDÃO, SENHOR JESUS, PERDÃO! (2X) DIANTE DO TEU ALTAR, DIANTE DA TUA CRUZ! VENHO PEDIR PERDÃO, SENHOR JESUS! (2X)

  10. ORAÇÃO DO DIA P.: OREMOS (Pausa). Mostra-nos ó Pai, o caminho a seguir, para que nunca nos afastemos de ti, e assim possamos chegar à tua casa que é o céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, na unidade do Espírito Santo. A.: AMÉM.

  11. LITURGIA DA PALAVRA Com.: A quem queremos seguir? Essa é a pergunta que motiva nossa reflexão sobre as leiturasde hoje. Cristo se apresenta como a luz. Quem segue a luz é seguidor de Cristo, e quem não o segue anda nas trevas. Ouçamos com atenção.

  12. 1ª LEITURA (2Cr 36, 14-16. 19-23) Leitura do Segundo Livro das Crônicas. Naqueles dias, 14 Todos os chefes dos sacerdotes e o povo multiplicaram suas infidelidades, imitando as práticas abomináveis das nações pagãs, e profanaram o templo que o Senhor tinha santificado em Jerusalém. 15 Ora, o Senhor Deus de seus pais dirigia-lhes freqüentemente a palavra

  13. 1ª LEITURA (2Cr 36, 14-16. 19-23) por meio de seus mensageiros, admoestando-os com solicitude todos os dias, porque tinha compaixão do seu povo e da sua própria casa. 16 Mas eles zombavam dos enviados de Deus, desprezavam as suas palavras, até que o furor do Senhor se levantou contra o seu povo e não houve mais remédio.

  14. 1ª LEITURA (2Cr 36, 14-16. 19-23) 19 Os inimigos incendiaram a casa de Deus e deitaram abaixo os muros de Jerusalém, atearam fogo a todas as construções fortificadas e destruíram tudo o que havia de precioso. 20 Nabucodonosor levou cativos, para a Babilônia, todos os que escaparam à espada, e eles tornaram-se escravos do rei e de seus filhos, até que o império passou para o rei dos persas.

  15. 1ª LEITURA (2Cr 36, 14-16. 19-23) 21 Assim se cumpriu a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias: “Até que a terra tenha desfrutado de seus sábados, ela repousará durante todos os dias da desolação, até que se completem setenta anos”.

  16. 1ª LEITURA (2Cr 36, 14-16. 19-23) 22 No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação:

  17. 1ª LEITURA (2Cr 36, 14-16. 19-23) 23 “Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do céu, deu-me todos os reinos da terra, e encarregou-me de lhe construir um templo em Jerusalém, que está no país de Judá. Quem dentre vós todos pertence ao seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho”. Palavra do Senhor. A.: GRAÇAS A DEUS.

  18. QUE SE PRENDA A MINHA LÍNGUA AO CÉU DA BOCA / SE DE TI, JERUSALÉM, EU ME ESQUECER! / Junto aos rios da Babilônia / nos sentávamos chorando / com saudade de Sião. Nos salgueiros por ali / penduramos nossas harpas. / – Ref. SALMO RESPONSORIAL (SALMO 136/ 137)

  19. QUE SE PRENDA A MINHA LÍNGUA AO CÉU DA BOCA / SE DE TI, JERUSALÉM, EU ME ESQUECER! / Pois foi lá que os opressores / nos pediram nossos cânticos; / nossos guardas exigiam / alegria na tristeza: / “Cantai hoje para nós / algum canto de Sião!” /– Ref. SALMO RESPONSORIAL (SALMO 136/ 137)

  20. QUE SE PRENDA A MINHA LÍNGUA AO CÉU DA BOCA / SE DE TI, JERUSALÉM, EU ME ESQUECER! / Como havemos de cantar / os cantares do Senhor / numa terra estrangeira? / Se de ti, Jerusalém, / algum dia eu me esquecer, / que resseque a minha mão / – Ref. SALMO RESPONSORIAL (SALMO 136/ 137)

  21. QUE SE PRENDA A MINHA LÍNGUA AO CÉU DA BOCA / SE DE TI, JERUSALÉM, EU ME ESQUECER! / Que se cole a minha língua / e se prenda ao céu da boca, / se de ti não me lembrar! / Se não for Jerusalém / minha grande alegria! / – Ref. SALMO RESPONSORIAL (SALMO 136/ 137)

  22. 2ª LEITURA(Ef 2, 4-10) Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios. Irmãos: 4 Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, 5 quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo. É por graça que vós sois salvos!

  23. 2ª LEITURA(Ef 2, 4-10) 6 Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar nos céus, em virtude de nossa união com Jesus Cristo. 7 Assim, pela bondade que nos demonstrou em Jesus Cristo, Deus quis mostrar, através dos séculos futuros, a incomparável riqueza da sua graça. 8 Com efeito, é pela graça que sois salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós; é dom de Deus!

  24. 2ª LEITURA(Ef 2, 4-10) 9 Não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. 10 Pois é ele quem nos fez; nós fomos criados em Jesus Cristo para as obras boas, que Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. Palavra do Senhor. A.: GRAÇAS A DEUS.

  25. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO EU VIM PARA ESCUTAR TUA PALAVRA, TUA PALAVRA, TUA PALAVRA DE AMOR EU GOSTO DE ESCUTAR TUA PALAVRA, TUA PALAVRA, TUA PALAVRA DE AMOR EU QUERO ENTENDER MELHOR TUA PALAVRA, TUA PALAVRA, TUA PALAVRA DE AMOR O MUNDO AINDA VAI VIVER TUA PALAVRA, TUA PALAVRA, TUA PALAVRA DE AMOR

  26. P.:O Senhor esteja convosco. A.:ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.:Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João.(Jo, 3, 14,21) A.:GLÓRIA A VÓS, SENHOR! PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

  27. Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 14 Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16 Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas, tenha a vida eterna.

  28. 17 De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18 Quem nele crê, não é condenado, mas, quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más.

  29. 20 Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21 Mas, quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus. P.: PALAVRA DA SALVAÇÃO. A.: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!

  30. HOMILIA

  31. PROFISSÃO DE FÉ CREIO em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. AMÉM.

  32. ORAÇÃO UNIVERSAL P.: Elevemos a Deus, com humildade e confiança, os nossos pedidos. A.: SENHOR, ESCUTA A NOSSA PRECE!

  33. Para que sejamos luzes na vida dos irmãos e irmãs. A.: SENHOR, ESCUTA A NOSSA PRECE!

  34. Para que andemos sempre no caminho da luz. A.: SENHOR, ESCUTA A NOSSA PRECE!

  35. Para que nosso testemunho de vida nos comprometa no seguimento de Jesus, rezemos. A.: SENHOR, ESCUTA A NOSSA PRECE!

  36. P.: Senhor nosso Deus, ouvi as orações dos Vossos servos e concedei que caminhemos com alegria para as festas pascais que se aproximam. Por Cristo nosso Senhor. A.: AMÉM.

  37. Liturgia Eucarística

  38. Com.: Ofertemos, diante da mesa da partilha e da comunhão, junto com o pão e o vinho, as nossas alegrias e sofrimentos.

  39. CANTO DE OFERTAS VENHO SENHOR MINHA VIDA OFERECER COMO OFERTA DE AMOR E SACRIFÍCIO QUERO MINHA VIDA A TI ENTREGAR COMO OFERTA VIVA EM TEU ALTAR POIS PRA TE ADORAR FOI QUE EU NASCI CUMPRE EM MIM O TEU QUERER FAÇA O QUE ESTÁ EM TEU CORAÇÃO E QUE A CADA DIA EU QUEIRA MAIS E MAIS ESTAR AO TEU LADO SENHOR.

  40. OFERTÓRIO P.:Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso A.: RECEBA, Ó SENHOR, POR TUAS MÃOS, ESTE SACRIFÍCIO, PARA A GLÓRIA DO SEU NOME, PARA O NOSSO BEM E DE TODA A SANTA IGREJA.

  41. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS P.: Ó Deus, aceita as nossas pequenas ofertas. Aceita também os nossos corações arrependidos e concede-nos sempre a tua proteção. Por Cristo, nosso Senhor. A: AMÉM.

  42. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III Prefácio da Quaresma I – Sentido espiritual da Quaresma P.:O Senhor esteja convosco. A.: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.:Corações ao alto! A.: O NOSSO CORAÇÃO ESTÁ EM DEUS. P.:Demos graças ao Senhor, nosso Deus! A.: É NOSSO DEVER E NOSSA SALVAÇÃO!

  43. P.: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Vós concedeis aos cristãos esperar com alegria, cada ano, a festa da Páscoa. De coração purificado, entregues à oração e à prática do amor fraterno, preparamo-nos para celebrar os mistérios pascais, que nos deram vida nova e nos tornaram filhas e filhos vossos. Por essa razão, agora e sempre, nós nos unimos aos anjos e a todos os santos, cantando (dizendo) a uma só voz:

  44. SANTO SANTO, SANTO É. SANTO, SANTO É DEUS DO UNIVERSO, ÓH, SENHOR JAVÉ.(2X) O CÉU E A TERRA VOS PROCLAMAM GLORIOSO. HOSANA, HOSANA NAS ALTURAS. BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR. HOSANA, HOSANA NAS ALTURAS. HOSANA, HOSANA AO REI.

  45. P.: Naverdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso filho e Senhor nosso. A.: SANTIFICAI NOSSA OFERENDA, Ó SENHOR!

  46. P.: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, Ele tomou o pão, deu graças e o partiu e deu a Seus discípulos, dizendo: “TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO,QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS”. Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele tomou o cálice em Suas mãos, deu graças novamente, e o deu a Seus discípulos, dizendo:

  47. “TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALlANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM”.

  48. Eis o mistério da fé! A.: TODAS AS VEZES QUE COMEMOS DESTE PÃO E BEBEMOS DESTE CÁLICE, ANUNCIAMOS, SENHOR, A VOSSA MORTE, ENQUANTO ESPERAMOS VOSSA VINDA!

  49. P.: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho,nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir. A.: RECEBEI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA!

  50. P.: E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e do Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo. A.: FAZEI DE NÓS UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO!

More Related